Nome do Projeto
Ações Multidisciplinares com Arte e Engenharia: Fase 2
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
O projeto 'Ações Multidisciplinares com Arte e Engenharia Digital' teve início em 2012, e vem se desenvolvendo desde então com a participação de professores e estudantes do Centro de Artes e do Centro de Engenharias da UFPel. O projeto já incluiu a participação de professores e estudantes de escolas da Rede Pública de Pelotas, Escola Rural dos arredores de Pelotas e Escola Estadual de Porto Alegre. Pretendemos renovar parcerias nesta nova etapa do projeto.
Este projeto de extensão dá continuidade ao projeto anterior de mesmo nome. Tem por objetivo a integração dos estudantes de graduação com a comunidade em geral, e especificamente com a comunidade de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Pelotas.
Esta integração seguirá por meio de encontros com os participantes e demais ações de cunho interdisciplinar. As atividades desenvolvidas têm o objetivo de propiciar experiências acadêmicas, curriculares e extra-curriculares, combinando conhecimentos científicos e estéticos, oferecendo aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais. As atividades visam o entrecruzamento dos saberes entre o campo das Artes Visuais, da Engenharia Eletrônica e da Engenharia de Controle e Automação, em relação e em consonância com as demandas da comunidade.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Realizar experiências acadêmicas multidisciplinares e ações extra-curriculares integrando conhecimentos científicos e estéticos, através de encontros entre o corpo docente e discente da universidade e a comunidade interessada no projeto.
Objetivos Específicos:
Oferecer aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais aos participantes do projeto.
Propiciar integração entre professores e alunos dos diversos cursos que participam do projeto.
Motivar os alunos do Ensino Fundamental para inclusão social e inclusão acadêmica, envolvendo atividades para a construção de novos conhecimentos.
Realizar experiências acadêmicas multidisciplinares e ações extra-curriculares integrando conhecimentos científicos e estéticos, através de encontros entre o corpo docente e discente da universidade e a comunidade interessada no projeto.
Objetivos Específicos:
Oferecer aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais aos participantes do projeto.
Propiciar integração entre professores e alunos dos diversos cursos que participam do projeto.
Motivar os alunos do Ensino Fundamental para inclusão social e inclusão acadêmica, envolvendo atividades para a construção de novos conhecimentos.
Justificativa
Este Projeto de Extensão se justifica pela possibilidade de aproximar áreas do conhecimento consideradas distintas e relevantes: artes e engenharia.
O ineditismo do projeto reside nas ações multidisciplinares que serão desenvolvidas pelos participantes (professores e alunos da UFPel destas duas áreas) em conjunto com a comunidade em geral e com a possibilidade de integração com a comunidade de alunos do Ensino Fundamental.
Estas ações interdisciplinares visam a construção e integração dos conhecimentos tanto do campo da arte como da área das engenharias. O projeto também pretende motivar os alunos dos cursos de Graduação da UFPel e igualmente os alunos do Ensino Fundamental que serão nossos futuros alunos.
Reorientamos nossas práticas de modo a compreender novos paradigmas, instaurados pelas tangências e pelos cruzamentos entre as diferentes áreas disciplinares e pelos diferentes campos de conhecimento.
As práticas colaborativas podem indicar as ações que permitem os gestos de alteridade como foco central do projeto.
O ineditismo do projeto reside nas ações multidisciplinares que serão desenvolvidas pelos participantes (professores e alunos da UFPel destas duas áreas) em conjunto com a comunidade em geral e com a possibilidade de integração com a comunidade de alunos do Ensino Fundamental.
Estas ações interdisciplinares visam a construção e integração dos conhecimentos tanto do campo da arte como da área das engenharias. O projeto também pretende motivar os alunos dos cursos de Graduação da UFPel e igualmente os alunos do Ensino Fundamental que serão nossos futuros alunos.
Reorientamos nossas práticas de modo a compreender novos paradigmas, instaurados pelas tangências e pelos cruzamentos entre as diferentes áreas disciplinares e pelos diferentes campos de conhecimento.
As práticas colaborativas podem indicar as ações que permitem os gestos de alteridade como foco central do projeto.
Metodologia
Encontros semanais entre os professores e estudantes do grupo de extensão para conversar e estudar a bibliografia do projeto.
Encontros periódicos com a comunidade para escutar suas demandas, e para planejar as atividades que serão desenvolvidas em grupo com a comunidade.
Documentar as atividades de extensão através de anotações, textos, fotografias e vídeos.
Criação de dispositivos artísticos interativos produzidos pelo grupo com a comunidade escolar, de modo a incentivar a discussão sobre a presença da arte e da tecnologia junto à comunidade.
Publicização dos resultados do projeto de extensão.
A forma de apresentação poderá ser através de exposições artísticas, de falas do grupo para a comunidade, através de rodas de conversa, ou através de apresentação de trabalhos em congressos.
Encontros periódicos com a comunidade para escutar suas demandas, e para planejar as atividades que serão desenvolvidas em grupo com a comunidade.
Documentar as atividades de extensão através de anotações, textos, fotografias e vídeos.
Criação de dispositivos artísticos interativos produzidos pelo grupo com a comunidade escolar, de modo a incentivar a discussão sobre a presença da arte e da tecnologia junto à comunidade.
Publicização dos resultados do projeto de extensão.
A forma de apresentação poderá ser através de exposições artísticas, de falas do grupo para a comunidade, através de rodas de conversa, ou através de apresentação de trabalhos em congressos.
Indicadores, Metas e Resultados
Atividades e experiências acadêmicas, curriculares e extra-curriculares combinando conhecimentos científicos e estéticos.
Aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais e analógicas.
Encontros com os alunos dos cursos de graduação envolvidos no projeto e com alunos do Ensino Fundamental de Pelotas.
Aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais e analógicas.
Encontros com os alunos dos cursos de graduação envolvidos no projeto e com alunos do Ensino Fundamental de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA RAFFIN POHLMANN | 1 | ||
GEISON DE LIMA MARTINS | |||
HENRIQUE DE LIMA CAVALHEIRO | |||
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES | 1 | ||
TÁLES DE VARGAS BRASIL |