Nome do Projeto
Oficina de Desenvolvimento de Protótipos Geotécnicos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 09/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O solo é um material altamente heterogêneo devido aos processos da sua formação não terem nenhum controle, a diferença de outros materiais utilizados na construção civil como o concreto e o aço. Essa heterogeneidade faz com que o reconhecimento das propriedades do solo seja, de preferência, feito experimentalmente. Embora na disciplina de Mecânica dos Solos sejam realizadas práticas laboratoriais normatizadas para caracterização de solos, existem propriedades do solo que poderiam ser estudadas mais profundamente através da elaboração de protótipos físicos. Desta maneira, o presente projeto visa promover a idealização e confecção de protótipos físicos que auxiliem no entendimento do comportamento mecânico e hidráulico do solo e suas aplicações geotécnicas. Cada protótipo terá devidamente documentado um referencial teórico do fenômeno ou propriedades que pretende representar, e as instruções de montagem e uso do protótipo propriamente dito, para facilitar a reprodução de resultados por diferentes usuários. Os protótipos desenvolvidos neste projeto serão utilizados como ferramentas didáticas para as futuras turmas das disciplinas da área geotécnica (Pavimentação (15000313), Mecânica dos Solos (15000005), Pavimentação Avançada (15000329), Mecânica dos Solos Avançada (15000330) e Obras em Terra (15000018)) e inclusive para o a comunidade em geral em eventos como a Mostra dos Cursos que se realizam como promoção do curso.

Objetivo Geral

Projetar e confeccionar protótipos que auxiliem no entendimento dos tópicos mais relevantes da mecânica dos solos e as aplicações geotécnicas.

Justificativa

A aprendizagem se dá de uma forma mais eficiente e profunda quando é feita através de experiências sensoriais, integrando o tradicional ensino teórico à visualização de dos fenômenos tratados. Embora a disciplina Mecânica dos Solos tenha uma componente prática, onde se realizam ensaios laboratoriais normatizados, existem ainda várias propriedades do solo como material geotécnico que podem ser exploradas mais profundamente mediante a elaboração de protótipos físicos, pois estes permitirão visualizar facilmente os fatores que influenciam o comportamento mecânico e hidráulico dos solos.
Com o intuito de enriquecer o Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com novas ferramentas didáticas, a proposta da elaboração e de protótipos físicos para o entendimento do comportamento de um material tão complexo como o solo, é imensurável. Os alunos participantes terão possibilidade de desenvolver um espírito crítico e criatividade para propor modelos que representem as propriedades mais relevantes dos solos como material de construção e fundação.

Metodologia

O desenvolvimento do projeto iniciará com a elaboração de uma revisão bibliográfica sobre as características mais relevantes no comportamento mecânico e hidráulico dos solos e sobre os modelos físicos existentes, documentados até o momento e que representam a variação das características do solo estudadas. Após a revisão bibliográfica serão propostos protótipos e será avaliada a viabilidade técnica e econômica para desenvolvê-los. Escolhidos os modelos mais viáveis técnica e economicamente, estes serão confeccionados, testados e validados. Obtendo-se os resultados esperados, será realizada a documentação da confecção, funcionamento e uso do protótipo. Os protótipos ficarão disponibilizados no Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação para uso dos estudantes das turmas futuras.

Indicadores, Metas e Resultados

O presente projeto de ensino almeja ter como resultado o desenvolvimento de protótipos físicos para representar:
- A variação granulométrica do solo.
- Variação da permeabilidade do solo com a sua granulometria.
- Efeito da variação granulométrica na capacidade de deformação do solo.
- Efeito da areia movediça (mudança de tensões efetivas no solo).
- Documentação da elaboração e do uso dos protótipos.
Com a elaboração desses protótipos espera-se que os alunos reforcem e aprofundem seus conhecimentos na área Geotécnica e se promova o interesse na realização de pesquisas científicas nesta área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
INGRID MILENA REYES MARTINEZ BELCHIOR5
JONAS SCHIAVON FERNANDES DOS SANTOS

Página gerada em 25/04/2024 01:52:33 (consulta levou 0.172573s)