Nome do Projeto
EndocrinoPeq: Grupo de Estudos em Endocrinologia Veterinária com Foco em Animais de Companhia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 01/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As endocrinopatias são frequentes em cães e gatos atendidos na rotina clínica. Dentre elas, a obesidade teve um impressionante aumento nos registros dos atendimentos nos últimos tempos. Neste sentido, este grupo tem a função de promover encontros para gerar e dividir informação sobre as doenças endócrinas que acometem os animais com ênfase em cães e gatos, e com abordagens eventuais sobre outras espécies animais, desde as endocrinopatias mais frequentes, como obesidade e hipercortisolismo, até as menos frequentes, como acromegalia. O público-alvo são os estudantes de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, reunidos em encontros promovidos por docentes, médicos veterinários atuantes na área, pós-graduandos e convidados externos, tais como docentes de outras Instituições e promotores de empresas. Os encontros ocorrerão nos períodos letivos com frequência quinzenal. Espera-se, assim, utilizar-se destes momentos para gerar informação que nem sempre pode ser cuidadosamente explorada nas aulas da graduação em Medicina Veterinária.

Objetivo Geral

Promover encontros quinzenais para gerar e dividir informação sobre as doenças endócrinas que acometem os animais com ênfase em cães e gatos, e com abordagens eventuais sobre outras espécies animais, desde as endocrinopatias mais frequentes, como obesidade e hipercortisolismo, até as menos frequentes, como acromegalia.

Justificativa

As endocrinopatias são frequentes em cães e gatos atendidos na rotina clínica. Apesar de este assunto ser trabalhado nas disciplinas da graduação em Medicina Veterinária, nem sempre a informação ou os detalhes e particularidades inerentes à suspeição, ao diagnóstico e ao tratamento de endocrinopatias podem ser cuidadosamente explorados nas aulas. Ademais, nas discussões, os estudantes terão a oportunidade de receber treinamento sobre alimentos coadjuvantes e fármacos na área de Endocrinologia, o que os dará uma noção interessante do mercado veterinário voltado para esta especialidade.

Metodologia

Ocorrerão reuniões quinzenais durante o período letivo, promovidas por docentes, médicos veterinários atuantes na área, pós-graduandos e convidados externos, tais como docentes de outras Instituições e promotores de empresas.
Serão utilizadas metologias convencionais de ensino, como aulas expositivas, e também ativas de ensino, como jogos, discussões de casos e treinamentos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com este projeto de ensino, despertar o interesse nos estudantes sobre a Endocrinologia Veterinária, além de promover interação entre estudantes de graduação, docentes, pós-graduandos e médicos veterinários autônomos.
Como resultado, informações das reuniões serão compiladas para confeccionar resumos para eventos voltados ao Ensino, como o Congresso de Ensino de Graduação da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELINE BOGO MADRIL
ANA CRISTINA KALB
ANA JÚLIA RODRIGUES TEIXEIRA RAMOS
ANTONIO GONÇALVES DE ANDRADE JÚNIOR
BRENDA MADRUGA ROSA
BRUNA DA ROSA CURCIO0
BRUNA JANAINA LEANDRO DOS SANTOS
CAMILA MOURA DE LIMA
CAMILA MOURA DE LIMA
CAMILA XAVIER SILVEIRA
CAROLINE CASTAGNARA ALVES
CAROLINE XAVIER GRALA
CRISTIANO SILVA DA ROSA0
EDUARDA SANTOS BIERHALS
ELIEZER MONTEIRO DA COSTA
ELISA CARVALHO DUMER
ELVIS BALTAZAR PUGA
EMANUELLE MACIEL PEDERZOLI
FABIANE BORELLI GRECCO0
GABRIELA DE CARVALHO JARDIM
GABRIELA LEMOS CARDOSO
GABRIELA MORAIS SANTANA
HATAHUANA PEREIRA DA ROSA
LAURA DIAS PETRICIONE DE SOUZA
LEONARDO DE MELLO FARIAS
LISIANE MARIA BASÍLIO TORRES MARTINS
LUIZ FERNANDO JANTZEN GASPAR1
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE0
MARIA LUIZA HÜBNER ETGES
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI24
MARINA HELLWIG TAVARES
MARLETE BRUM CLEFF0
MARTIELO IVAN GEHRCKE0
MAURÍCIO ANDRADE BILHALVA
MIRIANE MENDES PEREIRA
MYLENA DORNELLES HERMES
NATÁLIA DIAS PRESTES
NIELLE VERSTEG
PÉTER DE LIMA WACHHOLZ
RAFAEL PIRES LIMA
RAFAELA CASTANHEIRA SOARES
RAQUELI TERESINHA FRANCA0
SERGIO JORGE1
TÁBATA PEREIRA DIAS
VICTORIA PORTO MONKS

Página gerada em 29/03/2024 08:45:08 (consulta levou 0.251978s)