Nome do Projeto
90 anos de 1930: da Revolução à modernização autoritária
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/04/2020 - 10/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Em outubro de 2020, completam-se 90 anos desde a crise política que culminou na deposição do presidente Washington Luis e a chegada de Getulio Vargas ao poder. Conhecido amplamento como "Revolução de 30", o movimento político que deu fim à República Velha (1889-1930) é marcado por um conjunto de contradições. Se a chegada de Vargas à Presidência da República dava fim a um sistema político cuja participação era bastante restrita e restritiva, descaracterizando-o como uma democracia eleitoral plena, tal acontecimento, por outro lado, abriu caminho para a sua permanência no poder por um longo período, que seria marcado pelo estabelecimento de um projeto de modernização combinada com um viés autoritário. Articulado à disciplina de Ciência Política V, focada no estudo da política brasileira, o projeto de ensino tem como objetivo central criar um espaço de reflexão e debate sobre os significados de 1930 no sistema político brasileiro. Neste sentido, a proposta abrange a realização de um "cine-debate", no qual será exibido um documentário produzido na década de 1990 sobre o período mencionado, e, na sequência, contará com a realização de um debate a partir da exposição de um professor convidado. A atividade é promovida pelo Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória - NUPPOME.

Objetivo Geral

Debate e reflexão sobre o impacto da Revolução de 30 no sistema político brasileiro.

Justificativa

A atividade se justifica por diversas razões. Primeiramente, porque é recorrente, em "datas redondas", a realização de atividades voltadas à reflexão sobre o impacto de determinados acontecimentos na dinâmica política e social. Em segundo lugar, a atividade se justifica porque contribui para os/as discentes do DESP, à medida que complementa discussões realizadas no âmbito da disciplina de Ciência Política V, bem como de outras disciplinas cursadas no DESP. Num outro sentido, o cine-debate é justificado, ainda, devido à atual conjuntura política brasileira, na qual é debatida, com frequência, a origem de elementos autoritários presentes no sistema político.

Metodologia

Apresentação de documentário seguida de debate.

Indicadores, Metas e Resultados

Debate sobre o tema da atividade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO AUGUSTO DE BORBA BARRETO8
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA8
ISABELA RODRIGUES DO NASCIMENTO
JORDANA FERREIRA RIBEIRO
LAURA FEIJÓ DE SOUZA
MARIANA DE LARA BUENO
PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE

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