Nome do Projeto
Ensino Coletivo de Cordas UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/03/2020 - 11/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto consiste no ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), em aulas semanais de instrumento e de prática de orquestra, oferecidas gratuitamente à comunidade (universitária ou não).
O projeto tem duas linhas:
- pedagógica: aprendizado de instrumento de cordas e prática musical em conjunto.
- artística: formação de público por meio de concertos públicos e gratuitos. Os concertos preveem a participação de músicos profissionais como solistas, que também ministrarão oficinas aos alunos do projeto na ocasião da sua visita.
As aulas de instrumento e o repertório abordado, são focados na prática de orquestra, de modo que desde sua primeira semana de instrumento o aluno já tem a experiência de tocar na orquestra. Para tanto, as partes da orquestra são adaptadas conforme o nível de cada turma, possibilitando que grupos tecnicamente heterogêneos integrem uma só orquestra tocando um mesmo repertório juntos.
Objetivo Geral
Promover gratuitamente o aprendizado de instrumento de cordas friccionadas e a prática de orquestra.
Promover a experiência artística de tocar concertos em uma orquestra, num instrumento que se optou aprender e praticar em longo prazo, propiciando o desenvolvimento de habilidades e de qualidades humanas positivas.
Formação de público por meio de concertos públicos, proporcionando não apenas o contato com a música de concerto (assim como as ferramentas para sua apreciação), mas também com um repertório que privilegie a diversidade cultural.
Democratização e descentralização da arte e cultura, pela apresentação de concertos públicos e gratuitos em comunidades carentes e de difícil acesso.
Promover a experiência artística de tocar concertos em uma orquestra, num instrumento que se optou aprender e praticar em longo prazo, propiciando o desenvolvimento de habilidades e de qualidades humanas positivas.
Formação de público por meio de concertos públicos, proporcionando não apenas o contato com a música de concerto (assim como as ferramentas para sua apreciação), mas também com um repertório que privilegie a diversidade cultural.
Democratização e descentralização da arte e cultura, pela apresentação de concertos públicos e gratuitos em comunidades carentes e de difícil acesso.