Nome do Projeto
Design e Desenvolvimento Territorial
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 02/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Projeto de Gráfica Ambiental (sinalização) do município de MORRO REDONDO como território cultural, contemplando briefing completo, criação, prototipia e produção de uma família de produtos: promocionais e educativos. A referida proposta insere-se no projeto Reconhecimento, Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural de Morro Redondo/RS - Cátedra UNESCO, através da parceria com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e matem vínculo de colaboração com o Dpto. de Economia Geral. da Universidade de Cádiz - Espanha.

Objetivo Geral

Promover o reconhecimento, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural material da cidade de Morro Redondo/RS através de uma CAMPANHA, articulando diferentes ações que fomentem, potencializem e intensifiquem possibilidades de geração de renda, diminuição da evasão de jovens e promoção do turismo. Considerando que a proposta visa desenvolver um modelo para levantamento do patrimônio material nos municípios da região Antiga Pelotas, a população dos outros três municípios também constitui público alvo secundário: Capão do Leão (25.382 habitantes), Turuçu (3.596 habitantes) e Arroio do Padre (2.921 habitantes).

Justificativa

O construção de proposta Catedra, a partir do projeto;
As institucionalizações do PPGMP, a exemplo do CAPES PRINT que estabelece parcerias com diversos núcleos internacionais especializados.
As interrelações com o Departamento, através da coordenação do Prof. Santiago Amaya-Cor;
A qualificação do público acadêmico, equipe, graduação e pós-graduação, que se faz agente da experiencia de realizar uma pesquisa científica aplicada ao desenvolvimento da realidade social e do seu patrimônio cultural.

Metodologia

Identificação do objeto;
Caracterização do Objeto;
Análise do objeto a partir de instrumentos verificados;
Processo interativo com a comunidade
Produção de alternativas
Avaliação participativa das alternativas
Produção e implantação das alternativas

Indicadores, Metas e Resultados

1. Articulação do governo municipal com a comunidade e com outras instituições visando à compreensão do território cultural de Morro Redondo. 2. Levantamento e inventário do acervo edificado com valor histórico e memorial no município. 3. Constituição de estratégias e produtos voltados para o reconhecimento e divulgação do patrimônio material do município. 4. Compreensão da indissociabilidade entre os patrimônios imaterial e material pela cidade, qual seja da tradição doceira da cidade, e dos bens materiais levantados. 5. Instituição de um setor vinculado ao poder público que atue permanentemente com o patrimônio cultural e com a participação da comunidade. 6. Fortalecimento do turismo na cidade pela articulação dos patrimônios material e imaterial. 7. Consequentemente, geração de novos empreendimentos com vistas, sobretudo, à integração dos meios rural e urbano. 8. Aumento de expectativas de trabalho e, consequentemente, diminuição da evasão dos jovens. 9. Geração de estratégias de promoção da cidade como destino turístico cultural.10. Surgimento de novas atividades vinculadas ao meio familiar rural no âmbito da produção tradicional do doce e do incremento da pluriatividade. 11. Promoção da integração geracional por meio da memória, pela intensificação do papel social dos idosos e pelo uso dos equipamentos culturais por todas as gerações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCIDES GOMES NETO
ALESSANDRA FRANZOSI MOTTER
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA
BRUNA RAMONA MOMBERGER PADILHA
BRUNO TERRA BENDER
BÁRBARA DOS SANTOS KURZ
CAIO SILVERIO DOS SANTOS
CARLOS EDUARDO VETROMILLE BRITO
CAROLINA CABREIRA MAGALHÃES FALCÃO
DANIELLA MANO MARQUES
EDUARDA RODRIGUES MOREIRA
FRANCISCA FERREIRA MICHELON2
GABRIEL BORGES CENTENO
GABRIELA SARAIVA PIRES
GIANLUCCA DE MENDONCA BUZO
INGUELORE SCHEUNEMANN
ISABELA ALMEIDA NOGUEIRA
JARDEL DA SILVA MOURA
JENNIFER PAOLA PISSO CONCHA
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES1
JULIA VARGAS ABREU
LUCAS PEDROSO BRANDOLT
LUCAS ZANUSSO MORAIS
Luiz Miguel Oosterbeeck
MATEUS SCHMECKEL MOTA1
MIGUEL MARTINS DOS SANTOS
Maiara Borraz de Ávila
NÁTHALY DE BARROS BORGES
OSCAR PEREIRA JACQUOT GOULART
OTÁVIO EDUARDO DA SILVA PRADO
PRISCILA CHAGAS OLIVEIRA
Pietro Strickler Pereira
RAFAEL DIAS OLIVEIRA
STÉFANI SEEFELDT KROLOW
THIAGO BERGMANN ARAUJO
Ìsis Pinheiro Corvello

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 7.000,00Coordenador

Página gerada em 19/04/2024 06:51:06 (consulta levou 0.180347s)