Nome do Projeto
Estruturação do Laboratório de Automação Industrial
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 31/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O Laboratório de Automação Industrial está instalado no Centro de Engenharias, e atualmente atende diretamente os cursos de graduação do Centro de Engenharias, tais como, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Madeireira. Além de apoiar atividades de pesquisas e extensão na área de projeto de sistemas mecânicos e acionamentos por meio de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos.

Objetivo Geral

O objetivo deste Projeto de Unificado com ênfase em Ensino é sistematizar e capacitar o Laboratório de Automação Industrial para apoiar atividades didáticas de Ensino, pesquisas e extensão, fortalecendo as atividades didáticas dos alunos do Centro de Engenharia e Unidades acadêmicas a fim. Como objetivos específicos na área de ensino o projeto tem o intuito de apoiar as atividades desenvolvidas nas disciplinas de Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos e de Controle e Automação. Na área de pesquisa o objetivo é investigar o desempenho de diferentes tipos de sistemas hidráulicos e pneumáticos em condições de trabalhos diferenciados. E na atuação de extensão o laboratório apóia a avaliação e validação de sistemas de acionamentos hidráulicos aplicados em in loco, principalmente no acionamento de comportadas hidráulicas em Perímetros de Irrigação.

Justificativa

A estruturação do Laboratório de Automação Industrial, para atender de forma adequada atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, é totalmente relevante para formação dos acadêmicos dos cursos do Centro de Engenharias, assim como para toda a comunidade da UFPEL. Para isso é necessário uma equipe de docentes, técnicos administrativos e discentes comprometidos com as atividades para a realização dessa estruturação.

Metodologia

A metodologia empregada no processo de Estruturação do Laboratório de Automação Industrial, está baseada no processo de desenvolvimento de dispositivos didáticos, onde são utilizadas ferramentas e procedimentos, tais como, revisão bibliográfica, sistematização, montagem, simulação e validação de sistemas hidráulicos e pneumáticos, além da sistematização dos resultados por meio de publicações.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a Estruturação do Laboratório de Automação Industrial, melhorar qualidade de atendimento e o numero de trabalhos desenvolvidos no laboratório sejam estes de ensino, pesquisa e extensão. Além da publicação de apostilas, artigos, TCCs e dissertações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO7
CARLOS VINÍCIUS MARCONDES DIJAN DOMENICO
FELIPE SALDANHA DE ARAUJO JUNIOR
GILSON SIMOES PORCIUNCULA4
IZADORA MUNHOZ RODRIGUES
JULIA LOPES RODRIGUES

Página gerada em 25/04/2024 05:24:05 (consulta levou 0.137296s)