Nome do Projeto
Ações de integralização e acolhimento para os estudantes ingressantes do curso de Engenharia de Materiais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/03/2020 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O curso de graduação em Engenharia de Materiais possui em seu projeto pedagógico um conjunto de disciplinas que confere ao curso um caráter multidisciplinar necessário a formação de Engenheiros de Materiais, habilitados a atuar nas áreas de materiais poliméricos, cerâmicos e metálicos. O índice de evasão no curso é bastante elevado, principalmente nos primeiros semestres, sendo este índice justificado por diversos fatores, tais como, dificuldades nas disciplinas de cálculo e física, dificuldade de adaptação dos alunos de outros estados e outras cidades ao clima de Pelotas, dificuldade de conviverem longe de seus familiares, entre outros. Não existe até o momento no curso de Engenharia de Materiais propostas ou atividades que busquem acompanhar estes alunos mais de perto para tentar sanar ou diminuir este problema de evasão. Logo, o presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que visam o acompanhamento dos alunos ingressantes e ao mesmo tempo a inserção dos mesmos no curso de Engenharia de Materiais.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral promover ações que busquem diminuir o índice de evasão de alunos do curso de Engenharia de Materiais e que busquem também uma maior integração entre os alunos, bem como auxilie os estudantes a relacionar o início do curso com a profissão através de atividades envolvendo assuntos específicos da área de forma prática.

Justificativa

A evasão é uma preocupação que vem sendo compartilhada por diversos cursos da UFPel e a sua redução precisa ser trabalhada através de ações que busquem a permanência dos alunos na Universidade. O curso de Engenharia de Materiais está entre estes cursos com elevado índice de evasão, onde um número bastante expressivo de alunos tem abandonado ou cancelado as suas matrículas. Visando minimizar este problema de evasão este projeto busca desenvolver diferentes atividades com os alunos ingressantes. Para isto, serão realizadas ao longo do projeto oficinas, mesas redondas, encontros, dinâmicas de grupos, visitas técnicas e apresentação de palestras.

Metodologia

Pretende-se realizar ao longo do projeto as seguintes atividades:
- Apresentação de palestras com egressos que se encontram na indústria com o intuito de motivar os alunos;
- Apresentação de palestras com egressos que estão na pós-graduação;
- Apresentação do Diretório Acadêmico, dos grupos de pesquisa do curso, das linhas de pesquisa dos diferentes
professores, dos laboratórios e do programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais;
- Realização de atividades práticas no laboratório envolvendo as três áreas do curso, polímeros, metais e cerâmicas;
- Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso;
Montagem de kits de materiais para serem utilizados nas vistas as escolas e feiras que o curso de Engenharia de Materiais irá participar ao longo do ano de 2020.
- Promover apresentações que visem orientar os alunos no que diz respeito as disciplinas optativas e obrigatórias, sobre estágio obrigatório e não obrigatório;
- Discussão sobre a formação profissional e áreas de atuação do Engenheiro de Materiais;
- Visitas técnicas em indústrias da região de Pelotas;
- Realização de oficinas e dinâmicas de grupo buscando uma maior integração da turma.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se alcançar com este projeto uma redução da evasão no curso de Engenharia de Materiais, uma vez que este é um problema e uma preocupação que o curso vem enfrentando nos últimos anos. Espera-se ainda alcançar uma maior integração entre os alunos e também uma maior motivação para os mesmos seguirem no curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA1
CRISTIANE WIENKE RAUBACH2
HENRIQUE EINHARDT MARON
JAKSIELI GONCALVES DA COSTA
JOAO PEDRO BARBOSA LOPES
JONAS PENHA BERNY
LUCAS FERREIRA DO NASCIMENTO
LUCAS RAFAEL QUIRINO DE ANDRADE
MARLON BENDER BUENO RODRIGUES
OTAVIO BITENCOURT PACHECO
VINICIUS PEREIRA DIAS

Página gerada em 19/04/2024 19:30:19 (consulta levou 0.151282s)