Nome do Projeto
IoT: Desafios e Possibilidades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/04/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Nos últimos anos o tema integração das máquinas vem sendo largamente discutidos em diferentes grupos de pesquisa, assim como grandes empresas de tecnologia em busca de soluções para as demandas sejam elas industriais ou pelos consumidores finais. Pode-se aferir no que tange a evolução da tecnologia, salvo casos particulares, a evolução tecnológica surge em laboratórios científicos, seja em centros de universitários ou em grandes empresas. A interação autônoma das máquinas não fugiu a regra. Porém, essa corrida pela disponibilização de uma determinada tecnologia no mercado, acaba gerando uma consequência natural e inevitável que é o surgimento de soluções similares, devido a implementação isolada por diferentes fabricantes que normalmente são incompatíveis entre si. Este fato torna de extremamente importância a etapa subsequente que é a padronização da tecnologia lançada pelos diferentes fabricantes. Na comunicação entre as máquinas, ou ainda em termos mais próximos, na comunicação entre os diversos dispositivos eletrônicos presentes atualmente, o termo IoT – Internet of Thing (em tradução livre – Internet das coisas) vem sendo utilizado para resumir essa interação autônoma dos dispositivos eletrônicos. Sua padronização está sendo desenvolvida pela Aliança LoRaWan - Low power Area Network Alliance, (LoRa, 2019), que em tradução livre se trata de uma aliança entre os fabricantes dos sensores inteligentes (Smart Sensor) buscam padronizar a comunicação entre estes diversos sensores que atualmente estão sendo pesquisados e desenvolvidos globalmente. Portanto, no âmbito de IoT este projeto busca instigar os alunos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação à conhecer e/ou propor aplicações atuais nesta área acrescentando mais conhecimento prático na sua formação. Além de buscar fortemente a integração com outros grupos oriundos de outras Engenharias presentes no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Como objetivos gerais pode-se destacar:
- Revisão bibliográfica detalhada sobre o desenvolvimento e aplicação dos sensores inteligentes nas redes LoraWan;
- Buscar aplicações no âmbito da Engenharia Eletrônica e de Controle automação que possa integrar o conhecimento adquirido para soluções que contemple áreas como a agricultura de precisão, equipamentos presentes nos automóveis autônomos.
- Apresentar protótipos desenvolvidos com o conceito IoT que completem tanto ferramentas de pesquisa nas diferentes áreas das engenharias, bem como soluções pertinentes a sociedade civil, como exemplo, um sistema de localização veicular podendo ser implementado no transporte entre campis da comunidade acadêmica da UFPEL.

Justificativa

Com as crescentes pesquisas a respeito da integração dispositivos eletrônicos através de conceitos como Indústria 4.0, internet das coisas - IoT ou ainda sensores inteligentes que segundo pesquisadores da Federação da Industria do Rio de Janeiro – FIRJAN o Brasil ainda se encontra um baixa disponibilidade de mão de obra para essa área, a qual necessita um professional com experiência em pensar soluções que maximizem a integração das diferentes áreas, ou em outras palavras preparado para trabalhar com a multiplicidade de áreas. Portando o projeto busca instigar alunos do Centro de Engenharias da UFPEL a implementarem soluções que utilizem os conceitos no âmbito da Internet das coisas. Para tanto será incentivado a multidisciplinadade no decorrer do projeto.


Metodologia

- O primeiro semestre de estudos será dedicado a revisão da bibliografia da área de IoT, LoRa e sensores inteligentes, bem como a integração entre os diferentes campos de aplicação.
- O segundo semestre será dedicado à propor soluções e possíveis implementações de protótipos.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores será vislumbrado a inserção de novos alunos na área de IoT, possibilitando que possam aplicar o conhecimento adquirido ao longo do projeto em suas pesquisas e/ou em suas carreiras seja ela corporativa ou através de Startups.
Como metas, pode-se revisitar pontos que ao longo do projeto foi mencionado como o domínio do conceito IoT através de publicações e apresentação de soluções seja via publicações acadêmicas ou possíveis produtos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAIL DOS SANTOS SILVA
ANDREI SCHWARTZ
ARTHUR PETER GARCIA
BRUNA ROSA GARCIA
DANIEL WILSON DA SILVA BATISTA
EDINALVO RABAIOLI CAMARGO2
EDUARDO ESCOBAR BÜRGER
EDUARDO SANTOS DA VEIGA
FELIPE DA SILVA COSTA
FELIPE DE SOUZA MARQUES2
FELIPE MACHADO
GUILHERME SCHONS
JEAN PIETRO COLET DE CARLI
JONATHAN WEBER PEREIRA
JÚLIO CÉSAR ROLOFF PERES
MAIQUEL DOS SANTOS CANABARRO4
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM
MATHEUS NAVA DOS SANTOS
Marcelo Balisteri Escobar
PEDRO HENRIQUE CARDOSO GOMES
RAFAEL WESLLEY MIRON
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES2
THIAGO CARVALHO MAGALHAES BASTOS
VINICIUS AVILA EICHENBERG
VITOR LEITZKE BRAGA
VITORIO GRIEP MANCINI KNEIP

Página gerada em 26/04/2024 10:15:37 (consulta levou 0.196487s)