Nome do Projeto
TREINAMENTO EM DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Os estudantes (graduação e pós-graduação), apresentam notória dificuldade na leitura e preparação de textos acadêmicos, o que reflete em deficiências na interpretação de seus resultados e em sua capacidade de entender os conhecimentos gerados por esse conteúdo. Estas dificuldades estão calcadas na necessidade da utilização da norma culta da língua e no desconhecimento e algumas vezes desinteresse, em produzir gêneros acadêmicos. OS artigos científicos, utilizam escrita diferenciada, palavras pouco utilizadas no cotidiano e assuntos técnicos complexos, apresentando características pouco atrativas para maioria dos estudantes. Porém, é evidente que o domínio da leitura, escrita e interpretação de linguagem técnico-científica, tanto em português quanto em inglês, são fundamentais nas diferentes áreas na formação e atuação profissional. Um sistema de comunicação geral possui uma fonte, um transmissor, um receptor e um destinatário. O sinal transmitido entre o transmissor e o receptor está sujeito a ruídos (Shannon, 1948). Caribé (2015) descreve que a comunicação científica tem por objetivo de levar a informação científica a determinado grupo social. Considerando os conceitos expostos e a necessidade de reduzir o ruído gerado entre transmissor e receptor é necessário disponibilizar instrumentos para despertar a necessidade de aumentar o aproveitamento na interpretação e preparação de textos escritos.

Objetivo Geral

Aprimorar as habilidades de leitura e produção escrita acadêmica, capacitando os participantes no exercício de ler, escrever, revisar, interpretar e transmitir informações contidas em textos científicos.

Justificativa

Conforme explicitado, de um lado temos a dificuldade dos estudantes de graduação e pós-graduação para exercerem com eficiência a leitura e escrita de texto acadêmico e de outro a necessidade de uma comunicação científica cada vez mais eficaz.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais com duração de uma hora, onde serão avaliados artigos científicos da área de reprodução animal, previamente enviado aos estudantes.
Durante o período de atividades remotas, será mantido o envio de material de estudos e as reuniões seguirão sendo realizadas através do sistema webconf.ufpel.edu.br no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/raf-cc9-w7d

Indicadores, Metas e Resultados

Melhorar a eficiência do processo de leitura e escrita científica dos estudantes participantes do projeto, otimizando o processo de comunicação científica e melhorando a qualidade dos textos produzidos pelos discentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARNALDO DINIZ VIEIRA1
BERNARDO GARZIERA GASPERIN1
BIANCA DA SILVA AMARAL
CAMILA AMARAL D'AVILA
CAMILA RIBEIRO CARVALHO DE BRITO
FABIANE PEREIRA DE MORAES
JOSE LUIZ PASSOS
JOSÉ VICTOR CARDOSO BRAGA
JOSÉ VICTOR VIEIRA ISOLA
JÉSSICA LAZZARI
LUANA PESCKE SOARES
LUCAS LOURENÇO CASTIGLIONI GUIDONI
LUCAS MACEDO CHAVES
LUCIANO DA COSTA OLIVEIRA
OLENKA ROCHA PAIVA
RAFAEL GIANELLA MONDADORI1
THOMAZ LUCIA JUNIOR1
VINICIUS POUZADA LEAL

Página gerada em 26/04/2024 17:31:30 (consulta levou 0.165959s)