Nome do Projeto
Eletromagnetismo: Desafios e Possibilidades na área de Petróleo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
31/03/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A indústria petrolífera, que ao longo dos anos, vem apresentando um contínuo desenvolvimento de ferramentas que buscam, de forma eficaz, informar e/ou representar os perfis dos poços de exploração de petróleo e gás, especialmente as propriedades físicas da formação. As informações acerca de tais propriedades, dependendo das características da ferramenta, podem resultar em parâmetros elétricos, magnéticos e geológicos da formação. As ferramentas de perfilagem eletromagnética (EM) apresentam como fator determinante de utilização, no processo de perfilagem, a capacidade de analisar a resistividade da formação. Este parâmetro permite indicar, de forma simples, a presença ou ausência de hidrocarbonetos, em função destes serem caracterizados por propriedades elétricas isolantes, Canabarro M.S., 2016.

Objetivo Geral

- Apresentar ao aluno de graduação como o Eletromagnetismo aplicado pode ser aplicado na industria Petrolífera e seus desdobramentos.

Justificativa

Ao mesmo tempo que o estudo do Eletromagnetismo nos apresenta uma grande gama de aplicações ele também acaba afastando possíveis alunos devido a abordagens clássicas. Por conseguinte, este projeto de Ensino buscará unir a experiência adquirida e aplicada nos estudos do Eletromagnetismo aplicado e a curiosidade nata de alunos que vislumbram estudar formas mais práticas o Eletromagnetismo. Como norte os estudos durante o projeto pode-se delinear de forma sucinta como o Eletromagnetismo esta presente na Indústria Petroléfera:

Metodologia

- O primeiro semestre de estudos será dedicado a revisão da bibliografia da área de Eletromagnetismo aplicado, sensores EM na Industria Petrolífera e possíveis modelamentos de sensores
- O segundo semestre será dedicado à propor soluções e possíveis implementações de protótipos.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores será vislumbrado a inserção de novos alunos na área de Eletromagnetismo Aplicado, possibilitando que possam aplicar o conhecimento adquirido ao longo do projeto em suas pesquisas e/ou em suas carreiras seja ela corporativa ou através de Startups.
Como metas, pode-se revisitar pontos que ao longo do projeto foi mencionado como o domínio do conceito Eletromagnetismo através de publicações e apresentação de soluções seja via publicações acadêmicas ou possíveis produtos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME SIMON DA ROSA
JÚLIO CÉSAR ROLOFF PERES
MAIQUEL DOS SANTOS CANABARRO1
PEDRO HENRIQUE CARDOSO GOMES

Página gerada em 25/04/2024 19:19:21 (consulta levou 0.126103s)