Nome do Projeto
Ações Multidisciplinares com Arte e Engenharia: Fase 2
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
O projeto 'Ações Multidisciplinares com Arte e Engenharia Digital' teve início em 2012, e vem se desenvolvendo desde então com a participação de professores e estudantes do Centro de Artes e do Centro de Engenharias da UFPel. O projeto já incluiu a participação de professores e estudantes de escolas da Rede Pública de Pelotas, Escola Rural dos arredores de Pelotas e Escola Estadual de Porto Alegre. Pretendemos renovar parcerias nesta nova etapa do projeto. Este projeto de extensão dá continuidade ao projeto anterior de mesmo nome. Tem por objetivo a integração dos estudantes de graduação com a comunidade em geral, e especificamente com a comunidade de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Pelotas. Esta integração seguirá por meio de encontros com os participantes e demais ações de cunho interdisciplinar. As atividades desenvolvidas têm o objetivo de propiciar experiências acadêmicas, curriculares e extra-curriculares, combinando conhecimentos científicos e estéticos, oferecendo aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais. As atividades visam o entrecruzamento dos saberes entre o campo das Artes Visuais, da Engenharia Eletrônica e da Engenharia de Controle e Automação, em relação e em consonância com as demandas da comunidade.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Realizar experiências acadêmicas multidisciplinares e ações extra-curriculares integrando conhecimentos científicos e estéticos, através de encontros entre o corpo docente e discente da universidade e a comunidade interessada no projeto.

Objetivos Específicos:
Oferecer aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais aos participantes do projeto.
Propiciar integração entre professores e alunos dos diversos cursos que participam do projeto.
Motivar os alunos do Ensino Fundamental para inclusão social e inclusão acadêmica, envolvendo atividades para a construção de novos conhecimentos.

Justificativa

Este Projeto de Extensão se justifica pela possibilidade de aproximar áreas do conhecimento consideradas distintas e relevantes: artes e engenharia.
O ineditismo do projeto reside nas ações multidisciplinares que serão desenvolvidas pelos participantes (professores e alunos da UFPel destas duas áreas) em conjunto com a comunidade em geral e com a possibilidade de integração com a comunidade de alunos do Ensino Fundamental.
Estas ações interdisciplinares visam a construção e integração dos conhecimentos tanto do campo da arte como da área das engenharias. O projeto também pretende motivar os alunos dos cursos de Graduação da UFPel e igualmente os alunos do Ensino Fundamental que serão nossos futuros alunos.
Reorientamos nossas práticas de modo a compreender novos paradigmas, instaurados pelas tangências e pelos cruzamentos entre as diferentes áreas disciplinares e pelos diferentes campos de conhecimento.
As práticas colaborativas podem indicar as ações que permitem os gestos de alteridade como foco central do projeto.

Metodologia

Encontros semanais entre os professores e estudantes do grupo de extensão para conversar e estudar a bibliografia do projeto.

Encontros periódicos com a comunidade para escutar suas demandas, e para planejar as atividades que serão desenvolvidas em grupo com a comunidade.

Documentar as atividades de extensão através de anotações, textos, fotografias e vídeos.

Criação de dispositivos artísticos interativos produzidos pelo grupo com a comunidade escolar, de modo a incentivar a discussão sobre a presença da arte e da tecnologia junto à comunidade.

Publicização dos resultados do projeto de extensão.
A forma de apresentação poderá ser através de exposições artísticas, de falas do grupo para a comunidade, através de rodas de conversa, ou através de apresentação de trabalhos em congressos.

Indicadores, Metas e Resultados

Atividades e experiências acadêmicas, curriculares e extra-curriculares combinando conhecimentos científicos e estéticos.
Aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais e analógicas.
Encontros com os alunos dos cursos de graduação envolvidos no projeto e com alunos do Ensino Fundamental de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA RAFFIN POHLMANN1
GEISON DE LIMA MARTINS
HENRIQUE DE LIMA CAVALHEIRO
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES1
TÁLES DE VARGAS BRASIL

Página gerada em 23/04/2024 20:04:41 (consulta levou 0.149639s)