Nome do Projeto
Reaprendendo a sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2020 - 01/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Projeto Reaprendendo a Sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia agrupa atividades de ensino e extensão voltadas ao estudo do envelhecimento, de forma ampla, considerando as caracteríticas biopsicossocias dos pacientes idosos. As atividades do projeto visam sanar a lacuna existente no atual currículo de graduação em Odontologia, que não contempla em uma disciplina única, conteúdos relevantes ao atendimento do paciente idoso, considerando as comorbidades, declínios funcionais e cognitivos e alterações bucais inerentes ao envelhecimento.
Voltado ao ensino, o projeto propõe um grupo de estudos, crítico e reflexivo, o qual irá discutir temas relacionados à odontogeriatria e a gerontologia. O produto das discussões será compilado em forma de trabalho para ser apresentado em eventos da área de ensino. Para as ações de extensão, o projeto prevê a realização de um evento anual, com palestras multidisciplinares sobre saúde do idoso, aberto à todos os acadêmicos, da faculdade de odontologia e outros cursos, além de pessoas da terceira idade, familiares e cuidadores de idosos, com o objetivo de trazer informações sobre o envelhecimento, de forma simples e abrangente e promover a discussão multidisciplinar . Também como ação de extensão, o projeto prevê atividades em sala de espera, para orientação em saúde e ao envelhecimento saudável, dinâmica de grupo sobre autoestima e bem estar, envolvendo alunos de graduação e os pacientes idosos atendidos nas clínicas de prótese total da faculdade de odontologia. Além disso, este projeto está articulado com as atividades do Projeto de Extensão Serviço de Manutenção e Acompanhamento de Próteses Totais, possibilitando que os alunos dese projeto unificado acompanhem o atendimento dos pacientes reabilitados com próteses totais nas clínicas de graduação e vivenciem os desafios que envolvem a reabilitação desses pacientes.
O conjunto de ações do projeto unificado Reaprendendo a Sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia capacitam o acadêmico para o atendimento humanizado e de qualidade, considerando as necessidades, anseios, crenças, limitações e desejos do pacientes idoso.
Objetivo Geral
Proporcionar o interesse e desenvolvimento dos alunos do curso de odontologia para questões relativas à saúde do idoso, de forma a inserir a saúde bucal no contexto amplo e diversificado da gerontologia. Além disso, o projeto visa sensibilizar seus participantes para ações de promoção do envelhecimento sadio, considerando as mudanças físicas e psicossociais do idoso.
Promover um grupo de estudos crítico e reflexivo, sobre odontogeriatria e saúde do idoso.
Proporcionar a discussão multidisciplinar sobre saúde do idoso, por meio da organização de evento aberto à comunidade acadêmica. Produzir material didático sobre odontogeriatria e saúde do idoso. Aperfeiçoar a relação acadêmico-paciente, por meio do acompanhamento de atendimento clínico de pacientes idosos, na Faculdade de Odontologia. Realizar atividades de informação e prevenção em saúde bucal do idoso, junto aos pacientes usuários da Faculdade de Odontologia.
Promover um grupo de estudos crítico e reflexivo, sobre odontogeriatria e saúde do idoso.
Proporcionar a discussão multidisciplinar sobre saúde do idoso, por meio da organização de evento aberto à comunidade acadêmica. Produzir material didático sobre odontogeriatria e saúde do idoso. Aperfeiçoar a relação acadêmico-paciente, por meio do acompanhamento de atendimento clínico de pacientes idosos, na Faculdade de Odontologia. Realizar atividades de informação e prevenção em saúde bucal do idoso, junto aos pacientes usuários da Faculdade de Odontologia.
Justificativa
O curso de Odontologia da Faculdade Federal de Pelotas, não tem em sua grade curricular uma disciplina que aborde questões relacionadas à Odontogeriatria e Gerontologia, que se dedique à qualificar o atendimento clínico do paciente idoso, abordando questões psicossociais e comorbidades associadas ao processo de envelhecimento, além do atendimento odontológico do idoso. É notório dizer que as disciplinas com caráter curricular obrigatório não são capazes de suprir, ao acadêmico, o conhecimento requerido para lidar com um paciente que depende de um cirurgião-dentista atento aos diversos aspectos do envelhecimento. Torna-se então de extrema importância, estudar os cuidados e manejos apropriados à este público, uma vez que o envelhecimento populacional é uma realidade mundial e o mercado de trabalho carece de profissionais capacitados que possam atender e dar suporte à esta população. O projeto unificado Reaprendendo a Sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia reúne em um só projeto ações de ensino e extensão com a proposta de levar aos acadêmicos conhecimento sobre odontogeriatria e saúde do idoso, a fim de desenvolver habilidades e competências necessárias para o atendimento qualificado desta população, garantindo tratamento humanizado e de qualidade. O projeto irá aumentar as experiências dos acadêmicos sobre o envelhecimento, estimulando-os a ensinar, orientar e desenvolver práticas de promoção ao envelhecimento saudável, acessíveis aos idosos, além de manter familiares e cuidadores informados sobre o assunto.
Metodologia
Ação de ensino - Grupo de estudo:
Serão realizadas reuniões semanais, com duração de 2 horas, para discussão de conteúdos sobre odontogeriatria e saúde do idoso, previamente selecionados. A busca e a leitura do material para discussão será feita de forma orientada, com perguntas que estimulem o aluno a associar o conteúdo abordado nas reuniões, com o conteúdo aprendido no curso de graduação em odontologia, e com as vivências do contato com idosos. Também serão distribuídos temas para apresentação em forma de seminários, que serão apresentados em eventos.
Ação de Extensão-Ciclo Multidisciplinar de palestras sobre Saúde do Idoso:
A organização deste evento será realizada pelos alunos, que deverão contactar palestrantes, sugerir temas de interesse, divulgar o evento, confeccionar certificados e relatório de participação, ao final de cada ciclo de palestras.
Ação de Extensão- Sala de espera ativa:
Serão definidos 4 temas de interesse para serem abordados em sala de espera, como forma de acolher o paciente idoso. Os temas devem estar relacionados à promoção do envelhecimento saudável, cuidados com a saúde oral, importância da socialização do idoso, e bem estar. Os temas serão estudados pelos alunos e apresentados em forma de diálogo, cartazes ou folders explicativos, sempre de forma simples, para que toda informação possa ser compreendida. Ao final da atividade haverá a confecção de um relatório de avaliação.
Serão realizadas reuniões semanais, com duração de 2 horas, para discussão de conteúdos sobre odontogeriatria e saúde do idoso, previamente selecionados. A busca e a leitura do material para discussão será feita de forma orientada, com perguntas que estimulem o aluno a associar o conteúdo abordado nas reuniões, com o conteúdo aprendido no curso de graduação em odontologia, e com as vivências do contato com idosos. Também serão distribuídos temas para apresentação em forma de seminários, que serão apresentados em eventos.
Ação de Extensão-Ciclo Multidisciplinar de palestras sobre Saúde do Idoso:
A organização deste evento será realizada pelos alunos, que deverão contactar palestrantes, sugerir temas de interesse, divulgar o evento, confeccionar certificados e relatório de participação, ao final de cada ciclo de palestras.
Ação de Extensão- Sala de espera ativa:
Serão definidos 4 temas de interesse para serem abordados em sala de espera, como forma de acolher o paciente idoso. Os temas devem estar relacionados à promoção do envelhecimento saudável, cuidados com a saúde oral, importância da socialização do idoso, e bem estar. Os temas serão estudados pelos alunos e apresentados em forma de diálogo, cartazes ou folders explicativos, sempre de forma simples, para que toda informação possa ser compreendida. Ao final da atividade haverá a confecção de um relatório de avaliação.
Indicadores, Metas e Resultados
Ação: Grupo de Estudo
Indicador: proporção do número de conteúdos discutidos pelo grupo de estudos apresentados em congressos.
Meta: Apresentar em congressos 100% dos assuntos discutidos pelo grupo de estudos.
Ação: Ciclo Multidisciplinar de Palestras sobre saúde do idoso.
Indicador: Proporção de alunos da UFPel participantes do evento.
Meta1: Ampliar a divulgação do evento e atingir um público alvo de 100 alunos ouvintes, durante a totalidade de dias do evento.
Meta2: Contabilizar a participação de alunos e do público em geral, em cada uma das atividades do Ciclo de palestras, identificando a área de atuação de cada participante e se estudante, em qual semestre do curso de graduação está matriculado.
Ação: sala de espera ativa:
Indicador: proporção de pacientes participantes na atividade
Meta: Realizar 100% das atividades propostas para o público de pacientes atendidos nas clínicas de prótese total da faculdade de Odontologia.
Resultados esperados:
Despertar o interesse dos acadêmicos de odontologia para a saúde bucal do idoso e seu atendimento. Conscientizar e sensibilizar os acadêmicos sobre o processo de envelhecimento e sua influência na forma como o paciente é atendido no consultório odontológico. Introduzir aos acadêmicos conteúdos teóricos relevantes sobre odontogeriatria. Divulgar conteúdo trabalhado durante o projeto para a comunidade acadêmica, em forma de seminários, apresentação de trabalhos em eventos e publicações. Levar à população em geral e público-alvo (idosos) informações para um envelhecimento saudável e cuidados com a saúde bucal dos idosos. 6. Incentivar os acadêmicos a realizar trabalhos voluntários em casas de repouso e em outras instituições.
Indicador: proporção do número de conteúdos discutidos pelo grupo de estudos apresentados em congressos.
Meta: Apresentar em congressos 100% dos assuntos discutidos pelo grupo de estudos.
Ação: Ciclo Multidisciplinar de Palestras sobre saúde do idoso.
Indicador: Proporção de alunos da UFPel participantes do evento.
Meta1: Ampliar a divulgação do evento e atingir um público alvo de 100 alunos ouvintes, durante a totalidade de dias do evento.
Meta2: Contabilizar a participação de alunos e do público em geral, em cada uma das atividades do Ciclo de palestras, identificando a área de atuação de cada participante e se estudante, em qual semestre do curso de graduação está matriculado.
Ação: sala de espera ativa:
Indicador: proporção de pacientes participantes na atividade
Meta: Realizar 100% das atividades propostas para o público de pacientes atendidos nas clínicas de prótese total da faculdade de Odontologia.
Resultados esperados:
Despertar o interesse dos acadêmicos de odontologia para a saúde bucal do idoso e seu atendimento. Conscientizar e sensibilizar os acadêmicos sobre o processo de envelhecimento e sua influência na forma como o paciente é atendido no consultório odontológico. Introduzir aos acadêmicos conteúdos teóricos relevantes sobre odontogeriatria. Divulgar conteúdo trabalhado durante o projeto para a comunidade acadêmica, em forma de seminários, apresentação de trabalhos em eventos e publicações. Levar à população em geral e público-alvo (idosos) informações para um envelhecimento saudável e cuidados com a saúde bucal dos idosos. 6. Incentivar os acadêmicos a realizar trabalhos voluntários em casas de repouso e em outras instituições.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA JULIÊ SCHUSTER | |||
AMANDA TONETA PRUX | |||
ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MELLO | |||
ANNA PAULA DA ROSA POSSEBON | |||
BERNARDO BERNARDES DE SOUZA | |||
BRUNA RODRIGUES RIBEIRO | |||
BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI | |||
Bruna Thurler Alves | |||
CAROLINA MODERNEL SOARES | |||
CATIUSCIA ALVES GONÇALVES | |||
CRISTINA HELENA MORELLO SARTORI | |||
DANIELA HAUBMAN PEREIRA | |||
EMILLY EBERSOL DA SILVA | |||
FERNANDA FAOT | 15 | ||
FERNANDA ISABEL ROMAN RAMOS | |||
FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR | |||
FRANCIELLI FERNANDEZ GARCIA | |||
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ | |||
GABRIELA SCHNEID RIOS | |||
GEORGIA ARLA CABRERA KHADER | |||
GIOVANNA BOFF PADILHA | |||
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin | |||
JEAN VITORIA LIMA | |||
JORDANA KUNDE BERGMANN | |||
JULIA BICCA NOGUEZ MARTINS | |||
JULIA BORTOWSKI DE MEDEIROS | |||
JULIANA FLORES MANKE | |||
JULIANA GARCIA ALTMAM | |||
JÚLIA RODRIGUES BURKERT | |||
KAIO HEIDE SAMPAIO NÓBREGA | |||
LAURA BARRETO MORENO | |||
LAURA DOMBROWSKI BAULER | |||
LAURA LOURENÇO MOREL | |||
LUCIANA DE REZENDE PINTO | 48 | ||
LUIZA GIODA NORONHA | |||
MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA | |||
MARIA EDUARDA BARBIERI AZAMBUJA | |||
MARÍLIA SOARES DA FONSECA | |||
MATHIAS PONCHE BARBOSA | |||
Magáli Becker Guimarães | |||
NATHALIA MACHADO LINS BRUM | |||
NATHALIA PEREIRA DA SILVA PORTO | |||
Natália Franco Brum | |||
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS | |||
RAFAEL ROSA DE AVILA | |||
ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA | |||
SALMA ROSE BUCHNVEITZ SALYBI | |||
Telma de Souza Pires | |||
VICTÓRIA KLUMB |