Nome do Projeto
Acolhida CLM 2020
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/03/2020 - 04/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Projeto de Ensino Acolhida CLM 2020 insere-se no objetivo do Programa de Enfrentamento à Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação da UFPel, da Pró-Reitoria de Ensino. Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM) no primeiro ano, pois acredita-se que as experiências vivenciadas na Universidade neste período são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. As diferenças entre a Educação Básica e a Superior podem ser intimidantes: estrutura física dispersa entre diversos campi, novos procedimentos burocráticos, diferenças de propostas didáticas, conteúdos avançados, etc. Oportuniza-se e estimula-se a aproximação entre discentes veteranos e ingressantes a fim de que a troca de experiências entre pares auxilie na compreensão do universo acadêmico vivenciado na Universidade. Estudantes que são acolhidos por seus pares “mais experientes” têm apoio para compreender e vivenciar a realidade acadêmica, além de orientação e estímulo para criar um grupo com sua turma de ingresso - o que pode auxiliar no desenvolvimento do sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade. Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática receberá os ingressantes, no período de matrícula e na primeira semana de aula, especialmente, no primeiro dia. O acompanhamento dos ingressantes 2020/1 se estenderá pelo primeiro ano do Curso em atividades organizadas pelos discentes veteranos participantes do Projeto Acolhida CLM 2020.

Objetivo Geral

Acompanhar os ingressantes 2020/1 do CLM, ao longo do primeiro ano do Curso, a fim de desenvolver o sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade a partir do acolhimento de seus veteranos, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência no Curso.

Justificativa

Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM) no primeiro ano. Acredita-se que a troca de experiências neste período contribui para a permanência no Ensino Superior, a adaptação à rotina acadêmica e à identificação com sua futura profissão de forma solidária e coletiva.
As atividades de recepção e acolhimento aos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.

Metodologia

Um grupo de estudantes veteranos do Curso de Licenciatura em Matemática organizaram-se para recepcionar os ingressantes no período da matrícula e primeira semana de aulas, especialmente, no primeiro dia. Serão feitas apresentações e conversas sobre a UFPel, o IFM e o CLM, além do apadrinhamento dos alunos ingressantes pelos veteranos.
Para a continuação da Acolhida CLM 2020 durante o ano, serão realizadas outras Ações, definidas pelo grupo de discentes veteranos participantes do projeto, em acordo com o grupo de discentes ingressantes, buscando atender as demandas reais que este novo grupo apresentar.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será́ orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecerá eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, materiais pedagógicos, entre outros, espera-se auxiliar o novo grupo de alunos do CLM na permanência no Ensino Superior, na adaptação à rotina acadêmica e na identificação com sua futura profissão buscando evitar a evasão do Ensino Superior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA GIOVANA GONCALVES MALGUEIRO
DANIELA STEVANIN HOFFMANN1
GLAUCIA POTENZA SOARES8
GUILHERME LUBKE QUEVEDO
JOAO LUCAS CRUZ FICK
LARA DILELIO ALVES
MELISSA DE LIMA BACH
MILENE FOSTER DOS SANTOS
PRISCILA INDIAN CONCEICAO RANGEL

Página gerada em 23/04/2024 21:12:31 (consulta levou 0.165791s)