Nome do Projeto
A METEOROLOGIA COMO FERRAMENTA DE APERFEIÇOAMENTO PRÁTICO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 04/05/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo geral desenvolver métodos e ferramentas que auxiliem na aplicação e desenvolvimento das competências relacionadas à meteorologia, na educação básica. Visando estabelecer uma relação entre a comunidade externa e a universidade, sendo desenvolvidas ações que possibilitem uma troca de conhecimentos.
De acordo com os dados do último Sistema de Avaliação de Educação Básica, dos alunos prestes a concorrer a uma vaga na universidade, cerca de 2/3 apresentam dificuldade no que tange a interpretação e elaboração de textos e que 9 em cada 10 alunos possuem deficiências em conceitos e aplicações da matemática.
Assim pretende-se através da construção de equipamentos de monitoramento de tempo e clima, a partir de material reciclado e/ou baixo custo auxiliar e desenvolver habilidades práticas e de raciocino lógico dos alunos da educação básica. Visto que fenômenos meteorológicos influenciam nas diversas atividades humanas facilitando o interesse dos alunos nessa temática.
Objetivo Geral
Como objetivo geral propõem-se desenvolver métodos e ferramentas que auxiliem na aplicação e desenvolvimento das competências relacionadas à meteorologia, na educação básica.
Os objetivos específicos englobam:
• Roda de conversa sobre o entendimento do tempo e clima, com os alunos das escolas parceiras.
• Construção de equipamentos, a partir de material reciclado, para aferir variáveis meteorológicas;
• A partir dos equipamentos construídos, os alunos serão capazes de criar e entender a respeito de series climáticas e compreender a importância do monitoramento climático.
Os objetivos específicos englobam:
• Roda de conversa sobre o entendimento do tempo e clima, com os alunos das escolas parceiras.
• Construção de equipamentos, a partir de material reciclado, para aferir variáveis meteorológicas;
• A partir dos equipamentos construídos, os alunos serão capazes de criar e entender a respeito de series climáticas e compreender a importância do monitoramento climático.
Justificativa
Este projeto de extensão visa estabelecer uma relação entre a comunidade externa e a universidade, sendo desenvolvidas ações que possibilitem uma troca de conhecimentos. Em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 -2024, que prevê um percentual de 10% da carga horária total dos cursos de graduação em atividades de extensão. Dessa forma, a instituição levará as escolas de ensino fundamental e médio os saberes desenvolvidos em seus espaços. Assim como as escolas retribuíram compartilhando os conhecimentos que é detentora e atuando em prol da defesa da educação.
Segundo os resultados do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado em 2017 e analisados pela organização Todos pela Educação (2019), no 5º do ensino fundamental constata-se que o percentual de alunos com conhecimento adequado para aquele ano do ensino corresponde a 60,7% em língua portuguesa e 48,9% em matemática. No 9º do ensino fundamental o conhecimento adequado foi atingido por 39,5% dos alunos em língua portuguesa e 21,5% dos alunos em matemática. No 3º ano do ensino médio a situação é a mais crítica, onde o percentual de alunos com conhecimento adequado para este ano do ensino é de apenas 29,1% em língua portuguesa e 9,1% em matemática. Ao se verificar os resultados do município de Pelotas, também no último ano do ensino médio, os percentuais atingem 36,8% em língua portuguesa e assustadores 4,5% em matemática (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2019).
Destes resultados pode-se esperar que, dos alunos prestes a concorrer a uma vaga na universidade, cerca de 2/3 apresentam dificuldade no que tange a interpretação e elaboração de textos e que 9 em cada 10 alunos possuem deficiências em conceitos e aplicações da matemática.
Diante do exposto, este projeto colaborará com o desenvolvimento de habilidades práticas e de raciocino lógico dos alunos da educação básica, através de elementos de monitoramento de tempo e clima.
O conhecimento da meteorologia e seu monitoramento são fundamentais para o desenvolvimento das diversas atividades humanas, como esta temática está presente na vivência dos alunos possibilita uma interação entre a escola e os conteúdos da meteorologia. Segundo Giroto et al. (2015) os temas de meteorologia estão relacionados com habilidades curriculares do ensino da ciência e da geografia. Além disso, outras disciplinas serão contempladas como matemática, física e estatística.
Assim a ideia central deste projeto é articular a aprendizagem das competências necessárias ao monitoramento climático com as de outras habilidades relacionadas a esta área do conhecimento, buscando apoio no cotidiano escolar e social dos alunos, bem como relacionando com todas as demais componentes curriculares.
Segundo os resultados do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado em 2017 e analisados pela organização Todos pela Educação (2019), no 5º do ensino fundamental constata-se que o percentual de alunos com conhecimento adequado para aquele ano do ensino corresponde a 60,7% em língua portuguesa e 48,9% em matemática. No 9º do ensino fundamental o conhecimento adequado foi atingido por 39,5% dos alunos em língua portuguesa e 21,5% dos alunos em matemática. No 3º ano do ensino médio a situação é a mais crítica, onde o percentual de alunos com conhecimento adequado para este ano do ensino é de apenas 29,1% em língua portuguesa e 9,1% em matemática. Ao se verificar os resultados do município de Pelotas, também no último ano do ensino médio, os percentuais atingem 36,8% em língua portuguesa e assustadores 4,5% em matemática (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2019).
Destes resultados pode-se esperar que, dos alunos prestes a concorrer a uma vaga na universidade, cerca de 2/3 apresentam dificuldade no que tange a interpretação e elaboração de textos e que 9 em cada 10 alunos possuem deficiências em conceitos e aplicações da matemática.
Diante do exposto, este projeto colaborará com o desenvolvimento de habilidades práticas e de raciocino lógico dos alunos da educação básica, através de elementos de monitoramento de tempo e clima.
O conhecimento da meteorologia e seu monitoramento são fundamentais para o desenvolvimento das diversas atividades humanas, como esta temática está presente na vivência dos alunos possibilita uma interação entre a escola e os conteúdos da meteorologia. Segundo Giroto et al. (2015) os temas de meteorologia estão relacionados com habilidades curriculares do ensino da ciência e da geografia. Além disso, outras disciplinas serão contempladas como matemática, física e estatística.
Assim a ideia central deste projeto é articular a aprendizagem das competências necessárias ao monitoramento climático com as de outras habilidades relacionadas a esta área do conhecimento, buscando apoio no cotidiano escolar e social dos alunos, bem como relacionando com todas as demais componentes curriculares.
Metodologia
Primeiramente será realizada uma roda de conversa com os alunos, sobre o compreensão e monitoramento do tempo e clima, e a importância do mesmo para o dia-a-dia da sociedade.
Será desenvolvido ações de criação e confecção de instrumentos meteorológicos, a partir de materiais reciclados e/ou baixo custo. Reforçando a importância da reciclagem para o futuro sustentável do planeta.
Estão previstos a confecção dos seguintes equipamentos.
● Pluviômetro de garrafa plástica – este equipamento servirá para medir o volume precipitado, e poderá ser instalado na casa de cada estudante, assim os alunos aprenderam como coletar e criar uma série de dados meteorológicos;
● Equipamento para aferir a direção do vento – será confeccionado uma “biruta” para averiguar a direção do vento, assim os alunos aprenderam a identificar as direções, para a correta interpretação do instrumento;
● Barômetro rústico - este equipamento será confeccionado utilizando recipiente de vidro e bexiga elástica com a finalidade de obter estimativas da pressão atmosférica. Os alunos aprenderam a coletar e criar uma série histórica de pressão atmosférica e entender sua relação com as condições de tempo;
● Anemômetro caseiro - este equipamento se destina a medição da velocidade do vento. Usando materiais recicláveis e de baixo custo, este equipamento deve auxiliar os alunos a compreender o método científico, o registro de dados, conceitos de física e matemática.
Além de desenvolver habilidades técnicas de desenvolvimento de instrumentos, os alunos serão capacitados para a coleta de dados e a partir destes criar e analisar séries de dados, consolidando conceitos matemáticos, físicos e estatísticos, bem como o uso de ferramentas de elaboração e construção de bancos de dados.
Será desenvolvido ações de criação e confecção de instrumentos meteorológicos, a partir de materiais reciclados e/ou baixo custo. Reforçando a importância da reciclagem para o futuro sustentável do planeta.
Estão previstos a confecção dos seguintes equipamentos.
● Pluviômetro de garrafa plástica – este equipamento servirá para medir o volume precipitado, e poderá ser instalado na casa de cada estudante, assim os alunos aprenderam como coletar e criar uma série de dados meteorológicos;
● Equipamento para aferir a direção do vento – será confeccionado uma “biruta” para averiguar a direção do vento, assim os alunos aprenderam a identificar as direções, para a correta interpretação do instrumento;
● Barômetro rústico - este equipamento será confeccionado utilizando recipiente de vidro e bexiga elástica com a finalidade de obter estimativas da pressão atmosférica. Os alunos aprenderam a coletar e criar uma série histórica de pressão atmosférica e entender sua relação com as condições de tempo;
● Anemômetro caseiro - este equipamento se destina a medição da velocidade do vento. Usando materiais recicláveis e de baixo custo, este equipamento deve auxiliar os alunos a compreender o método científico, o registro de dados, conceitos de física e matemática.
Além de desenvolver habilidades técnicas de desenvolvimento de instrumentos, os alunos serão capacitados para a coleta de dados e a partir destes criar e analisar séries de dados, consolidando conceitos matemáticos, físicos e estatísticos, bem como o uso de ferramentas de elaboração e construção de bancos de dados.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir do desenvolvimento desse projeto, espera-se:
- A interação entre comunidade acadêmica e a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas no âmbito da meteorologia;
- Despertar o interesse dos professores a trabalhar e incluir temas relacionados a meteorologia no contexto da sala de aula;
- Auxiliar no desenvolvimento de aulas práticas, a partir de materiais de baixo custo e /ou reciclados;
- Desenvolver habilidades de construção, aferição de instrumentos meteorológicos a fim de destacar a importância do monitoramento das variáveis meteorológicas.
Para avaliar o projeto desenvolvido será aplicado um questionário aos alunos antes e depois do desenvolvimento do projeto, construindo indicadores da aplicação de projetos dessa natureza em escolas de educação básica.
- A interação entre comunidade acadêmica e a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas no âmbito da meteorologia;
- Despertar o interesse dos professores a trabalhar e incluir temas relacionados a meteorologia no contexto da sala de aula;
- Auxiliar no desenvolvimento de aulas práticas, a partir de materiais de baixo custo e /ou reciclados;
- Desenvolver habilidades de construção, aferição de instrumentos meteorológicos a fim de destacar a importância do monitoramento das variáveis meteorológicas.
Para avaliar o projeto desenvolvido será aplicado um questionário aos alunos antes e depois do desenvolvimento do projeto, construindo indicadores da aplicação de projetos dessa natureza em escolas de educação básica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LESSA DE LESSA DE OLIVEIRA | |||
BRUNA ROSSALES PERLEBERG | |||
BRUNO TORANI RUBINI | |||
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO | |||
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN | |||
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES | 7 | ||
ELIANA VELEDA KLERING | 3 | ||
EMILY CLAUDIA PEREIRA RAMOS | |||
ENZO FERNANDES GADDO | |||
ERIKA MATTE PERALTA | |||
Felipe Freitas Costa | |||
HENRIQUE NÖRNBERG DA SILVA | |||
JENNIFER MORELES GARCIA | |||
Júlia Verônica Soares | |||
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA | |||
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA | |||
KETELYN FERRO BURGUES | |||
LUCIANA BARROS PINTO | 5 | ||
LUCIANA CARDOSO NETA | |||
LUIS AFONSO PEREIRA ALARCAO | |||
MARCO ANTÔNIO FLORES DE MEDEIROS | |||
MORGANA VAZ DA SILVA | 13 | ||
MÁRCIA EDUARDA ALDRIGHI BARCELOS | |||
OTAVIO MEDEIROS FEITOSA | |||
RAFAEL LIBERO BUSCHINELLI MAGALHAES | |||
RAQUEL MACHADO MACHADO | |||
RODRIGO MACHADO DE ANDRADE BARTELL DA CRUZ | |||
Reynerth Pereira da Costa | |||
SAMUEL HOSSER | |||
SOFIA SORIA GOMES DE MELLO AFFONSO | |||
THABATA PAOLA IDIART BRUM | |||
VINICIO LIMA SANTOS | |||
VINICIUS DE LIMA LOPES | |||
VITOR CUSTODIO CASTILHO | |||
YNARA AGUIAR CASTRO |