Nome do Projeto
LADIC-Laboratório de Diagnóstico por Imagem e Cardiologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/04/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O LADIC é um grupo que pretende aumentar o conhecimento sobre diagnóstico por imagem e cardiologia veterinária para alunos do curso de graduação e pós-graduação. De forma que, serão realizados encontros, desdobramentos em outros projetos, promovendo seminários e palestras sobre os temas que circundam essas áreas de conhecimento.

Objetivo Geral

Com a formação desse grupo inédito, nos projetos unificados, auxiliar na promoção e aprofundamento de conhecimento nas áreas de imaginologia veterinária.

Justificativa

Os tutores e os veterinários estão cada vez mais lançando mão de tudo que a medicina preventiva ou não oferece e essas áreas estão em ampla expansão no meio veterinário. Além disso, A discussão de casos clínicos com foco em imagens proporciona ao aluno visualizar a aplicação dos conhecimentos teóricos, adquiridos em sala de aula, à realidade prática veterinária. Através da presença simultânea de docentes de diversas áreas é possível a discussão de um único tema sob todos os aspectos, permitindo ao acadêmico o raciocínio e a análise crítica, por meio da interação dos conhecimentos adquiridos isoladamente na sala de aula.

Metodologia

O projeto prevê encontros entre os participantes desse grupo discussões de casos clínicos, comprovadamente atendidos por um dos docentes participantes do projeto, ou de casos clínicos acompanhados e documentados através de exames laboratoriais e/ou fotografias e vídeos pelos discentes participantes do grupo de estudo. Paralelamente a
apresentação da situação clínica, será realizada e apresentada revisão bibliográfica atualizada sobre o
tema em questão. O Projeto prevê as seguintes etapas:
1) Serão realizadas reuniões semanais com duração de 2 (horas);
2) Em cada reunião será apresentado um tema para discussão;
3) Todos os participantes do grupo serão informados com antecedência sobre o tema a ser
apresentado, de maneira a permitir que todos possam estudar o assunto;
6) As discussões serão conduzidas pelos professores constantes no presente projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Incentivar o aprendizado e a atualização dos conhecimentos através da interação de docentes de diferentes áreas e acadêmicos inseridos na rotina da Imaginologia, Cardiologia, Clínica e Cirurgia dos animais; proporcionando a discussão e reflexão sobre temas abordados ou não no ambiente acadêmico e de interesse prático-profissional.

Página gerada em 29/03/2025 23:37:01 (consulta levou 0.370766s)