Nome do Projeto
VirandoVET
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A medicina veterinária evoluiu nos últimos anos criando infinitas possibilidades de atuação profissional. Contudo, os cinco anos de curso não conseguem abordar todas estas possibilidades e muitos alunos ainda se formam sem saber em que área seguir, mas principalmente como seguir. O objetivo deste grupo de estudos é criar uma roda de conversa entre profissionais e alunos focado nos principais questionamentos da vida profissional futura dos estudantes. Como conciliar vida acadêmica e profissional? como buscar um estágio? Quais atividades devo focar para seguir em determina área? quais as diferenças da carreira acadêmica e profissional? Quais minhas possibilidades de atuação? como me tornar um bom profissional? São alguns dos questionamentos que os alunos acabam por indagar os docentes nas horas vagas. Então, a ideia é levar estes questionamentos mais a sério e compartilha-los com mais acadêmicos.
Objetivo Geral
Repassar informações e experiências profissionais de médicos veterinários em diferentes áreas de atuação para alunos de graduação e sanar dúvidas que os mesmos tenham em relação a vida profissional
Justificativa
Muitos alunos se formam sem saber que área seguir e outros tantos embora saibam a área à seguir não sabem como direcionar sua vida profissional para este objetivo. Isso acaba por resultar em diversos profissionais direcionando-se para áreas não afins apenas por comodidade, outros desistindo de suas ambições para se tornarem sem ânimo no trabalho e muitos também se desiludindo e mudando de área após anos por "não saberem" do que viriam a enfrentar na vida profissional. A orientação por profissionais que passaram pelos mesmos problemas, contando suas experiências de vida e profissionais pode ajudar estes alunos a compreender melhor como se tornarem profissionais melhores.
Metodologia
Serão realizados encontros semanais no horários dos intervalos do turno da manhã e tarde no campus capão do leão.
Os encontros não terão limites de participantes, sendo exigida presença apenas daqueles envolvidos na organização dos encontros e das atividades extra.
Os encontros terão duração de 1 hora onde serão apresentados os seguintes temas:
Apresentação dos participantes, metas e incertezas em relação a atividade profissional.
Discussão do código de ética veterinário e áreas de atuação
Como ser um bom aluno? dicas de estudo e vida acadêmica
Diferenças de ensino, pesquisa e extensão
Residência, especialização, mestrado e doutorado: o que esperar e qual escolher
Como seguir na carreira de pesquisador
Como seguir na carreira docente
Como seguir na carreira profissional prático e autônomo
Como lidar com a situação financeira
Conversas e palestras de diferentes profissionais contanto suas experiências de vida profissional
Os encontros não terão limites de participantes, sendo exigida presença apenas daqueles envolvidos na organização dos encontros e das atividades extra.
Os encontros terão duração de 1 hora onde serão apresentados os seguintes temas:
Apresentação dos participantes, metas e incertezas em relação a atividade profissional.
Discussão do código de ética veterinário e áreas de atuação
Como ser um bom aluno? dicas de estudo e vida acadêmica
Diferenças de ensino, pesquisa e extensão
Residência, especialização, mestrado e doutorado: o que esperar e qual escolher
Como seguir na carreira de pesquisador
Como seguir na carreira docente
Como seguir na carreira profissional prático e autônomo
Como lidar com a situação financeira
Conversas e palestras de diferentes profissionais contanto suas experiências de vida profissional
Indicadores, Metas e Resultados
Compreender o que pensam os estudantes de fases inicias
Compreender o que pensam os estudantes de fases finais e o que mudou
Esclarecer dúvidas comuns a todos estudantes
Melhorar o desempenho dos mesmos na graduação
Melhorar o foco e objetivos dos estudantes
Demonstrar as dificuldades e realizações durante a vida profissional
Compreender o que pensam os estudantes de fases finais e o que mudou
Esclarecer dúvidas comuns a todos estudantes
Melhorar o desempenho dos mesmos na graduação
Melhorar o foco e objetivos dos estudantes
Demonstrar as dificuldades e realizações durante a vida profissional
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CRISTINA KALB | |||
BÁRBARA LUIZA MIGUEIS NUNES | |||
CATIANE PRESTES DOS SANTOS | |||
FILIPE COSTA DA SILVA | |||
KATLYN FLAVIA RODRIGUES SOARES | |||
LUÃ BORGES IEPSEN | |||
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 1 | ||
MÁRIO DE CASTRO MAGALHÃES FILHO | |||
THOMAS NORMANTON GUIM | |||
VITÓRIA RAMOS DE FREITAS |