Nome do Projeto
NEFROVET- GRUPO DE ESTUDO DE PATOLOGIAS RENAIS EM CÃES E GATOS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/04/2020 - 09/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O estudo das doenças que acometem os rins dos animais representa importante ramo da patologia veterinária e o detalhamento das inúmeras etiologias que podem estar envolvidas nos processos é bastante complexo. Além disso, com o aumento da expectativa de vida dos animais de estimação (pets) e com maior interesse dos tutores pela saúde desses animais, a nefrologia vem ganhado destaque. O rim é o principal órgão envolvido na manutenção de um ambiente extracelular constante no organismo. As funções homeostáticas vitais exercidas por este órgão incluem produção de urina (com o propósito de eliminar os resíduos metabólicos), regulação do equilíbrio ácido-base, função endócrina (eritropoietina, renina, cininas, prostaglandinas e 1,25 di-hidroxicolecalciferol - calcitriol) e manutenção das concentrações de cloreto de sódio e água Para uma função renal adequada é necessário um tecido renal normal, adequada perfusão sanguínea e eliminação normal de urina pelo sistema urinário O sistema urinário pode ser exposto a estímulos nocivos por ascensão do exterior via uretra, bexiga e ureteres, por via hematógena e pela exposição de substâncias pré-formadas ou metabolizadas localmente.

Objetivo Geral

Detalhar o estudo das patologias que acometem rins de cães e gatos com os acadêmicos do curso de medicina Veterinária.

Justificativa

No curso de Medicina Veterinária, dentro da disciplina de patologia especial veterinária, é impossível abordar com detalhamento as diferentes etiologias e lesões que envolvem os rins das diferentes espécies animais devido a carga horária limitada e a quantidade de conteúdos por ser desenvolvidos no semestre. Dessa forma, um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes de graduação e pós-graduação permitirá uma abordagem mais aprofundada do tema.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais com a discussão de artigos técnicos-científicos ou com palestrantes convidados para abordagem das diferentes patologias que acometem os rins. Ainda os alunos prepararão e ministrarão seminários sobre o assunto

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se motivar os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária a aprofundarem seus conhecimentos sobre as patologias renais e por consequência desenvolverem estímulo a estudos complementares durante todo percurso da graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINA GEVEHR FERNANDES1
FABIANE BORELLI GRECCO1
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI1
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI1
MAURICIO ANDRADE BILHALVA
RAFAELA CASTANHEIRA SOARES

Página gerada em 04/12/2020 08:08:40 (consulta levou 0.096345s)