Nome do Projeto
Iniciação Científica em Geometria
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 01/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Projetos de iniciação científica em Matemática visam promover a cultura científica e tecnológica de estudantes de graduação, bem como desenvolver a curiosidade por questões científicas. A principal proposta deste projeto é fazer um estudo introdutório de Geometrias não Euclidianas. Mais especificamente, abordar tópicos da Geometria Esférica e da Geometria Diferencial. Com isso, os alunos participantes terão alguma ideia do que se trabalha na área de Geometria. É importante destacar que a área de Geometria Diferencial é o estudo de variedades utilizando ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral. Começaremos por estudar os pré requisitos e assuntos que não são abordados nos cursos de graduação, como por exemplo, superfícies, geodésicas, curvatura e também consequências matemáticas desta teoria. A importância do estudo da Geometria Esférica se faz muito necessário atualmente em função da disseminação de ideias terra- planistas. Estudar a esfera em seu aspecto global traz o discernimento das diferenças quando olhamos a esfera de forma local e para o todo. Como a entrada dos alunos do curso de Matemática é de forma contínua necessitamos, todo ano, divulgar a geometria diferencial e investir na formação de recursos humanos.

Objetivo Geral

Neste projeto de pesquisa pretende-se: - Iniciar os alunos envolvidos à pesquisa na área da Matemática Pura, especificamente na área de Geometria; - Introduzir conceitos matemáticos mais gerais, não trabalhados no curso de graduação; - Desenvolver o Raciocínio Lógico-Matemático; - Propiciar aos alunos envolvidos uma maior familiaridade com apresentações em público; - Promover a exposição de resultados estudados; - Incentivar os alunos para que participem de eventos na área.

Justificativa

A necessidade de projetos de Iniciação Científica continuam relevantes para a formação de recursos humanos. Os assuntos que serão abordados no presente projeto, não são obrigatórios em um curso de Licenciatura em Matemática, justiçando assim o estudo no mesmo.

Metodologia

De modo geral, o estudo irá se constituir de reuniões técnicas semanais com a equipe, nos quais serão discutidos os aspectos fundamentais da teoria estudada pelos alunos participantes e eventuais exercícios da bibliografia além da leitura de fragmentos de outros textos relevantes. Também serão ministrados seminários, cuja a apresentação será de forma alternada com os alunos de iniciação científica do projeto, a fim de expor os tópicos mais importantes e relevantes do estudo.

Indicadores, Metas e Resultados

Será considerado satisfatório se os alunos participantes, trouxerem suas dúvidas de forma semanal, se apresentarem nos seminários e em eventos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE
BRUNA VINHOLES LOPES
CARLA GIOVANA GONCALVES MALGUEIRO
DANIELE PEREIRA FERREIRA
EDINEIA ALVES GARCIA
EDUARDO DE MATOS PEREIRA
FELIPE MATHEUS MENDES BARBOSA
GIOVANNI DA SILVA NUNES4
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER6
MARILIA KASTER PORTELINHA
MELISSA DE LIMA BACH

Página gerada em 19/04/2024 04:19:05 (consulta levou 0.153803s)