Nome do Projeto
Buteco da Filosofia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/03/2020 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
O projeto de extensão "Filosofia no Buteco" tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão filosófica a partir de debates, entrevistas e conversas não só entre e por filósofos, exclusivamente, mas a partir da participação de pessoas, acadêmic@s e profissionais das mais variadas areas do conhecimento, cultura, arte e religiões, assim como articulando ações junto a sociedade civil e aos movimentos sociais.

Objetivo Geral

O projeto de extensão "Filosofia no Buteco" tem como objetivo "levar" a filosofia, concebida tanto como uma atividade crítica e reflexiva, como um conjunto de conhecimentos e saberes, para a discussão e debate na comunidade a partir de temas e problemas de caráter social, cultural, moral, religioso, etc. Objetivos específicos: - promover o diálogo entre a filosofia e as demais areas do conhecimento e da cultura em geral; - realizar debates e entrevistas contando com diferentes perspectivas, opiniões e abordagens sobre o mesmo tema; - oportunizar à comunidade em geral o acesso ao conhecimento produzido na academia a partir da interação entre estas duas esferas da sociedade; refletir sobre temas, problemas e questões atinentes à preocupação humana através de um foco interdisciplinar.

Justificativa

O projeto "Filosofia no Buteco" justifica-se pela necessidade da filosofia no âmbito social em geral tendo em vista o seu caráter crítico-reflexivo sobre os nossos preconceitos e crenças, atitudes que, muitas vezes, não são colocadas à prova ou questionadas, sendo tomadas como verdades absolutas. Com efeito, umas das "tarefas" da filosofia consiste em sua capacidade de fazer com que os sujeitos reflitam sobre a sua condição no mundo e no seu contexto sócio-cultural, sobre as suas crenças, etc, para que possa intervir e atuar de uma forma mais livre, responsável e crítica. Neste sentido, a velha definição da filosofia como aquela ciência com a qual ou sem a qual o mundo permanece igual acaba por manifestar a sua ingenuidade e apego aos ideais positivistas. Por outro lado, parece-nos que só a partir de filósofos pós-modernidade e romantismo, como Nietzsche, Marx, Heidegger, Sartre, só para citar alguns, é que a filosofia passa a apontar para a necessidade de justificar-se como uma disciplina transformada da realidade. Nesta direção, pensamos na construção de um projeto de extensão como "Filosofia no Buteco" para tentar promover o debate filosófico sério e com rigor argumentativo na inserção com a comunidade em geral a partir de temas e problemas de relevância social. Além disso, o projeto prevê que em tais debates participem profissionais e pessoas externos à filosofia, bem como de acadêmic@s de graduação e de pós-graduação. Por último, o projeto pretende ser itinerante, de modo que temos a pretensão de "levar" a Filosofia para "butecos" não só na periferia da cidade de Pelotas, portanto, não se limitando a ambientes próximos dos estudantes e do centro da cidade, como, por exemplo, em bairros como a Z3, Dunas, Getúlio Vargas, mas também pretendemos realizar ações nos pólos do Curso de Licenciatura em Filosofia Ead (18 polos no estado do RS).

Metodologia

O projeto prevê, pelo menos, a realização de uma atividade mensal. A metodologia das atividades do projeto consiste em promover debates sobre temas que sejam de relevância social com a presença ou participação de debatedores com diferentes perspectivas sobre os mesmos, garantindo uma discussão plural e interdisciplinar. As/os debatedores podem ser acadêmicos, professores ou não, além também de convidarmos ativistas e militantes da comunidade em geral, sindicatos, e outras organizações não-governamentais. Por último, o objetivo do projeto é promover estes debates em diferentes bairros e bares da cidade de Pelotas e nas cidades onde temos Pólos do Curso de Filosofia Ead (18 pólos). As ações/Butecos são de 03 horas, em geral, em que cada debatedor tem em torno de 30 minutos para expor a sua perspectiva sobre o tema proposto para, logo após termos um momento de debate com a participação do público presente no evento.

Indicadores, Metas e Resultados

- Promover a reflexão crítica, a participação política e a autonomia dos sujeitos enquanto sujeitos ético-polítcos;

- Fomentar a discussão sobre a importância da filosofia para a cultura e formação do cidadão no país;

- estabelecer cada vez mais vínculos e atividades com outros projetos de extensão, com a sociedade civil e com os movimentos sociais, metas estas que já vem sendo atingidas;

- fortalecer a extensão universitária em seu projeto de curricularização da extensão;

- propiciar aos alunos dos cursos de filosofia (presenciais e Ead) a realização das 310 horas complementares previstas no PPC dos cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO MARTINS DE AVILA
BRUNA SCHNEID DA SILVA
CARLOS ALBERTO MIRAGLIA2
FLAVIA CARVALHO CHAGAS5
JÉSSICA BORGES DE LEMOS

Página gerada em 16/04/2024 03:28:08 (consulta levou 0.335123s)