Nome do Projeto
Processos compositivos no desenvolvimento e utilização de um software interpolador de materiais musicais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/04/2020 - 06/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Esta pesquisa experimentará e discutirá os resultados da criação e utilização de um software interpolador de materiais musicais no processo compositivo de um conjunto de obras para saxofone soprano e sons eletrônicos. Partindo da noção mais geral, presente em autores tais como Paiva (2017), Souza (2011) e Velloso (2009), de que as ferramentas tecnológicas podem expandir e beneficiar os processos de criação artística, pretendemos pesquisar e responder, no âmbito específico do processo compositivo em questão, como ocorre essa ampliação de recursos e de benefícios sob o viés do ato criativo, do fazer artístico, na sua relação com as respectivas tecnologias utilizadas.

Objetivo Geral

Pesquisar os processos compositivos resultantes do próprio desenvolvimento de um software ‘interpolador de materiais musicais’ e da sua utilização na criação de um conjunto de composições para saxofone soprano e sons eletrônicos.

Justificativa

O constante avanço da tecnologia tem criado novas formas de comunicação e interação. Segundo Paiva (2017), uma vez que as tecnologias digitais estão presentes no cotidiano das pessoas de forma tão expressiva, torna-se bastante promissor a utilização destes recursos [...] porém é necessário saber manipulá-los e utilizá-los de forma estratégica, com foco na produção de conhecimento, de forma reflexiva e criativa.
Neste sentido, Souza (2011) acrescenta que “mais de quarenta anos após a escrita de um primeiro programa de computador cujo propósito era compor música, e após diversos outros projetos nesse campo, permanece-se convencido de que o computador é uma extraordinária ferramenta para auxiliar o compositor a expandir sua capacidade criativa.
Os recursos oriundos da interação com as tecnologias digitais, em especial com os programas computacionais, “possibilitam ao artista encontrar novas maneiras de gerar e trabalhar seu material composicional favorecendo não apenas a ampliação do ferramental técnico da criação musical, mas também o surgimento de possibilidades expressivas que anteriormente não estavam disponíveis às atividades de criação artística e à imaginação do compositor”(VELLOSO, 2009).
Estas afirmações colocam interessantes questões e que incitam a nossa pesquisa na busca de respostas. De uma forma mais pontual, as questões podem ser apresentadas da seguinte forma: como um programa computacional de auxílio à composição musical ampliará o ferramental técnico na criação musical? Quais possibilidades expressivas serão aportadas e que não estavam disponíveis anteriormente? Quais os ganhos para a capacidade criativa do compositor?
Assim, mais do que a simples criação e utilização de ferramentas computacionais no processo compositivo, essa pesquisa experimentará e discutirá os resultados desta aplicação sob o viés do ato criativo, do fazer artístico, na sua relação com determinadas tecnologias atuais.

Metodologia

O foco central deste trabalho está apoiado na intrínseca relação entre assuntos com direções disciplinares diversas, tais como a programação de computadores e a criação musical. Partindo do pressuposto de que estas duas vertentes estarão em um relacionamento dinâmico ao longo de minha pesquisa, onde o desenvolvimento de um se alimenta do outro (em ambas direções), entendemos que o processo compositivo, por si mesmo, constituirá a nossa metodologia. Em consonância com a proposição de Caesar (2018), “o trabalho da composição, como parte da pesquisa, tornou-se um meio de conhecimento. De objetivo, passou a método”.
Assim, aqui, a composição exercerá tanto a função de experimentação dos conhecimentos adquiridos, quanto a de propor novos problemas.

Indicadores, Metas e Resultados

- criação de um software que disponibiliza diversas ferramentas para o auxílio no processo compositivo;
- criação de um conjunto de obras para saxofone soprano e sons eletrônicos;
- aprofundamento das discussões a cerca da relação entre ferramentas computacionais e processo criativo;
- a publicação dos resultados da pesquisa em congressos e periódicos científicos, bem como em concertos artísticos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Christian Lucas Teixeira
DANILO MAROSTEGA SALVADE
DIEGO DE CARVALHO SANTANA
RAFAELA EDUARDA HAVEROTH
ROGERIO TAVARES CONSTANTE12

Página gerada em 25/04/2024 03:49:35 (consulta levou 0.131844s)