Nome do Projeto
Concursos Estudantis IBRACON
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 27/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto intitulado Concursos Estudantis IBRACON se enquadra na categoria Projetos de Ensino, pois é uma atividade não disciplinar que desafia os estudantes de engenharia Civil a formarem equipes para
participar de competições no Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON).
Essas competições apresentam caráter didático-pedagógica inovador, pois estimulam os acadêmicos a buscarem e aplicarem novos conhecimentos para o desenvolvimento de materiais de alta tecnologia com propriedades específicas. Esses materiais (concretos de cimento Portland) serão avaliados por uma série
de testes, afim de reconhecer os melhores, premiando as equipes pelo seu mérito.
Esse evento ocorre todos os anos e apresenta grande repercussão entre as instituições de ensino
superior de todo o Brasil. Em 2017 o Curso de Eng. Civil da UFPel representado pelo (IEMACS), mesmo
sem auxilio de bolsas de ensino, participou dessas competições em meio a 25 equipes com 402 alunos
no COCAR, 30 equipes com 419 alunos no CONCREBOL e 22 equipes com 128 alunos no QUEM SABE FAZ AO VIVO.
Desse modo, esse projeto de agrega valor ao projeto politico pedagógico do Curso de Eng. Civil,
aprimorando e qualificando o processo de ensino e aprendizagem de seus participantes e acrescenta conhecimento para outras atividades de ensino e na futura carreira profissional do acadêmico.
Objetivo Geral
O principal objetivo desse projeto seria de estimular a autoaprendizagem dos acadêmicos, através de desafios que exigem a busca por novas técnicas e materiais. Também, fazer com que os alunos pratiquem em seus experimentos os conhecimentos transmitidos pelos professores nas aulas.
Justificativa
O projeto de ensino Concursos Estudantis IBRACON promove ações que estimulam o aluno de graduação ao estudo, ao trabalho em equipe e a pró-atividade, atitudes reconhecidamente importantes para diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão acadêmica. Os alunos que integram as equipes terão a oportunidade de participar do Congresso e assistir as palestras e debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Eles também irão ter contato com os mais renomados pesquisadores nacionais e internacionais.
Metodologia
Serão formadas equipes constituída por alunos sob orientação dos professores que integram o projeto para participar de três competições distintas durante o evento:
a) Moldar concretos coloridos, ecoeficientes, com capacidade de atingir alta resistência a
compressão.
b) Construir esferas (bola) de concreto leve de alta resistência, capaz de rolar em uma trajetória retilínea.
c) Dosar concretos auto adensáveis coesos com o menor consumo de cimento possível, que apresentem resistência em 24h.
Para ser possível executar os elementos que serão testados nas competições será necessário desenvolver previamente no laboratório LABMAT mecanismos para testes, a busca de materiais através de parcerias com empresas e indústrias, a caracterização laboratorial das propriedades físicas e químicas dos materiais, estudar e empregar métodos de dosagem para obter concretos competitivos.
a) Moldar concretos coloridos, ecoeficientes, com capacidade de atingir alta resistência a
compressão.
b) Construir esferas (bola) de concreto leve de alta resistência, capaz de rolar em uma trajetória retilínea.
c) Dosar concretos auto adensáveis coesos com o menor consumo de cimento possível, que apresentem resistência em 24h.
Para ser possível executar os elementos que serão testados nas competições será necessário desenvolver previamente no laboratório LABMAT mecanismos para testes, a busca de materiais através de parcerias com empresas e indústrias, a caracterização laboratorial das propriedades físicas e químicas dos materiais, estudar e empregar métodos de dosagem para obter concretos competitivos.
Indicadores, Metas e Resultados
Com esse projeto de ensino pretende-se melhorar a qualificação acadêmica promovendo aumento do desempenho nas atividades em sala de aula. Sendo assim, com o desempenho aumentado a retenção sofre queda, aumentando a auto estima do aluno que por sua fez consegue concluir o curso num menor tempo, fator principal do elevado numero de alunos que abandonam os cursos de engenharia.
Também pretende-se cumprir com os objetivos propostos, possibilitar a participação dos alunos no congresso e representar da melhor maneira possível o curso de Engenharia Civil da UFPel no âmbito nacional.
Também pretende-se cumprir com os objetivos propostos, possibilitar a participação dos alunos no congresso e representar da melhor maneira possível o curso de Engenharia Civil da UFPel no âmbito nacional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE TABARELLI | 1 | ||
ANDRE LUIS SOARES DA SILVA | |||
ARIADNE MARILYN DA SILVEIRA | |||
GUILHERME HOEHR TRINDADE | 6 | ||
HEBERT LUIS ROSSETTO | 1 | ||
LUCAS DE LIMA BIERHALS | |||
LUÍSA GABRIELA HECK | |||
LÓREN FERREIRA DA CRUZ | |||
MAURO ROSA DE BRITTO | |||
RAFAELA MEDINA DA SILVA | |||
VENANCIO AYRES DE MESQUITA NETO |