Nome do Projeto
Implantação e Manutenção de uma Estação de Monitoramento Contínuo GNSS na UFPEL vinculada a RMBC
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2017 - 01/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Meio ambiente
Linha de Extensão
Questão Agrária
Resumo
Este projeto tem por objetivo formalizar as atividades necessárias para a implantação e manutenção de uma estação de monitoramento contínuo GNSS ( Global Navigation Satellite System) vinculado à RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo) no Campus UFPEL do Capão do Leão. Este projeto é realizado em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta estação no âmbito deste projeto e nos ambientes junto à entidade à entidade parceira será caracterizada RSPE- RBMC (Rio Grande do Sul Pelotas - RBMC).

Objetivo Geral

Estabelecer as condições de colaboração para se instalar e manter em atividade uma estação de rastreamento de sinais de satélites GNSS, a ser implantada através de parceria entre o IBGE e UFPEL no campus Capão do Leão da UFPEL, denominada de RSPE, a qual estará vinculada à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC). Esta estação coletará continuamente os dados enviados pelos satélites GNSS. Estes dados serão disponibilizados via internet aos usuários dos sistemas de posicionamento por satélites para que os mesmos possam efetuar as determinações da posição de pontos da superfície da terra com boa acurácia.

Justificativa

A RBMC é constituída uma rede de estações GNSS espalhadas pelo território brasileiro que dá suporte aos usuários de sistema de posicionamento por satélites que utilizam a técnica de processamento relativo. Estes processamentos servem ao propósito de cadastros de imóveis rurais, cadastro de imóveis urbanos, além de importantes aplicações científicas associadas com o monitoramento ionosférico e com sistemas de altitudes físicos, bem como a geração de bases cartográficas. Esta última aplicação é sabidamente importante para o planejamento do desenvolvimento regional e execução de obras de engenharia. Todos os processamentos relativos são limitados pela distância do ponto cuja posição se quer determinar até uma estação de referência. Havendo estações deste tipo já implantadas nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria, detectou-se um vazio na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Deste modo concluiu-se que uma estação da RBMC viria a suprir os anseios da comunidade técnica na referida região do estado.

Metodologia

A instalação de uma estação da RBMC necessita de um local com características adequadas ao seu abrigo. Assim, inicialmente realizou-se a busca de locais dentro da UFPEL que contemplasse os seguintes aspectos: a)Inexistência de obstruções físicas à recepção dos sinais de satélites GNSS; b) Fornecimento de energia elétrica; c) Estabilidade posicional; d) Existência de rede lógica; e)Acesso à antena. Após identificadas algumas alternativas, solicitou-se a visita técnica do IBGE, que é a mantenedor da RBMC para a seleção do local de instalação. Feita a escolha, procurou-se adequar o espaço físico de tal forma que fosse fornecida a infra-estrutura necessária para a instalação dos equipamentos constituintes da estação. Um aspecto das benfeitorias relacionadas à adequação do espaço físico é a construção de um marco de concreto armado que esteja de acordo com os padrões da rede. Este marco foi construído sob a supervisão dos técnicos do IBGE. A instalação do equipamento foi efetuada na sequência e consistiu de uma série de configurações e treinamento dos participantes no projeto para a utilização da estação. Após a instalação é necessário o contínuo monitoramento dos equipamentos por parte da equipe do Setor de Geomática do Departamento de Engenharia Rural da FAEM-UFPEL para que não exista a interrupção de coleta de dados e de disponibilização dos mesmos aos usuários pelo sistema instalado.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta estabelecida é de prestar um bom serviço para a comunidade usuária dos sistemas de posicionamento por satélites. Esta meta será cumprida desde que não exista interrupção de coleta de dados e disponibilização de dados aos usuários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DARLAN PAULO COSSUL
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS2
RODRIGO ARNS
RODRIGO RIZZI1
ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA4
SAMOEL GIEHL
SERGIO LEAL FERNANDES4
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA4

Página gerada em 27/04/2024 14:16:17 (consulta levou 0.196724s)