Nome do Projeto
Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 30/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena Brasileiras (Grupo de Estudo ProEDAI) parte da integração de professores, técnicos administrativos e estudantes que entendem da necessidade de apoiar, monitorar e auxiliar na formação dos alunos do Centro de Engenharias oriundos das políticas de cotas raciais das modalidades L2, L6, L10 e L14, assim como, qualquer outro aluno que se sentir acolhido pelo grupo.

Objetivo Geral

O objetivo do Projeto de ensino Grupo de Estudo ProEDAI, tem como foco principal a integração dos alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14. Assim como incentivar e orientar os mesmo para que usufrua de todos os recursos disponíveis na UFPEL e que norteiam sua permanência na instituição até a conclusão do curso.

Justificativa

O impacto de um estudante, oriundos das cotas racias, principalmente os da modalidade L2 e L10, quando entra na universidade é muito grande, pois se deparam com uma estrutura institucional, na maioria das vezes, bem diferente da sua escola de ensino médio. Além disso, enfrenta problemas diversos inerentes a vida acadêmica e principalmente em cursos de engenharia.

A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações desta política de ações afirmativas, que estão focadas no acesso ao ensino superior público. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14.

Além disso, com os cortes nos recursos da educação para os próximos anos é fundamental que os atuais alunos atualmente cotistas estejam conscientes da importância dessas política de cotas para toda a sociedade brasileira. Para isso o Grupo de Estudo ProEDAI tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 do papel desta política pública perante a sociedade.

Metodologia

A metodologia proposta para o desenvolvimento do projeto será baseada na organização de eventos e atividades pedagógicas, tais como, encontros de estudo, oficinas temáticas, palestras e desenvolvimento de planos de ação para atendimento de editais. A seguir apresenta-se a metodologia específica para cada ação:

Encontro de Estudos – Serão encontros de estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes atendidos pelo projeto. A tutoria destes estudos ficará a cargo de professores ou técnicos administrativos específicos da área.

Oficinas Temáticas – Serão encontros para atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das políticas públicas de ações afirmativas e temáticas culturais. A coordenação das oficinas deverão ser de responsabilidade de profissionais gabaritados na área e auxiliados por alunos do projeto.

Palestras – Encontro de estudantes para assistir apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas, abordado por um especialista da área.

Planos de Ação para atendimento de Editais - Encontro de capacitação , para estudantes atendidos pelo projeto, com o intuito de auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.

Indicadores, Metas e Resultados

Atender e Integrar o máximo de Alunos cotistas da modalidade L2 e L10 matriculados no centro de engenharias.

Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de formandos de alunos cotistas da modalidade L2 e L10 do CENG.

Aumentar a participação de Alunos cotistas da modalidade L2 e L10 em projetos de pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DE SOUZA GOMES
ADRIANA DE SOUZA GOMES47
ALEXANDRE MACEDO FERREIRA
Alvino Cesario da Silva Junior
BIANCA DA LUZ DA COSTA
BIANCA SOSA SEMPER
BRUNO MIRAPALHETA MENDONÇA DA SILVA
Beatriz Manenti Ronqui
CAIO VINICIOS MORAES BENEVIDES
CAMILA POZZOBON
CARLOS AUGUSTO CORREIA BRUM
CARLOS VINÍCIUS MARCONDES DIJAN DOMENICO
CHRISTIAN DE CARVALHO RODRIGUES
CLEBER FARIAS BERNDSEN JUNIOR
DANILO DOS SANTOS LEITE
DIEGO DE CARVALHO SANTANA
DULCENEIA LESSA RODRIGUES
DULCINEIA ESTEVES SANTOS
ERICK MARTINEZ ZANINI
FELIPE DA SILVA BORGES
FERNANDA LUIZA DE CARVALHO
GABRIELA GOMES VENZKE
GABRIELA MARRONI BLANK
GEOVA ODERLON SANTOS DE SENA
GILSON SIMOES PORCIUNCULA7
HELIO RONALD PEREIRA LIMA
HUMBERTO DIAS VIANNA2
ISABELLE DE ARAUJO AZEVEDO
JAQUELINE DE MEDEIROS LORENZET
JENIFER JULIANE DE JESUS BRITO
JESSICA RODRIGUES PAIVA FERREIRA
JOAB TAVARES FAGUNDES
JULIA LOPES RODRIGUES
Juliana Rodriguez Fernandess
KARINE DE ALMEIDA
LEANDRO BRITO LIMA
LUCAS BARROS ORTIGARA
LUCAS SEIDY RIBEIRO DOS SANTOS IKENOUE
LUISA ARRIADA CORRÊA
LUIZA COUTINHO PEREIRA
Lauro Araujo Leme
Luis Eduardo dos Santos Celente
MAIK CONCEICAO DIAS
MARA BEATRIZ NUNES GOMES
MARCO ANTONIO WEIS FILHO
MARIA DA GLORIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
MARIA DE FÁTIMA DA ROSA FARIAS
MATHAUS DO NASCIMENTO PAIVA XAVIER
MATHEUS KRAUSE BIERHALZ
MATHEUS PHILIPE LOURENCO DA COSTA
MICHELE LOPES RIBEIRO
MOISES RIBEIRO FERREIRA
Maicon de Menezes Oliveira
Marcele Leão da Fonseca Schmidt
NÁTALY IANE ANJOS OLIVEIRA
RAFAEL SALEH PODEWILS
RAYSSA DE FARIAS DA SILVA
RENATA MADRUGA LEITE DE OLIVEIRA
RUI SÉRGIO SARAIVA DUARTE JUNIOR
RÔMULO FÉLIX NUNES
SAMANTA RIBEIRO DE ARAÚJO
SHAIANE DE LIMA DIAS
SILVIA CARLA BAUER BARCELLOS2
THAÍSE MENDES FARIAS
VANDERSON KRUSCHARDT VÖLZ
VITÓRIA BREDA KÜLZER
WESLEY REINOSO
Yasmim Hahn Pacheco

Página gerada em 14/11/2024 23:32:25 (consulta levou 0.202164s)