Nome do Projeto
A língua portuguesa em uso
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 20/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto visa a oferecer aos estudantes da UFPel cursos de língua portuguesa que trabalhem com leitura e produção textual, bem como com aspectos gramaticais da língua portuguesa (concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, instrumentos gramaticais de subordinação e de coordenação). Os cursos procurarão aprimorar o conhecimento de linguagem dos estudantes e minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa.

Objetivo Geral

Oportunizar aos estudantes da UFPel atividades de reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa, com a consequente prática linguística.

Objetivos específicos:
(a)Contribuir para o desenvolvimento, nos estudantes, das habilidades de leitura e produção textual;
(b)Minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa.

Justificativa

O projeto justifica-se pelas necessidades demonstradas por muitos estudantes de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura e produção textual e com a reflexão mais aprofundada sobre a estrutura gramatical da língua portuguesa para a vivência acadêmica. Esse trabalho poderá contribuir para a diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão nos diferentes cursos da UFPel. Além disso, a ampliação do conhecimento de linguagem poderá ter repercussão inclusive no campo profissional da vida dos alunos. Para que se aprimorem as habilidades linguísticas, é necessária uma ampla exposição a textos de diferentes gêneros, a fim de que os estudantes possam estabelecer contrastes entre os elementos que tendem a aparecer em cada um, em especial os textos do gênero acadêmico, como resenha, fichamento, artigo.

Metodologia

O projeto será ofertado aos estudantes da UFPel em módulos de 40 horas/aula. Cada módulo terá duração de 8 semanas. Semanalmente, os estudantes participarão de encontros presenciais de 4 horas/aula e farão 1hora/aula de atividade dirigida (produção textual, atividades de fixação sobre algum aspecto gramatical). Os encontros presenciais acontecerão nas dependências da UFPel em turno inverso ao das atividades regularmente desempenhadas pelos alunos nos cursos em que estão matriculados. Cada turma contará, no máximo, com vinte participantes. O processo de seleção dos participantes do projeto será feito por intermédio de um edital que será publicado no "site" da UFPel. Os vinte primeiros inscritos serão matriculados. O ministrante terá um lista dos alunos excedentes que poderão ser chamados, caso haja alguma desistência ao longo do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, ao longo dos cursos, os alunos demonstrem crescimento linguístico através da aplicação dos conhecimentos específicos adquiridos em sala de aula sobre a produção textual e a estrutura da língua portuguesa. Nas produções escritas, os alunos deverão demonstrar fidelidade ao tema, presença da estrutura do gênero textual estudado, presença de coesão e coerência, bem como o uso do registro escrito culto da língua portuguesa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA DA SILVA LOUZADA
CAMILA MARTINS VELLAR
FERNANDA ESPERANCA DA FONSECA
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA
JANEARA DA CRUZ FERNANDES
JESSICA DE VASCONCELOS GADEA
JESSICA LOPES DIAS
JOANA DE ALMEIDA KONZGEN
JULIA DE ALMEIDA DOS SANTOS
LUANA PERES GULARTE
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
MAURÍCIO MACHADO GONÇALVES
OLAVO THIEL FAGUNDES
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO4
RANIELA SILVA DOS SANTOS
VALENTINA VIEIRA DE OLIVEIRA KURTZ DE AZEVEDO

Página gerada em 25/04/2024 14:36:17 (consulta levou 0.145454s)