Nome do Projeto
Técnicas Laboratoriais e Análise de Experimentos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 27/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto intitulado “Técnicas Laboratoriais e Análise de Experimentos” se enquadra na categoria Projetos de Ensino, pois é uma atividade que reforça o ensino da Ciência através de praticas laboratoriais. Atividades como está que utilizam o trabalho laboratorial como dispositivo de ensino e aprendizagem já fazem parte há muito tempo da reforma de ensino Superior aplicas nas áreas das Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Aplicas, Humanas, Letras e Artes e Engenharias a qual esse projeto será destinado. A realização de qualquer atividade laboratorial pode permitir atingir em simultâneo diversos objetivos. No entanto, atingir dois objetivos referentes a essa atividade são primordiais: um relacionado com a promoção da aprendizagem de conhecimento procedimental e outro com a promoção da aprendizagem de conhecimento conceitual. No respeitante à aprendizagem de conhecimento procedimental, pretende-se que o aluno desenvolva capacidades práticas de observação e manipulação bem como o domínio de técnicas laboratoriais. No que se refere à aprendizagem de conhecimento conceitual, poder-se-á pretender promover o reforço de conceitos e princípios já explorados nas aulas ou a construção de novo conhecimento. Neste ultimo caso, pode ou não se considerar explicitamente, como ponto de partida, o conhecimento prévio do aluno. Cabe ressaltar que este projeto pretende atingir de forma direta alunos de diferentes períodos dos cursos de graduação em engenharia (Civil, Materiais, Madeireira, Agrícola e Petróleo), pois irá abrir seleção sem restrições, atendendo assim, um grande numero de acadêmicos, hoje esses cursos contam aproximadamente com 900 alunos distribuídos ao longo dos semestres. De forma indireta pretendesse alcançar um numero ainda maior de alunos, despertando o interesse em novos participantes com a continuidade desse projeto. Também, pretende-se que os alunos que participarem desse projeto adquiram gosto pela parte da Ciência.

Objetivo Geral

O objetivo Geral desse projeto será o acesso a aprendizagem de conhecimento procedimental e conceitual aos acadêmicos dos cursos de Graduação em Engenharia (Civil, Materiais, Madeireira, Agrícola e Petróleo) de diferentes períodos dos cursos.

Justificativa

Não há dúvidas relativamente ao fato de as atividades laboratoriais terem um papel a desempenhar no ensino das Ciências, até porque constituem Pré-requisitos das atividades de ensino, pesquisa e tecnologia desenvolvidas ao longo da vida acadêmica do aluno. Essas práticas modificam de modo positivo a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem ao nível da sala de aula, promovendo um dinamismo no processo de aprendizagem necessários para os novos tempos guiados pela tecnologia. Por fim, o projeto de ensino “Técnicas Laboratoriais e Análise de Experimentos” promove ações que reforçam e estimulam o aluno de graduação ao estudo, a habilidade de transmissão de seus conhecimentos, ao trabalho em equipe e a pró-atividade, atitudes reconhecidamente importantes para diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão acadêmica. Desse modo, esse projeto agrega valor ao projeto politico pedagógico do Curso de Eng. Civil, aprimorando e qualificando o processo de ensino e aprendizagem de seus participantes e acrescenta conhecimento para outras atividades de ensino e na futura carreira profissional do acadêmico.

Metodologia

De modo geral a metodologia aplicada nesse projeto necessária para consecução do objetivo desse projeto se inicia com a aquisição, reforço do conhecimento através de seminários apresentados pelos professores e alunos sobre os temas e técnicas que serão desenvolvidos nas práticas laboratoriais.
Estudo de análises estatísticas de variância (ANOVA) seguido de testes de significância adequadas para protocolos experimentais desenvolvidos nas áreas de investigação.
Construção do conhecimento (Prevê-Observa-Explica-Reflete) através do Desenho Experimental e práticas laboratoriais desenvolvidas pelos alunos em conjunto com os professores orientadores.
Para as Práticas laboratoriais os acadêmicos terão a sua disposição o laboratório acadêmico do curso de Engenharia Civil localizado no prédio da Cotada em horários previamente agendados sob a supervisão dos professores e laboratoristas que fazem parte desse projeto.
Por se tratar de um projeto de ensino, as atividades desenvolvidas pelos alunos participantes irão integrar as demais atividades de ensino desenvolvidas no laboratório, como aulas práticas e trabalhos de conclusão de curso, podendo os mesmos colaborar com essas atividades.
Os alunos serão supervisionados pelos professores presentes nesse projeto.
Os temas contemplados nesse projeto serão desenvolvidos em Protocolos Experimentais voltados para áreas de Materiais e Elementos Estruturas que possam ser empregados em obras de Construção Civil.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados com esse projeto de ensino seria melhorar a qualificação acadêmica promovendo aumento do desempenho nas atividades em sala de aula. Sendo assim, com o desempenho aumentado a retenção sofre queda, aumentando a auto estima do aluno que por sua fez consegue concluir o curso num menor tempo, fator principal do elevado numero de alunos que abandonam os cursos de engenharia.
Também pretende-se cumprir com os objetivos propostos, que apesar de terem sido considerados separadamente o conhecimento procedimental e o conhecimento conceptual, para efeitos de elaboração das atividades laboratoriais proposta, isso não significa que os dois tipos de conhecimento não possam ser desenvolvidos à custa da realização de uma mesma atividade laboratorial.
Para além disso, não deverão existir espaços destinados apenas à aprendizagem de conhecimento procedimental e outros destinados apenas à aprendizagem de conhecimento conceptual. O objetivo primordial é a promoção da aprendizagem conceptual em conjunto a aquisição de conhecimentos procedimentais para a formação de um futuro profissional ou cientista.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE TABARELLI1
ANDRE LUIS SOARES DA SILVA
ARIADNE MARILYN DA SILVEIRA
GIULIANNA CASTRO CAVALLARO
GUILHERME HOEHR TRINDADE
HEBERT LUIS ROSSETTO1
LUCAS DE LIMA BIERHALS
LUÍSA GABRIELA HECK
LÓREN FERREIRA DA CRUZ
MAURO ROSA DE BRITTO
RAFAELA MEDINA DA SILVA
RAÍSSA CAMACHO E SILVA
WACTOR SELL TIMM

Página gerada em 29/03/2024 07:44:32 (consulta levou 0.151526s)