Nome do Projeto
Projeto Ortopedia de equinos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto de ensino em ortopedia equina pretende ensinar aos alunos sobre enfermidades ortopédicas em equinos, visando a formação de um Médico Veterinário capacitado a entender a anatomia, biomecânica, fisiopatologia das enfermidades locomotoras em equinos, com intuito de criar possibilidades e novos caminhos de raciocínio, fortalecendo conceitos e criando bases sólidas para o entendimento do complexo mundo do aparelho locomotor dos equinos. Neste projeto o aluno de medicina veterinária aprenderá a realizar o exame clínico do aparelho locomotor, realizar e interpretar diagnósticos por imagem radiográfica e ultrassonográfica, com propósito de definir a melhor opção terapêutica caso a caso, através de um raciocínio lógico. Essa metodologia que será ofertada aos acadêmicos, ainda possibilitará o entendimento do prognóstico de distintas situações clínicas abordadas na ortopedia equina, desenvolvendo senso crítico e postura profissional.

Objetivo Geral

Complementar a formação profissional dos participantes em meios de diagnósticos e terapêutica, incentivando senso crítico e leitura de artigos científicos atuais, promovendo vivência prática com extensão ao mercado de trabalho.

Justificativa

A ortopedia equina é um ramo especializado da Clinica de Equinos, sendo que os distúrbios locomotores atualmente constituem cerca de 80% das patologias em cavalos atletas. Ao profissional que deseja atuar nesta área são exigidos conhecimentos multidisciplinares, no qual são imperativos os conhecimentos anatômicos desta espécie animal no que se refere à estrutura óssea, músculos, tendões, ligamentos, terminações nervosas e vascularização do sistema ortopédico. Tais conhecimentos são abordados durante os dois primeiros semestres do nosso Curso através das Disciplinas de Anatomia I e II, e constituem informações básicas essenciais para a continuidade de formação de um profissional desta área. No entanto, os conhecimentos relativos a aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos das patologias ortopédicas são ministrados somente seis (6) semestres após, através da disciplina de Clinica Médica de Grandes Animais II, oferecida durante o oitavo semestre do Curso de Medicina Veterinária. Constata-se, portanto, que a grande distância entre as etapas do Curso na qual o assunto é abordado, compromete sensivelmente o aprendizado daqueles que tem interesse por esta área do conhecimento. Neste sentido, nosso projeto de ensino, objetiva interligar os conhecimentos básicos adquiridos na primeira etapa do curso aos conhecimentos teórico-práticos da clinica ortopédica equina; e para isto proporciona a participação de acadêmicos desde a fase inicial do Curso. Observamos que estudantes que iniciam sua participação precocemente no Projeto de Ensino mostram maior facilidade de aprendizagem, raciocínio e entendimento ao chegarem à etapa final do Curso, além de um conhecimento mais profundo sobre o assunto quando comparado aos demais.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais para discussão dos casos clínicos.
Também serão realizadas oficinas práticas de dissecação anatômica, exame clínico, aplicação de métodos de diagnóstico, exames complementares e tratamento de enfermidades locomotoras, capacitando o discente na clínica de equinos.
O discente responsável terá uma participação direta em todas estas atividades, o que lhe fornecerá treinamento e eficiência em ortopedia de equinos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os estudantes poderão enriquecer seus conhecimentos na clínica, anatomia, biomecânica, fisiologia e semiologia equina, esperando-se que ele esteja apto a detectar lesões ou afecções ortopédicas que afetem o desempenho atlético do equino. Com isso, o aluno terá a oportunidade de aprofundar o conhecimento relativo a sua formação acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ BORGES SOUZA
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
CHARLES FERREIRA MARTINS4
CYNTHIA SLIVINSKIS LEMOS ZANARDO
DANIEL HENRIQUE VIEIRA CAVALCANTE
EDUARDO WACHHOLZ KASTER
EIDER BORGES SOUZA
EZEQUIEL GONÇALVES MOREIRA
FERNANDO MADRUGA BARBOSA
GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI
GUILHERME MARKUS
HELOÍSA SCHEFFER DE SOUZA
LEANDRO AMERICO RAFAEL2
LOUISE MACIEL FERNANDES
MARCO AURELIO SILVEIRA NUNES FILHO
MARINA COELHO DE MELLO
NATÃ KALEBE DOS ANJOS MORAES
PAULA MOREIRA DA SILVA
PRISCILA FONSECA RIBEIRO
RUAN JORDAN CASTELLI PAIM
ÉDILLY JOSÉ RODRIGUES BARBOSA

Página gerada em 26/04/2024 21:41:26 (consulta levou 0.358244s)