Nome do Projeto
Revista PROCIÊNCIAS Online
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/05/2020 - 17/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto “Revista PROCIÊNCIAS Online” consiste num periódico que tem por finalidade a divulgação de artigos escritos por docentes, pesquisadores e discentes da UFPel e de outras instituições, que abordem temas que associem as áreas das Engenharias e Ciências Exatas com a temática de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) assim como a sua relação com conceitos de Cidadania, Ética, Responsabilidade Social e Inovação (CERS). A Revista, de natureza científica e multidisciplinar, que já possui 3 números publicados, busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos que fazem parte da formação dos profissionais das áreas de Engenharias e Ciências Exatas, privilegiando a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Por ser uma publicação virtual, ela atinge o público geral, nacional e internacional. Portanto, o projeto de extensão oferece ao público interno e externo da UFPel o acesso livre e contínuo a uma publicação periódica sobre a temática em tela e incentiva a produção e publicação cientifica que aborde temas das áreas de Engenharias e Ciências Exatas relacionados com CTS e CERS, fomentando uma formação humana abrangente.

Objetivo Geral

Oportunizar um espaço de publicação de artigos científicos que abordem temas que associem as áreas das Engenharias e Ciências Exatas com a temática de Ciência, Tecnologia e Sociedade e a sua relação com conceitos de Cidadania, Ética, Responsabilidade Social e Inovação; para atender público interno e externo à UFPel.

Justificativa

Os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS apresentam-se como uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia num contexto social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico. As questões relativas à Ciência e à Tecnologia e suas importâncias na definição das condições da vida humana, extrapolam o âmbito acadêmico para se converterem em centros de atenção e de interesse do conjunto da sociedade. Ciência, Tecnologia e Sociedade configuram uma tríade mais complexa que uma simples série sucessiva, e sua combinação obriga a analisar suas relações recíprocas com mais atenção do que implicaria a ingênua aplicação da clássica relação linear entre elas (OEI, 2003). Por sua vez, os conceitos de Ética, de Responsabilidade Social e de Inovação assumiram papeis fundamentais no desenvolvimento das organizações. Nesse sentido, e considerando-se que a formação nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas exige muito mais do que o cumprimento de uma formação curricular previamente desenhada, esta proposta justifica-se pela possibilidade de propor um espaço para divulgação e reflexão a respeito dos temas CTS e CERS relacionadas com as Engenharias e as Ciências Exatas, possibilitando a articulação de novos referenciais teóricos, resultados de pesquisa e relatos de experiência. Por fim, destaca-se o impacto social favorável da proposta por considerar que, a partir das publicações produzidas por estudantes, professores e pesquisadores de dentro e fora da UFPel, a temática CTS e CERS possa ultrapassar a abordagem “em paralelo” com as práticas pedagógicas para elas virem a se integrar.

Metodologia

O projeto será desenvolvido no Centro de Engenharias da UFPel, com participação de docentes e discentes do Centro. O projeto prevê, para o prazo de sua vigência, a capacitação de alunos/as integrantes do projeto na temática das publicações online; customização do software livre Open Journal System - OJS para adequação à Revista PROCIÊNCIAS Online; divulgação da Revista para a recepção de artigos e a publicação do primeiro número da Revista até o mês de Dezembro de 2018. A atuação de discentes é de relevância para a consecução dos objetivos do projeto, já que, após receberem formação adequada, eles atuarão em todo o processo de editoração da revista. Durante a execução do projeto, os discentes terão oportunidades de complementação acadêmica tanto no que diz respeito aos temas de ensino e pesquisa CTS e CERS como na utilização de software para gestão de revistas online. Trata-se de uma proposta metodológica que valoriza a indissociabilidade entre a pesquisa, o ensino e a atividade de extensão proposta, que oferece um papel privilegiado atribuído à participação ativa do discente e sua interação com público interno e externo à UFPel, visando à colaboração na construção de conhecimento. Do ponto de vista metodológico do projeto, inovar significa estruturar atividades de extensão que requeiram o envolvimento ativo do discente no planejamento e na realização das atividades propostas. Neste contexto, a promoção de atividades de extensão que permitam a inserção dos estudantes em situações reais de trabalho, não apenas contribui para dar novos significados aos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes como também para qualificar a docência dos professores em serviço, na medida em que seu envolvimento com a situação problema e suas possíveis soluções caracterizam a abordagem metodológica das aprendizagens baseadas em projetos.

Indicadores, Metas e Resultados

Capacitação de alunos/as integrantes do projeto
Customização software Open Journal System - OJS para adequação à Revista PROCIÊNCIAS Online
Divulgação da Revista PROCIÊNCIAS Online
Recepção e avaliação de artigos
Editoração
Publicação de edições semestrais da Revista PROCIÊNCIAS Online nos anos próximos quatro anos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ21
Alesson Iven Mielke
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ9
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO5

Página gerada em 26/04/2024 15:37:55 (consulta levou 0.153672s)