Nome do Projeto
Reaprendendo a sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2020 - 01/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Projeto Reaprendendo a Sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia agrupa atividades de ensino e extensão voltadas ao estudo do envelhecimento, de forma ampla, considerando as caracteríticas biopsicossocias dos pacientes idosos. As atividades do projeto visam sanar a lacuna existente no atual currículo de graduação em Odontologia, que não contempla em uma disciplina única, conteúdos relevantes ao atendimento do paciente idoso, considerando as comorbidades, declínios funcionais e cognitivos e alterações bucais inerentes ao envelhecimento. Voltado ao ensino, o projeto propõe um grupo de estudos, crítico e reflexivo, o qual irá discutir temas relacionados à odontogeriatria e a gerontologia. O produto das discussões será compilado em forma de trabalho para ser apresentado em eventos da área de ensino. Para as ações de extensão, o projeto prevê a realização de um evento anual, com palestras multidisciplinares sobre saúde do idoso, aberto à todos os acadêmicos, da faculdade de odontologia e outros cursos, além de pessoas da terceira idade, familiares e cuidadores de idosos, com o objetivo de trazer informações sobre o envelhecimento, de forma simples e abrangente e promover a discussão multidisciplinar . Também como ação de extensão, o projeto prevê atividades em sala de espera, para orientação em saúde e ao envelhecimento saudável, dinâmica de grupo sobre autoestima e bem estar, envolvendo alunos de graduação e os pacientes idosos atendidos nas clínicas de prótese total da faculdade de odontologia. Além disso, este projeto está articulado com as atividades do Projeto de Extensão Serviço de Manutenção e Acompanhamento de Próteses Totais, possibilitando que os alunos dese projeto unificado acompanhem o atendimento dos pacientes reabilitados com próteses totais nas clínicas de graduação e vivenciem os desafios que envolvem a reabilitação desses pacientes. O conjunto de ações do projeto unificado Reaprendendo a Sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia capacitam o acadêmico para o atendimento humanizado e de qualidade, considerando as necessidades, anseios, crenças, limitações e desejos do pacientes idoso.

Objetivo Geral

Proporcionar o interesse e desenvolvimento dos alunos do curso de odontologia para questões relativas à saúde do idoso, de forma a inserir a saúde bucal no contexto amplo e diversificado da gerontologia. Além disso, o projeto visa sensibilizar seus participantes para ações de promoção do envelhecimento sadio, considerando as mudanças físicas e psicossociais do idoso.
Promover um grupo de estudos crítico e reflexivo, sobre odontogeriatria e saúde do idoso.
Proporcionar a discussão multidisciplinar sobre saúde do idoso, por meio da organização de evento aberto à comunidade acadêmica. Produzir material didático sobre odontogeriatria e saúde do idoso. Aperfeiçoar a relação acadêmico-paciente, por meio do acompanhamento de atendimento clínico de pacientes idosos, na Faculdade de Odontologia. Realizar atividades de informação e prevenção em saúde bucal do idoso, junto aos pacientes usuários da Faculdade de Odontologia.

Justificativa

O curso de Odontologia da Faculdade Federal de Pelotas, não tem em sua grade curricular uma disciplina que aborde questões relacionadas à Odontogeriatria e Gerontologia, que se dedique à qualificar o atendimento clínico do paciente idoso, abordando questões psicossociais e comorbidades associadas ao processo de envelhecimento, além do atendimento odontológico do idoso. É notório dizer que as disciplinas com caráter curricular obrigatório não são capazes de suprir, ao acadêmico, o conhecimento requerido para lidar com um paciente que depende de um cirurgião-dentista atento aos diversos aspectos do envelhecimento. Torna-se então de extrema importância, estudar os cuidados e manejos apropriados à este público, uma vez que o envelhecimento populacional é uma realidade mundial e o mercado de trabalho carece de profissionais capacitados que possam atender e dar suporte à esta população. O projeto unificado Reaprendendo a Sorrir: Odontogeriatria e Gerontologia reúne em um só projeto ações de ensino e extensão com a proposta de levar aos acadêmicos conhecimento sobre odontogeriatria e saúde do idoso, a fim de desenvolver habilidades e competências necessárias para o atendimento qualificado desta população, garantindo tratamento humanizado e de qualidade. O projeto irá aumentar as experiências dos acadêmicos sobre o envelhecimento, estimulando-os a ensinar, orientar e desenvolver práticas de promoção ao envelhecimento saudável, acessíveis aos idosos, além de manter familiares e cuidadores informados sobre o assunto.

Metodologia

Ação de ensino - Grupo de estudo:
Serão realizadas reuniões semanais, com duração de 2 horas, para discussão de conteúdos sobre odontogeriatria e saúde do idoso, previamente selecionados. A busca e a leitura do material para discussão será feita de forma orientada, com perguntas que estimulem o aluno a associar o conteúdo abordado nas reuniões, com o conteúdo aprendido no curso de graduação em odontologia, e com as vivências do contato com idosos. Também serão distribuídos temas para apresentação em forma de seminários, que serão apresentados em eventos.
Ação de Extensão-Ciclo Multidisciplinar de palestras sobre Saúde do Idoso:
A organização deste evento será realizada pelos alunos, que deverão contactar palestrantes, sugerir temas de interesse, divulgar o evento, confeccionar certificados e relatório de participação, ao final de cada ciclo de palestras.
Ação de Extensão- Sala de espera ativa:
Serão definidos 4 temas de interesse para serem abordados em sala de espera, como forma de acolher o paciente idoso. Os temas devem estar relacionados à promoção do envelhecimento saudável, cuidados com a saúde oral, importância da socialização do idoso, e bem estar. Os temas serão estudados pelos alunos e apresentados em forma de diálogo, cartazes ou folders explicativos, sempre de forma simples, para que toda informação possa ser compreendida. Ao final da atividade haverá a confecção de um relatório de avaliação.

Indicadores, Metas e Resultados

Ação: Grupo de Estudo
Indicador: proporção do número de conteúdos discutidos pelo grupo de estudos apresentados em congressos.
Meta: Apresentar em congressos 100% dos assuntos discutidos pelo grupo de estudos.
Ação: Ciclo Multidisciplinar de Palestras sobre saúde do idoso.
Indicador: Proporção de alunos da UFPel participantes do evento.
Meta1: Ampliar a divulgação do evento e atingir um público alvo de 100 alunos ouvintes, durante a totalidade de dias do evento.
Meta2: Contabilizar a participação de alunos e do público em geral, em cada uma das atividades do Ciclo de palestras, identificando a área de atuação de cada participante e se estudante, em qual semestre do curso de graduação está matriculado.
Ação: sala de espera ativa:
Indicador: proporção de pacientes participantes na atividade
Meta: Realizar 100% das atividades propostas para o público de pacientes atendidos nas clínicas de prótese total da faculdade de Odontologia.
Resultados esperados:
Despertar o interesse dos acadêmicos de odontologia para a saúde bucal do idoso e seu atendimento. Conscientizar e sensibilizar os acadêmicos sobre o processo de envelhecimento e sua influência na forma como o paciente é atendido no consultório odontológico. Introduzir aos acadêmicos conteúdos teóricos relevantes sobre odontogeriatria. Divulgar conteúdo trabalhado durante o projeto para a comunidade acadêmica, em forma de seminários, apresentação de trabalhos em eventos e publicações. Levar à população em geral e público-alvo (idosos) informações para um envelhecimento saudável e cuidados com a saúde bucal dos idosos. 6. Incentivar os acadêmicos a realizar trabalhos voluntários em casas de repouso e em outras instituições.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA JULIÊ SCHUSTER
AMANDA TONETA PRUX
ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MELLO
ANNA PAULA DA ROSA POSSEBON
BERNARDO BERNARDES DE SOUZA
BRUNA RODRIGUES RIBEIRO
BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI
Bruna Thurler Alves
CAROLINA MODERNEL SOARES
CATIUSCIA ALVES GONÇALVES
CRISTINA HELENA MORELLO SARTORI
DANIELA HAUBMAN PEREIRA
EMILLY EBERSOL DA SILVA
FERNANDA FAOT15
FERNANDA ISABEL ROMAN RAMOS
FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR
FRANCIELLI FERNANDEZ GARCIA
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ
GABRIELA SCHNEID RIOS
GEORGIA ARLA CABRERA KHADER
GIOVANNA BOFF PADILHA
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin
JEAN VITORIA LIMA
JORDANA KUNDE BERGMANN
JULIA BICCA NOGUEZ MARTINS
JULIA BORTOWSKI DE MEDEIROS
JULIA RODRIGUES BURKERT
JULIANA FLORES MANKE
JULIANA GARCIA ALTMAM
KAIO HEIDE SAMPAIO NÓBREGA
LAURA BARRETO MORENO
LAURA DOMBROWSKI BAULER
LAURA LOURENÇO MOREL
LUCIANA DE REZENDE PINTO48
LUIZA GIODA NORONHA
MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA
MARIA EDUARDA BARBIERI AZAMBUJA
MARÍLIA SOARES DA FONSECA
MATHIAS PONCHE BARBOSA
Magáli Becker Guimarães
NATHALIA MACHADO LINS BRUM
NATHALIA PEREIRA DA SILVA PORTO
Natália Franco Brum
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS
RAFAEL ROSA DE AVILA
ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA
SALMA ROSE BUCHNVEITZ SALYBI
Telma de Souza Pires
VICTÓRIA KLUMB

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