Nome do Projeto
Dosador de sementes pneumático com cilindro perfurado vertical acionado eletricamente
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/03/2020 - 31/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O avanço das tecnologias eletrônicas no meio agrário possibilita a resolução de uma série de problemas de precisão e controle, dentre estes a dosagens de sementes em velocidades elevadas. Através das metodologias de desenvolvimento de produtos visa-se construir dosadores em plástico injetado com acionamento elétrico, aliando os ótimos resultados dos dosadores pneumáticos de cilindro vertical ao acionamento e controle eletrônicos, buscando-se assim a possibilidade de um controle em malha fechada com a velocidade das rodas e referência no espaçamento entre sementes desejado, através de testes em bancada, verificar se há melhor distribuição espacial e se os controles individuais dos dosadores garantem melhores aproveitamentos dos insumos empregados, além disto, este projeto é focado para a agricultura familiar, que é quase esquecida pelo mercado quando falando em tecnologias eletrônicas embarcadas.

Objetivo Geral

 Desenvolver um protótipo físico de um dosador de sementes pneumático, com disco perfurado vertical e acionado eletricamente, possibilitando controle eletrônico, obtendo assim, maior precisão na dosagem e na regularidade de distribuição longitudinal de sementes, focado no modelo de produção agrícola familiar.

Justificativa

Justifica-se a necessidade de pesquisas para desenvolvimento de dosadores de sementes que atendam as novas demandas de tecnologia do mercado ao mesmo tempo em que atinjam o setor de agricultura familiar, visando melhor qualidade de vida e produtividade ao melhorar o desempenho na semeadura com ajustes finos garantindo padrões de deposição longitudinais mais precisos em tempo real independente da cultura empregada.

Metodologia

O presente trabalho será realizado nas dependências do Núcleo de Inovações em Máquinas e Equipamentos Agrícolas - NIMEq do Departamento de Engenharia Rural UFPel, utilizando as metodologias de Projeto de Desenvolvimento de Produtos (PDP) como descritos em ROZENFELD et al. (2006), PAHL et al. (2007) e REIS (2003), metodologias estas que foram utilizadas com êxito em trabalhos desenvolvidos dentro do NIMEq, como os de CUSTODIO (2015), OLDONI (2012), STEFANELLO (2013) e SPAGNOLO (2014), mais especificamente será empregado o Modelo de Fases de PAHL et al. (2007) utilizado e modificado pelo Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos - NeDIP do departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, como descrito em REIS (2003).

Indicadores, Metas e Resultados

O resultado esperado é obter um protótipo de um dosador de sementes acionado e controlado eletricamente que possibilite emprego em semeadoras usuais, com baixa complexidade, baixo preço, boa resposta funcional e adaptabilidade para montagem em diferentes semeadoras. De acordo com a tendência dos avanços das tecnologias eletrônicas embarcadas em máquinas agrícolas e também do avanço da agricultura 4.0. Desta forma gerando impactos positivos aos agricultores familiares, hoje pouco atendidos por estas tecnologias, possibilitado um maior controle sobre a produção e a qualidade da semeadura.
O Impacto pretendido é que com esta tecnologia, se consiga com baixo custo e elevada qualidade, atender às métricas de desempenho de dosadores no mercado, em velocidades de trabalho usuais, como dosagens padronizadas, baixas incidências de sementes duplas e de falhas, implicando em um elevado padrão de deposição longitudinal, com bônus de possibilidade de controle em tempo real individualizado e informações para tomadas de decisões antes obtidas de formas mecânicas externas ao dosador.
A geração de documentação necessária para a produção deste mecanismo dosador de semente, bem como os resultados da avaliação de seu protótipo em testes de campo e em discussões com grupo técnico especialista, são apontados como resultados finais ao estudo, podendo ser gerada patente do mecanismo

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELO VIEIRA DOS REIS2
ANTONIO LILLES TAVARES MACHADO1
EDUARDO WALKER1
FABRICIO ARDAIS MEDEIROS1
MATHEUS ROBERTO ALBARRACIN CASELATTO
MAURO FERNANDO FERREIRA1
Marlon Soares Sigales
ROBERTO LILLES TAVARES MACHADO1

Página gerada em 24/04/2024 11:28:05 (consulta levou 0.209943s)