Nome do Projeto
ClinPet-Grupo de Ensino em Clínica de Pequenos Animais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 30/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Atualmente, os animais de companhia, como cães e gatos são considerados membros integrantes da família. Essa mudança ocorreu devido a maior preocupação com os animais de estimação, com a melhor alimentação disponível e o aumento dos cuidados veterinários. A clínica de pequenos animais é uma área de grande importância dentre as áreas da medicina veterinária. Ela atua além do diagnóstico e tratamento de doenças, contribuindo também com a saúde pública no controle de zoonoses, assim como intervindo na relação tutor-animal. O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove a formação de um profissional generalista, capacitado para se inserir nos mais variados domínios abrangidos pela profissão. Assim, para que o discente possa direcionar sua formação para área de interesse, aprofundar os conhecimentos e vivenciar a realidade profissional, as atividades complementares são parte importante na formação do estudante de Medicina Veterinária estimulando o aprendizado e a atualização do conhecimento. Dessa forma, o objetivo deste projeto é capacitar o acadêmico de Medicina Veterinária da UFPel, na área de Clínica Médica de Pequenos Animais. Serão realizadas reuniões semanais, direcionadas aos acadêmicos de Medicina Veterinária, durante o período acadêmico de 2020, com duração aproximada de 2horas. Nas reuniões serão desenvolvidas apresentações orais, discussão de artigos e de casos clínicos. Também serão convidados como palestrantes profissionais conceituados da área de clínica de pequenos animais da cidade de Pelotas ou cidades próximas, que venham apresentar e compartilhar suas vivências e conhecimentos. No final de cada reunião será disponibilizado um tempo (15-30min) para perguntas e discussão do assunto apresentado/trabalhado. Os temas abordados serão escolhidos de acordo com as sugestões da equipe envolvida baseados no interesse para a formação técnica, acadêmica e social dos integrantes. Assim como será realizada sistematicamente pelos participantes a avaliação do processo visando a contribuição das atividades na formação acadêmica. Portanto espera-se contribuir na formação complementar do discente em Medicina Veterinária da UFPel. Agregando conhecimentos na área de Clínica de Pequenos Animais, além daquelas ofertadas pelo currículo, aproximando o acadêmico da realidade na clínica de pequenos animais, assim como conhecendo os desafios as serem enfrentados no mercado de trabalho.

Objetivo Geral

Promover a formação de estudantes de Medicina Veterinária, com interesse em Clínica de Animais de Companhia (cães e gatos) através do desenvolvimento de atividades complementares de ensino, com o intuito de capacitar os discentes ao conhecimento técnico, prático, social e científico.

Justificativa

Considerando que a área de Clínica Médica de Animais de Companhia vem crescendo muito nos últimos anos, sendo a principal área de estágio dos acadêmicos em conclusão do curso de Medicina Veterinária da UFPel e a as disciplinas específicas de Clínica Médica são contempladas atualmente com a mesma carga horária de mais de 20 anos atrás. Assim, existe há necessidade de atividades complementares para a formação dos acadêmicos interessados nesta área profissional.O projeto em questão já existe desde 2014, sempre tendo muitos estudantes de Veterinária interessados em participar. Se pretende continuar a função germinar nos discentes da Faculdade de Veterinária a construção de um profissional com conhecimento técnico e científico, tendo como foco o preenchimento das lacunas do conhecimento através de discussões e na capacitação desses para o mercado de trabalho. Além das discussões, apresentações de trabalhos e seminários que proporcionarão o embasamento teórico e o discernimento científico, está vinculado ao projeto atividades com o acompanhamento e discussão de casos clínicos e enfermidades importantes na clínica médica de animais de companhia, dessa maneira agregando o conhecimento teórico a prática da profissão, o que é uma base fundamental para a capacitação do profissional.

Metodologia

Serão realizadas reuniões semanais, direcionadas aos acadêmicos de Medicina Veterinária, durante o período acadêmico de 2020, com duração aproximada de 2 horas. As reuniões serão realizadas em grupos menores e também aberta a toda a comunidade interessada da Medicina Veterinária. Haverá o convite divulgado em rede social para a participação dos interessados. Nas reuniões serão desenvolvidas apresentações orais, discussão de artigos e de casos clínicos. Também serão convidados como palestrantes profissionais conceituados da área de clínica de pequenos animais da cidade de Pelotas ou cidades próximas, que venham apresentar e compartilhar suas vivências e conhecimentos. No final de cada reunião será disponibilizado um tempo (15-30min) para perguntas e discussão do assunto apresentado/trabalhado. Os temas abordados serão escolhidos de acordo com as sugestões da equipe envolvida baseados no interesse para a formação técnica, acadêmica e social dos integrantes. Assim como será realizada sistematicamente pelos participantes a avaliação do processo visando a contribuição das atividades na formação acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se contribuir na formação complementar do discente em Medicina Veterinária da UFPel. Agregando conhecimentos na área de Clínica de Pequenos Animais, além daquelas ofertadas pelo currículo, aproximando o acadêmico da realidade na clínica de pequenos animais, assim como conhecendo os desafios as serem enfrentados no mercado de trabalho.
Os participantes serão estimulados a publicações em congressos da área, desta forma facilitando a interação de conhecimento com troca de experiências e vivência com outros acadêmicos e profissionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDER FERRAZ
AMANDA DIAS STUMPF
ANA CLARA DORNELLES REICHOW
ANDREZA BERNARDI DA SILVA
ANNE KAROLINE DA SILVEIRA FLORES
ANTONIELLI DOS SANTOS RADTKE
ANTONIO BATISTA DE CARVALHO
ANTONIO GONÇALVES DE ANDRADE JÚNIOR
BRUNA PORTO LARA
BRUNO CABRAL CHAGAS
BRUNO CABRAL CHAGAS
CAMILA BORGHETTI
CAMILA MOURA DE LIMA
CAMILA MOURA DE LIMA
CARINE DAHL CORCINI1
CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA
CAROLINA SILVEIRA DA SILVA
CLAUDIO LEME DE ARAUJO JUNIOR
CLÁUDIA BEATRIZ DE MELLO MENDES
CLÁUDIA BEATRIZ DE MELLO MENDES
CRISIELE JUNGES RAMGRAB
CRISTINA GEVEHR FERNANDES1
CYNTHIA SLIVINSKIS LEMOS ZANARDO
DANIEL FERREIRA RIBEIRO
DANIELA MADEIRA LEITE
DANIELE WEBER FERNANDES
DÉBORA MATILDE DE ALMEIDA
DÉBORA MATILDE DE ALMEIDA
EDGAR CLEITON DA SILVA
EDUARDA SANTOS BIERHALS
ELIEZER MONTEIRO DA COSTA
EUGÊNIA TAVARES BARWALDT
FABIANA ESTER KRUEL
FABIANE BORELLI GRECCO1
FERNANDA DAGMAR MARTINS KRUG
FRANCESCA LOPES ZIBETTI
GABRIELE DA COSTA OLIVEIRA
GIOVANNI ORLANDI SUZIN
GUSTAVO ANTÔNIO BOFF
JULIANA COSTA DA COSTA
KEWELIN SCHIMMELPFENNIG BONATO
LAÍS FORMIGA SILVA
LORY LUÍSA JACQUES DE CASTRO RIZZATTI
LUCIÉLE PEREIRA DE MELO
LUISA SAALFELD WETZEL
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE2
MARCIA PLA BLASCO
MARIA LUIZA HÜBNER ETGES
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI1
MARIANA DUARTE PEREIRA
MARIANA TIMM KROLOW
MARTHA BRAVO CRUZ PIÑEIRO
MARTHA BRAVO CRUZ PIÑEIRO
MIRIANE MENDES PEREIRA
NATIELE KÜTER LOPES
PAULA PRISCILA CORREIA COSTA1
RISCIELA SALARDI ALVES DE BRITO
SABRINA DE OLIVEIRA CAPELLA
SERGIO JORGE2
SOFIA FIORINI TELLI
THAIS FEIJO GOMES
THAÍS CEZIMBRA REICHOW
VITORIA DE CARVALHO OSCAR

Página gerada em 13/04/2024 16:02:17 (consulta levou 0.261592s)