Nome do Projeto
Cine UFPel para escolas e asilos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/04/2017 - 28/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O projeto acontece desde 2014. Consiste na realização de sessões de filmes para crianças e adolescentes de escolas públicas e aos idosos de asilos de Pelotas. São exibidos filmes adqueados a cada um dos públicos, conforme faixa etária. Nas sessões para as escolas a exibição é precedida de debate e conversa sobre o filme exibido, tanto do ponto de vista da temática da obra, quanto da linguagem do cinema. Já as exibições para os idosos é uma parceria do Cine Ufpel com o projeto social Arte Pela Luz dos Olhos Teus, o qual existe desde 2013, em Pelotas. O projeto "Cinema para Idosos - carona solidária" consiste em levar idosos de diversas ILPS´s de Pelotas, por meio de caronas, à sala de cinema da Universidade Federal de Pelotas para assistirem filmes voltados a este público. O objetivo principal deste projeto é promover o convívio de idosos com a comunidade pelotense por meio da arte.

Objetivo Geral

O objetivo principal do projeto é proporcionar sessões de cinema comentadas, dirigidas à escolas públicas de Pelotas e região e aos asilos da cidade, proporcionado um momento de lazer em uma sala de cinema adequada, e colaborar na formação cultural do público alvo. Além´me disso, tem como princípio estimular os alunos a realizarem mostras e sessões de filmes para o público. Então, é objetivo também do projeto instrumentalizar os acadêmicos para distribuição de obras em festivais; bem como para realização e produção de filmes.

Justificativa

A formação de público e oferta de entretenimento de qualidade são fundamentais para a comunidade. Este projeto visa oferecer sessões de cinema adequados ao público alvo que são crianças e adolescentes de escolas públicas e idosos de asilos da cidade. Além de proporcionar um momento de lazer a comunidade, com mostra de filmes totalmente gratuito em uma sala de cinema, busca-se sempre realizar sessões comentadas para que além de entreter, consigamos acrescentar na formação cultural deste público. Além disso, realizar integração entre universidade e profissionais para a exibição de audiovisual na cidade de Pelotas é a melhor forma de inserir os estudantes no mercado de trabalho, dando aos alunos experiência profissional e visibilidade fora do circuito acadêmico. Desenvolver conhecimentos a cerca da distribuição e exibição audiovisual é, ao mesmo tempo, uma estratégia para qualificar a formação dos estudantes e uma forma de promover exibições de filmes na cidade, contribuindo para a formação de público para a arte local.

Metodologia

O projeto com os idosos conta com o apoio de mais de 70 caroneiros solidários da comunidade pelotense para levar os idosos ao cinema e levará mais de 160 idosos de 17 Instituições de Longa Permanência de Pelotas com assiduidade ao cinema (sessões quinzenais). Os filmes foram programados com base nas preferências dos idosos. Filmes como os de Mazzaropi, "O Gordo e o Magro" e "Embalos de sábado à noite" fazem a alegria dos idosos.
O projeto com as escolas, é organizado da seguinte forma: 1- entramos em contato com as escolas e divulgamos o projeto. 2- sessões são agendadas conforme disponibilidade da escola e da sala;3- avalia-se a faixa etária, escolhe-se o filme a ser exibido. 3- recebe-se a escola, projeta-se o filme e por fim, promovemos um debate.

Indicadores, Metas e Resultados

Nosso projeto é avaliado em conjunto com nossos parceiros: as escolas e os asilos. A cada sessão é feita uma avaliação do aproveitamento da mesma pelo publico, em conversa com os coordenadores e com os espectadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SCHULER CAVALLI
ALICE SOARES DE MOURA AVELLAR CORSINI E GASTALDON CYRINO
ANA PAULA AMBROSANO RIBEIRO
ARTHUR IVAN GADELHA VILHENA
CÍNTIA LANGIE ARAUJO14
DAYARA DE SOUZA FRANCO
ELOISA SOARES CALDEIRA
ELOISA SOARES CALDEIRA
ELOISA SOARES CALDEIRA
GABRIELA DOS SANTOS MONTEZI
LIANGELA CARRET XAVIER6
MARIA CLARA DOS SANTOS SOUZA
MARILIA SHEILA DOS SANTOS
MAYCOL PAIXAO BASTOS
MICHEL DA SILVA KNUTH
ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA7
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO
VINICIOS RODRIGO WIEDERGRUN

Página gerada em 25/04/2024 14:56:24 (consulta levou 0.157251s)