Nome do Projeto
Programa Português Para Estrangeiros
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
o Programa de Português para Estrangeiros (PPE) é um programa que promove cursos de português para para estudantes estrangeiros da UFPEL, cursos de formação de professores, desenvolve pesquisa, material didático na área e aplica o exame Celpe-Bras na UFPEL.
Objetivo Geral
Oferecer cursos presenciais para os alunos estrangeiros da UFPEL
Aplicar o exame Celpe-Bras
Aplicar o exame Celpe-Bras
Justificativa
Oportunizar aos alunos estrangeiros da UFPEL ações de ensino relacionadas ao ensino de português, para que se sintam incluídos nas práticas sociais dentro e fora da Instituição.
Metodologia
Os alunos estrangeiros, após uma avaliação diagnóstica de
conhecimento de língua portuguesa e de levantamento de
interesses, formarão turmas de níveis inicial, intermediário e
avançado. A duração dos cursos se ajusta ao calendário
acadêmico da UFPEL. Os cursos são
ministrados por estudantes do Curso de Letras (bolsistas e
voluntários), sob a orientação da professora coordenadora do
projeto.
As aulas serão semanais, com duração de 4h por aula.
conhecimento de língua portuguesa e de levantamento de
interesses, formarão turmas de níveis inicial, intermediário e
avançado. A duração dos cursos se ajusta ao calendário
acadêmico da UFPEL. Os cursos são
ministrados por estudantes do Curso de Letras (bolsistas e
voluntários), sob a orientação da professora coordenadora do
projeto.
As aulas serão semanais, com duração de 4h por aula.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados e os impactos esperados são:
Para acadêmicos de Letras: formação na área de PLE.
Para os estrangeiros: aprendizagem reflexiva sobre a Língua
Portuguesa utilizada no Brasil, assim como sobre a diversidade
cultural brasileira, dentro de uma abordagem intercultural.
Para a Universidade: projeto de inserção comunicativa dos
estrangeiros, além da divulgação da língua e cultura brasileira.
Para acadêmicos de Letras: formação na área de PLE.
Para os estrangeiros: aprendizagem reflexiva sobre a Língua
Portuguesa utilizada no Brasil, assim como sobre a diversidade
cultural brasileira, dentro de uma abordagem intercultural.
Para a Universidade: projeto de inserção comunicativa dos
estrangeiros, além da divulgação da língua e cultura brasileira.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
HELENA VITALINA SELBACH | 8 | ||
JAQUELINE GARCIA MACHADO | |||
LUCAS RÖPKE DA SILVA | |||
RÔMULO SCHWANZ DIEL | |||
THAIS DURO ROSA | |||
VANESSA DOUMID DAMASCENO | 12 |