Nome do Projeto
Iniciação Científica em Geometria
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 01/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Projetos de iniciação científica em Matemática visam promover a cultura científica e tecnológica de estudantes de graduação, bem como desenvolver a curiosidade por questões científicas. A principal proposta deste projeto é fazer um estudo introdutório de Geometrias não Euclidianas. Mais especificamente, abordar tópicos da Geometria Esférica e da Geometria Diferencial. Com isso, os alunos participantes terão alguma ideia do que se trabalha na área de Geometria. É importante destacar que a área de Geometria Diferencial é o estudo de variedades utilizando ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral. Começaremos por estudar os pré requisitos e assuntos que não são abordados nos cursos de graduação, como por exemplo, superfícies, geodésicas, curvatura e também consequências matemáticas desta teoria. A importância do estudo da Geometria Esférica se faz muito necessário atualmente em função da disseminação de ideias terra- planistas. Estudar a esfera em seu aspecto global traz o discernimento das diferenças quando olhamos a esfera de forma local e para o todo. Como a entrada dos alunos do curso de Matemática é de forma contínua necessitamos, todo ano, divulgar a geometria diferencial e investir na formação de recursos humanos.
Objetivo Geral
Neste projeto de pesquisa pretende-se: - Iniciar os alunos envolvidos à pesquisa na área da Matemática Pura, especificamente na área de Geometria; - Introduzir conceitos matemáticos mais gerais, não trabalhados no curso de graduação; - Desenvolver o Raciocínio Lógico-Matemático; - Propiciar aos alunos envolvidos uma maior familiaridade com apresentações em público; - Promover a exposição de resultados estudados; - Incentivar os alunos para que participem de eventos na área.
Justificativa
A necessidade de projetos de Iniciação Científica continuam relevantes para a formação de recursos humanos. Os assuntos que serão abordados no presente projeto, não são obrigatórios em um curso de Licenciatura em Matemática, justiçando assim o estudo no mesmo.
Metodologia
De modo geral, o estudo irá se constituir de reuniões técnicas semanais com a equipe, nos quais serão discutidos os aspectos fundamentais da teoria estudada pelos alunos participantes e eventuais exercícios da bibliografia além da leitura de fragmentos de outros textos relevantes. Também serão ministrados seminários, cuja a apresentação será de forma alternada com os alunos de iniciação científica do projeto, a fim de expor os tópicos mais importantes e relevantes do estudo.
Indicadores, Metas e Resultados
Será considerado satisfatório se os alunos participantes, trouxerem suas dúvidas de forma semanal, se apresentarem nos seminários e em eventos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE | |||
BRUNA VINHOLES LOPES | |||
CARLA GIOVANA GONCALVES MALGUEIRO | |||
DANIELE PEREIRA FERREIRA | |||
EDINEIA ALVES GARCIA | |||
EDUARDO DE MATOS PEREIRA | |||
FELIPE MATHEUS MENDES BARBOSA | |||
GIOVANNI DA SILVA NUNES | 4 | ||
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | 6 | ||
MARILIA KASTER PORTELINHA | |||
MELISSA DE LIMA BACH |