Nome do Projeto
Pet Terapia: atividade, educação e terapia mediada por animais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 30/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) dividem-se em três partes: Atividades Assistida por Animais (AAA), são atividades que envolvem recreação, lazer e entretenimento dos assistidos; Terapia Assistida por Animais, a qual trata-se de uma intervenção direcionada, com objetivo de desenvolver e melhorar aspectos sociais, físicos, emocionais e cognitivos desenvolvida junto a profissional da saúde; e a Educação Assistida por Animais (EAA) a qual atua na promoção da aprendizagem, do desenvolvimento psicomotor e psicossocial, sendo desenvolvida junto com educador. Para a realização das IAAs podem ser utilizados vários tipos de animais, como cães, gatos, pássaros, entre outros. Sendo os cães os mais utilizados, pois apresentam afeição natural pelas pessoas gerando apego e vínculo. Pesquisas recentes demonstram que as IAAs proporcionam as pessoas assistidas e envolvidas bem-estar, diminuição do estresse e da pressão arterial, promovem a socialização e a afetividade e ainda ajudam na estimulação da cognição e das atividades motoras, sendo ainda catalizadores da socialização e da afetividade. Desta forma os animais co-terapeutas são importantes auxiliares na educação, na terapia e no desenvolvimento de atividades lúdicas. Sendo necessário assegurar a saúde e bem-estar dos animais participantes das IAAS. Assim, é de extrema relevância a inclusão de projetos que retratem esse tema em meio acadêmico, para formação de profissionais mais humanitários e integrados trabalhando de forma inter, trans e multidisciplinares, já que as IAAs são uma prática que vem crescendo e despertando o interesse de profissionais de diversas áreas da saúde e da educação. O objetivo deste projeto é capacitar acadêmicos da Medicina Veterinária e de áreas afins na realização das IAAs. Serão realizadas reuniões semanais com a discussão de temas importantes na fundamentação das IAAs e a discussão de vivências e de artigos científicos. Também serão desenvolvidos conteúdos em relação a seleção, treinamento, cuidados de higiene, nutrição, saúde e bem-estar dos cães e gatos co-terapeutas, que são considerados como animais de trabalho. Ainda serão realizadas atividades práticas dos temas abordados nas reuniões. Assim espera-se desenvolver o conhecimento dos acadêmicos nesta área que tem crescido muito nos últimos anos, mas que ainda não está contemplada na grade curricular formal da maioria dos cursos envolvidos.

Objetivo Geral

Capacitar acadêmicos da Medicina Veterinária e de áreas afins na realização das Intervenções Assistidas por Animais, a partir do desenvolvimento do conhecimento teórico-prático.

Justificativa

As Intervenções Assistidas por Animais tem sido reconhecida nos últimos anos como um importante auxiliar nas terapias e na educação, assim como em atividades lúdicas, justamente por haver uma forte ligação de afetividade e interação entre o homem e o animal, sendo o animal co-terapeuta um facilitador. O Projeto Pet Terapia da UFPel existe desde 2006, sendo pioneiro nas universidades, e nestes anos vem proporcionando o crescimento e formação teórico/prática dos acadêmicos nesta área. Considerando que as IAAs por animais não compõe a grade curricular dos cursos envolvidos, embora nos últimos anos já tenha sido motivo de palestras e de debates em algumas disciplinas, justificado pelo crescimento e credibilidade dos efeitos das IAAs, comprovados com pesquisas e relatos de casos. Assim o projeto aqui proposto se justifica pela formação acadêmica nesta área.

Metodologia

Primeiramente será aberto seleção para participantes de acadêmicos da veterinária e de áreas afins para participação na equipe deste projeto, a cada semestre. Serão realizadas reuniões semanais com a discussão de temas importantes na fundamentação das IAAs e a discussão de vivências e de artigos científicos. Também serão desenvolvidos conteúdos em relação a seleção, treinamento, cuidados de higiene, nutrição, saúde e bem-estar dos cães e gatos co-terapeutas. Ainda serão realizadas atividades práticas dos temas abordados nas reuniões.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se desenvolver o conhecimento dos acadêmicos nesta área que tem crescido muito nos últimos anos, mas que ainda não está contemplada na grade curricular formal da maioria dos cursos envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA MOURA DE LIMA
DÉBORA MATILDE DE ALMEIDA
ELLEN LOÍDE DAMASIO
EMANUELE PRADO SILVA
FERNANDA DAGMAR MARTINS KRUG
JULIANA COSTA DA COSTA
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE2
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA1
MARLETE BRUM CLEFF1
MIRELA MALLMANN SCHMALFUSS
MONIKE SILVA COSTA
NICOLE BENTO FUNK
SABRINA DE OLIVEIRA CAPELLA
TAINA ROSA DA SILVA
VIVIANE RIBEIRO PEREIRA

Página gerada em 20/04/2024 10:10:00 (consulta levou 0.167121s)