Nome do Projeto
TREINAMENTO EM DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Os estudantes (graduação e pós-graduação), apresentam notória dificuldade na leitura e preparação de textos acadêmicos, o que reflete em deficiências na interpretação de seus resultados e em sua capacidade de entender os conhecimentos gerados por esse conteúdo. Estas dificuldades estão calcadas na necessidade da utilização da norma culta da língua e no desconhecimento e algumas vezes desinteresse, em produzir gêneros acadêmicos.
OS artigos científicos, utilizam escrita diferenciada, palavras pouco utilizadas no cotidiano e assuntos técnicos complexos, apresentando características pouco atrativas para maioria dos estudantes. Porém, é evidente que o domínio da leitura, escrita e interpretação de linguagem técnico-científica, tanto em português quanto em inglês, são fundamentais nas diferentes áreas na formação e atuação profissional.
Um sistema de comunicação geral possui uma fonte, um transmissor, um receptor e um destinatário. O sinal transmitido entre o transmissor e o receptor está sujeito a ruídos (Shannon, 1948). Caribé (2015) descreve que a comunicação científica tem por objetivo de levar a informação científica a determinado grupo social. Considerando os conceitos expostos e a necessidade de reduzir o ruído gerado entre transmissor e receptor é necessário disponibilizar instrumentos para despertar a necessidade de aumentar o aproveitamento na interpretação e preparação de textos escritos.
Objetivo Geral
Aprimorar as habilidades de leitura e produção escrita acadêmica, capacitando os participantes no exercício de ler, escrever, revisar, interpretar e transmitir informações contidas em textos científicos.
Justificativa
Conforme explicitado, de um lado temos a dificuldade dos estudantes de graduação e pós-graduação para exercerem com eficiência a leitura e escrita de texto acadêmico e de outro a necessidade de uma comunicação científica cada vez mais eficaz.
Metodologia
Serão realizados encontros semanais com duração de uma hora, onde serão avaliados artigos científicos da área de reprodução animal, previamente enviado aos estudantes.
Durante o período de atividades remotas, será mantido o envio de material de estudos e as reuniões seguirão sendo realizadas através do sistema webconf.ufpel.edu.br no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/raf-cc9-w7d
Durante o período de atividades remotas, será mantido o envio de material de estudos e as reuniões seguirão sendo realizadas através do sistema webconf.ufpel.edu.br no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/raf-cc9-w7d
Indicadores, Metas e Resultados
Melhorar a eficiência do processo de leitura e escrita científica dos estudantes participantes do projeto, otimizando o processo de comunicação científica e melhorando a qualidade dos textos produzidos pelos discentes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARNALDO DINIZ VIEIRA | 1 | ||
BERNARDO GARZIERA GASPERIN | 1 | ||
BIANCA DA SILVA AMARAL | |||
CAMILA AMARAL D'AVILA | |||
CAMILA RIBEIRO CARVALHO DE BRITO | |||
FABIANE PEREIRA DE MORAES | |||
JOSE LUIZ PASSOS | |||
JOSÉ VICTOR CARDOSO BRAGA | |||
JOSÉ VICTOR VIEIRA ISOLA | |||
JÉSSICA LAZZARI | |||
LUANA PESCKE SOARES | |||
LUCAS LOURENÇO CASTIGLIONI GUIDONI | |||
LUCAS MACEDO CHAVES | |||
LUCIANO DA COSTA OLIVEIRA | |||
OLENKA ROCHA PAIVA | |||
RAFAEL GIANELLA MONDADORI | 1 | ||
THOMAZ LUCIA JUNIOR | 1 | ||
VINICIUS POUZADA LEAL |