Nome do Projeto
90 anos de 1930: da Revolução à modernização autoritária
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/04/2020 - 10/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Em outubro de 2020, completam-se 90 anos desde a crise política que culminou na deposição do presidente Washington Luis e a chegada de Getulio Vargas ao poder. Conhecido amplamento como "Revolução de 30", o movimento político que deu fim à República Velha (1889-1930) é marcado por um conjunto de contradições. Se a chegada de Vargas à Presidência da República dava fim a um sistema político cuja participação era bastante restrita e restritiva, descaracterizando-o como uma democracia eleitoral plena, tal acontecimento, por outro lado, abriu caminho para a sua permanência no poder por um longo período, que seria marcado pelo estabelecimento de um projeto de modernização combinada com um viés autoritário. Articulado à disciplina de Ciência Política V, focada no estudo da política brasileira, o projeto de ensino tem como objetivo central criar um espaço de reflexão e debate sobre os significados de 1930 no sistema político brasileiro. Neste sentido, a proposta abrange a realização de um "cine-debate", no qual será exibido um documentário produzido na década de 1990 sobre o período mencionado, e, na sequência, contará com a realização de um debate a partir da exposição de um professor convidado. A atividade é promovida pelo Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória - NUPPOME.
Objetivo Geral
Debate e reflexão sobre o impacto da Revolução de 30 no sistema político brasileiro.
Justificativa
A atividade se justifica por diversas razões. Primeiramente, porque é recorrente, em "datas redondas", a realização de atividades voltadas à reflexão sobre o impacto de determinados acontecimentos na dinâmica política e social. Em segundo lugar, a atividade se justifica porque contribui para os/as discentes do DESP, à medida que complementa discussões realizadas no âmbito da disciplina de Ciência Política V, bem como de outras disciplinas cursadas no DESP. Num outro sentido, o cine-debate é justificado, ainda, devido à atual conjuntura política brasileira, na qual é debatida, com frequência, a origem de elementos autoritários presentes no sistema político.
Metodologia
Apresentação de documentário seguida de debate.
Indicadores, Metas e Resultados
Debate sobre o tema da atividade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ALVARO AUGUSTO DE BORBA BARRETO | 8 | ||
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA | 8 | ||
ISABELA RODRIGUES DO NASCIMENTO | |||
JORDANA FERREIRA RIBEIRO | |||
LAURA FEIJÓ DE SOUZA | |||
MARIANA DE LARA BUENO | |||
PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE |