Nome do Projeto
Monitoramento dos parâmetros cardiovasculares de equinos da raça Crioula em treinamento para o Freio de Ouro
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 19/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A função cardiovascular é essencial para o exercício, termorregulação, respiração e função dos órgãos. Doenças cardíacas são relativamente comuns em cavalos e envolvem lesões congênitas ou adquiridas. Muitas lesões de moderadas a graves podem diminuir o desempenho atlético do animal e até reduzir a vida útil do mesmo. As enfermidades cardiovasculares são consideradas a terceira maior causa de queda de desempenho, após as alterações musculoesqueléticas e respiratórias, e são responsáveis por alterações que acarretam desde uma intolerância ao exercício, até a morte súbita. Este projeto tem como objetivo identificar as evoluções cardiológicas em equinos da raça Crioula em treinamento para competições do Freio de Ouro. Para esta finalidade serão realizados o exame clínico geral, hemograma, bioquímico, hemogasometria, além dos exames eco e eletrocardiográficos.

Objetivo Geral

Identificar as evoluções cardiológicas em equinos da raça Crioula em treinamento para competições do Freio de Ouro.

Justificativa

Em estudos anteriores foram monitorados a frequência cardíaca de equinos, quantificando a intensidade da carga de trabalho, contribuindo para o controle do condicionamento físico e os efeitos do exercício sobre o sistema cardiovascular (EVANS et al., 2000; SERRANO, 2012; COENEN, 2008). Recentemente nosso grupo de pesquisa desenvolveu um estudo determinando parâmetros de frequência cardíaca, velocidade, concentração de lactato e gasto energético de equinos da raça crioula durante as provas de credenciadoras ao Freio de Ouro (CEEA sob o nº 67782), onde foram determinados que todas as etapas de credenciadoras ao freio de ouro, foram classificadas como anaeróbicas e extenuantes, por apresentarem alto gasto energético e lactacidemia (GARCIA, 2019). Levando -se em consideração que os estudos realizados analisaram cavalos em competição, esta pesquisa terá o proposito de dar continuidade a esta investigação, mas em situação de treinamento para esta competição, monitorando os parâmetros cardiovasculares de equinos da raça Crioula em treinamento para o Freio de Ouro.



REFERÊNCIA:

COENEN, M. 2008. The siutability of heart rate in the prediction of oxygen consumption, energy expenditure and energy requirement of the exercising horse. Wageningen Academic Publishers, Wageningen.
EVANS, D.L. Training and fitness in athletic horses. Australia: ARROW Discovery service, RIRDC, 2000.
GARCIA, C. A. S. da C. Frequência Cardíaca, lactacidemiae gasto energético de equinos da raça crioula em provas credenciadoras ao Freio de Ouro. 2019. 39f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós gGaduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2019.
SERRANO, M.G.; EVANS, D.L.; HODGSON, J.L. Heart rate and blood lactate response during exercise in preparation for eventing competition. Equine Veterinary Journal, Cambridge, v. 34, p. 135-139, 2002.

Metodologia

Serão avaliados 20 equinos da raça Crioula em treinamento para a competição do Freio de Ouro e 10 equinos da raça Crioulas sedentários. Será realizado o exame Clínico Geral, Hemograma, Bioquímico, hemogasometria, além dos exames eco e eletrocardiográficos.

-Exame Clínico Geral

O exame será realizado no Centro de Treinamento. Os animais serão contidos manualmente com o auxílio de um buçal. Será realizado FC, FR, temperatura, coloração de mucosas, TPC, motilidade.

- Hemograma

Serão coletadas amostras de sangue através da veia jugular, em tubos estéreis vacuteiner com EDTA. Para isso, os animais serão contidos manualmente com o auxílio de um buçal. As análises serão realizadas junto ao laboratório de bioquímica clínica da Universidade Federal de Pelotas.

-Bioquímico

Serão coletadas amostras de sangue através da veia jugular, em tubos estéreis vacuteiner sem anticoagulante. Para isso, os animais serão contidos manualmente com o auxílio de um buçal. As análises serão realizadas junto ao laboratório de bioquímica clínica da Universidade Federal de Pelotas

-Hemogasometria

Serão coletadas amostras de sangue arterial por punção da artéria maxilar em seringas tratadas com Heparina Lítica. Para isso, os animais serão contidos manualmente com o auxílio de um buçal. As análises serão realizadas junto ao laboratório de bioquímica clínica da Universidade Federal de Pelotas

-Ecocardiografia

Esta avaliação será realizada e interpretada no Centro de Treinamento, com os animais devidamente contidos manualmente, com o auxílio de um buçal. Não será realizado tricotomia nos animais, somente uma limpeza e aplicação de gel condutor. A avaliação ecocardiográfica será realizada entre o 3º e 5º espaços intercostais da janela cardíaca direita, utilizando-se aparelho de ultrassom SonoSite TITAN, com transdutor C15 Sonosite, microconvexo, eletrônico e multi-setorial de 2 a 4 MHz e serão utilizados os modos bidimensional e modo-M. Para facilitar o exame na janela cardíaca direita, o membro anterior direito será posicionado um pouco à frente do membro contralateral

-Eletrocardiografia (EC)

Esta avaliação será realizada no Centro de Treinamento. Os animais serão contidos manualmente, com o auxílio de um buçal. Não será realizado tricotomia nos animais, somente uma limpeza e aplicação de gel condutor. O exame de EC será realizado a partir de adesivos com eletrodos conectados à pele do animal com uma fita adesiva anti-alérgica, na região torácica esquerda. O aparelho (Cardio flash plus® – Cardio’s) ficará fixado com auxílio de ligas elásticas (Coflex), no hemitórax esquerdo do equino durante o período de 4 horas do exame. Os dados registrados no cartão magnético (Flash memorycard64Mb® – Cardio’s) serão analisados em software específico (Cardio Smart Institucional CS 550® – Cardio’s) no setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário, UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se determinar parâmetros fisiológicos cardiovasculares de cavalos da raça Crioula atletas e sedentários. Esse estudo gerará resultados referenciais para o criador e profissionais que trabalham com equinos atletas, os auxiliando no monitoramento dos cavalos nos treinamentos e em competições, motivos de queda de desempenho e desgastes excessivos, evitando assim sofrimento ao animal e perdas econômicas aos proprietários.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHARLES FERREIRA MARTINS2
EDUARDO GONÇALVES DA SILVA
FABIO RAPHAEL PASCOTI BRUHN2
GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI2
GUILHERME MARKUS
HELOÍSA SCHEFFER DE SOUZA
LOUISE MACIEL FERNANDES
MARINA COELHO DE MELLO
PAULA MOREIRA DA SILVA
PAULA PRISCILA CORREIA COSTA2
PRISCILA FONSECA RIBEIRO
RAQUELI TERESINHA FRANCA2
RUAN JORDAN CASTELLI PAIM

Página gerada em 20/04/2024 13:01:50 (consulta levou 0.178883s)