Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Clínica Médica de Equinos- Clineq
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 13/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O Brasil possui um rebanho efetivo de aproximadamente 5,5 milhões de equinos e o Rio Grande do Sul, cuja economia é caracterizada pela produção integrada de agricultura-pecuária, possui uma população aproximada de 470 mil equinos (IBGE, 2010). A equinocultura é responsável pela geração de 600 mil empregos diretos e 3,2 milhões de empregos indiretos (CNA, 2006). O conhecimento aprofundado das peculiaridades anatômicas e fisiológicas características do equino proporciona o entendimento das práticas de manejo empregadas nestes animais. Assim, é significativa a importância do médico veterinário, pois, através do conhecimento adquirido durante o período acadêmico, garante o sucesso e lucratividade de uma criação ao minimizar gastos com medicamentos, evitar a morte de animais e prevenir a ocorrência de doenças. O objetivo geral é qualificar a equipe quanto ao conhecimento de noções básicas do manejo geral de equinos. Ao longo do ano serão realizadas reuniões, com intuito de discutir casos clínicos e apresentação de seminários por alunos da graduação, pós- graduação e docentes. As atividades práticas serão realizadas no Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas com periodicidade mensal, conforme os temas abordados nas reuniões. Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação e pós-graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre Clínica Médica de Equinos no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas, além de estimular a curiosidade e senso crítico dos integrantes do grupo quanto aos principais procedimentos clínicos realizados.

Objetivo Geral

Qualificar o conhecimento de graduandos e pós-graduandos em relação a clínica médica de equinos

Objetivos Específicos:

- Qualificar o conhecimento de graduandos e pós-graduandos em relação a clínica médica de equinos.
- Qualificar a equipe quanto ao conhecimento de noções básicas do manejo geral de equinos
- Qualificar a equipe quanto ao conhecimento necessário para realização de exame semiológico em equinos
- Qualificar a equipe quanto ao conhecimento dos principais métodos complementares de diagnóstico
- Qualificar a equipe quanto ao conhecimento de principais patologias do equino, abordando também seus tratamentos

Justificativa

É imprescindível que o médico veterinário atuante na área de clínica equina tenha conhecimento teórico, aliado ao prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas desses animais. Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado específico na espécie, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico de procedimentos utilizados na rotina clínica. Com o desenvolvimento de trabalhos científicos e treinamentos práticos realizados com responsabilidade e qualidade, o grupo busca ser referência para os profissionais da área e formar médicos veterinários qualificados para o mercado equino.

Metodologia

Ao longo do ano serão realizadas reuniões, com periodicidade semanal, com intuito de discutir casos clínicos e apresentação de seminários por alunos da graduação, pós- graduação e docentes, aplicando métodos didáticos por metodologia ativa, visando ações voltadas para a superação da evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica. Os principais temas abordados serão: 1. Noções básicas do manejo geral de equinos 2. Contenção e condução de equinos 3. Exame Semiológico de equinos 4. Noções de manejo nutricional de equinos 5. Manejo reprodutivo 6. Exame ginecológico e andrológico 7. Obstetrícia 8. Clínica Neonatal 9. Avaliação hematológica e bioquímica 10. Abordagem diagnóstica de distúrbios respiratórios 11. Distúrbios do trato respiratório superior 12. Distúrbios do trato respiratório inferior 13. Tratamento de distúrbios respiratórios 14. Doenças Cardiovasculares 15. Doenças Pericárdicas, Miocárdicas e Endocárdicas 16. Doenças Congênitas Cardiovasculares 17. Avaliação ortopédica 18. Exame de Claudicação 19. Enfermidades músculoesqueléticas 20. Atrofias e Hipertrofias 21. Doenças Articulares, de Tendões e Ligamentos 22. Distúrbios Ósseos 23. Abordagem de fraturas 24. Diagnóstico de imagem de sistema locomotor 25. Avaliação Neurológica 26. Doenças Infecciosas e Encefalites 27. Traumas de Sistema Nervoso 28. Enfermidades da Pele 29. Enfermidades cutâneas parasitárias 30. Enfermidades cutâneas alérgicas 31. Enfermidades cutâneas infecciosas 32. Avaliação do Sistema Digestório 33. Enfermidades da boca e esôfago 34. Enfermidades gástricas 35. Cólicas Obstrutivas 36. Cólicas Espasmódicas 37. Cólicas Gasosas 38. Cólicas Verminóticas 39. Enterites e Colites40. Oftalmologia Equina 41. Lesões Corneanas 42. Lesões do trato uveal 43. Exame de Fundo de Olho 44. Avaliação do Sistema Urinário 45. Insuficiências renais aguda e crônica 46. Urolitíases 47. Distúrbios Metabólicos 48. Hepatopatias 49. Endotoxemias 50. Abordagem Clínica do Choque.
As atividades práticas serão realizadas no Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas com periodicidade mensal, conforme os temas abordados nas reuniões.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação e pós-graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre Clínica Médica de Equinos no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a curiosidade e senso crítico dos integrantes do grupo quanto aos principais procedimentos clínicos realizados em equinos, além de estimular a discussão dos casos clínicos e busca pela melhor opção de abordagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA GARCIA MOTTA
BRUNA DA ROSA CURCIO6
BRUNA DOS SANTOS SUÑÉ MORAES
CAMILA GERVINI WENDT
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA2
DANIEL HENRIQUE VIEIRA CAVALCANTE
ELIZA MOREIRA PIEMOLINI
FERNANDA MARIA PAZINATO
GABRIELA CASTRO DA SILVA
GABRIELA MAROCCO RAPHAELLI
GIOVANA MANCILLA PIVATO
HORTENCIA CAMPOS MAZZO
ILUSCA SAMPAIO FINGER
ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS
JULIA SAO JOAO CHRYSOSTOMO
KASSIUS DOS SANTOS CORREA
LEANDRO AMERICO RAFAEL4
LUCIANA ARAUJO LINS
MARGARIDA AIRES DA SILVA
MARIANA ANDRADE MOUSQUER
MORGANA ALVES BORGES
NATHALIA DE OLIVEIRA FERREIRA
NATÁLIA BUCHHORN DE FREITAS
NATÁLIA RIBEIRO PINTO
PALOMA BEATRIZ JOANOL DALLMANN
RAFAELA BASTOS DA SILVA
RAFAELA PINTO DE SOUZA
TATIANE LEITE ALMEIDA
TAÍS SCHEFFER DEL PINO

Página gerada em 12/06/2021 17:34:50 (consulta levou 0.077183s)