Nome do Projeto
Módulos Educacionais em Atenção Primária à Saúde II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Programa é composto pelos módulos de "Situações Clinicas Comuns na Atenção Primária à Saúde", "Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde", "Abordagem dos problemas respiratórios no adulto mais comuns na Atenção Básica" e "Situações Clinicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II" todos com 45h/a e inteiramente a distância. A realização dos módulos incentiva a autoaprendizagem através da resolução de casos clínicos interativos e utilização de ferramentas interativas (escores, tabelas, escalas e calculadoras), subsidiando os profissionais para compreensão da complexidade da Atenção Primária à Saúde, particularmente dos situações clínicas mais comuns, contribuindo na melhoria da qualidade da atenção. O público alvo é constituído por médicos, enfermeiros e dentistas. A avaliação formativa é realizada através de pré-testes vinculados aos casos clínicos interativos. A avaliação somativa, com finalidade de certificação, requer a conclusão de 70% dos casos clínicos e do pós-teste com pelo menos 70% de acerto.

Objetivo Geral

Elaborar módulo educacional para curso de autoaprendizagem a distância para os profissionais de saúde.

Ofertar módulos de autoaprendizagem através de educação a distância visando atender às necessidades de capacitação e educação permanente de médicos, enfermeiros e dentistas da Atenção Primária Saúde quanto à:
Situações Clínicas Comuns em APS (módulos I e II)
Situações Odontológicas Comuns em APS
Abordagens de Problemas Respiratórios dos Adultos

Justificativa

Atenção Primária é a porta preferencial de entrada no Sistema Único de Saúde e se propõe a resolver a maior parte da demanda de saúde da população. Entretanto, limitações na qualidade da Atenção prejudicam a capacidade resolutiva. Sendo assim, faz-se necessário a estruturação de um programa nacional de formação e educação permanente em Atenção Primária à Saúde. O programa será oferecido em todo território nacional, para milhares de profissionais, através de educação a distância. A ação será executada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do SUS - UNASUS (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. As atividades educacionais do curso permitirão que os profissionais interessados em atenção primária em todo país possam aprofundar os conhecimentos necessários para o bom desempenho das suas funções, contribuindo, assim, para a garantia de qualidade da atenção a saúde prestada à população. O curso será um instrumento de educação permanente para os profissionais de saúde e permite que o aluno tenha acesso à ferramenta no momento que lhe for mais conveniente, sem ter que interromper suas atividades profissionais. A educação permanente é essencial para expandir os conhecimentos destes profissionais em domínios específicos, mas com grande aplicabilidade na sua prática diária. O curso possibilita que os profissionais ampliem seus conhecimentos e desenvolvam o raciocínio clínico, qualificando sua prática clínica no cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Para isso, a metodologia utiliza uma interface simples, dinâmica, intuitiva e apresenta casos clínicos interativos em diferentes grupos populacionais. Também são disponibilizados materiais de apoio como vídeo-aulas, calculadoras médicas, escalas, referências bibliográficas e materiais para orientação dos usuários.

Metodologia

- Produção de material instrucional, multimídia interativo, compatível com as seguintes tecnologias e padrões: SAML 2.0 e SCORM, e validação de acordo com as diretrizes da UNA-SUS; Cessão de direitos autorais à UNA-SUS e UFPel - Publicação do material em repositório institucional de acesso aberto como a Plataforma Kurt Kloetzel (UFPel) e a Plataforma de Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) (UNA-SUS); - Oferta do curso em ambiente virtual de aprendizagem mantido pela UFPel com certificação via UNA-SUS. Público alvo - Profissionais de saúde integrantes de equipes de atenção básica, saúde bucal e atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde. A avaliação formativa é realizada através de pré-testes vinculados aos casos clínicos interativos. A avaliação somativa, com finalidade de certificação, requer a conclusão de 70% dos casos clínicos e do pós-teste com pelo menos 70% de acerto.

Indicadores, Metas e Resultados

Capacitar 500 profissionais no módulo de autoaprendizagem "Situações Clínicas Comuns em APS" por ano
Capacitar 500 profissionais no módulo de autoaprendizagem "Situações Odontológicas Comuns em APS" por ano
Elaborar o módulo "Abordagens de Problemas Respiratórios dos Adultos"
Capacitar 2500 profissionais no ano de 2017 e 500 profissionais no ano de 2018 no módulo de autoaprendizagem "Abordagens de Problemas Respiratórios dos Adultos"por ano
Elaborar o módulo "Situações Clínicas Comuns em APS II"
Capacitar 500 profissionais no módulo de autoaprendizagem "Situações Clínicas Comuns em APS II"no ano de 2018

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDER OSORIO
ANACLAUDIA GASTAL FASSA5
CARLOS EDUARDO ROCHEDO DA SILVA
DEISI CARDOSO SOARES4
EVERTON JOSE FANTINEL4
GABRIEL DE ROSSO MENEZES
KARLA PEREIRA MACHADO
LOURIELE SOARES WACHS
LUCIANA DE REZENDE PINTO1
LUIZ AUGUSTO FACCHINI
MARIA LAURA VIDAL CARRETT3
MARIANGELA UHLMANN SOARES
MARIANGELA UHLMANN SOARES1
MARILIA LEAO GOETTEMS1
PÂMELA MORAES VÖLZ
ROGERIO DA SILVA LINHARES3
SAMANTA BASTOS MAAGH
SIDNEIA TESSMER CASARIN1

Página gerada em 19/04/2024 08:29:51 (consulta levou 0.216371s)