Nome do Projeto
Zigoto: 2º seminário de experiências poeticoeducativas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 05/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de ensino Zigoto: seminário de experiências poeticoeducativas é articulado ao Projeto de extensão Patafísica (código PREC 4184). O grupo de acadêmicos envolvido oscila em torno de 10 mediadores/integrantes que são alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes/UFPel.
O projeto de ensino visa ampliar e potencializar a troca de conhecimento desenvolvida por algumas ações do projeto de Extensão Patafísica. Assim, propõe um grupo de estudo, de frequência regular, que a partir da investigação bibliográfica e da produção científica do campo da arte e da educação articulado às experiências em arte/educação/mediação procura desenvolver o intercambio entre a formação de público, voltada ao ensino da arte e a formação artística/poética, voltada a produção do artista. Por uma metodologia cartográfica, atravessada por conversas/reuniões, mediações, leituras, criações de proposições de mediação, filmes, etc prevê a criação de um Seminário para o segundo semestre de 2020. O Seminário será oferecido principalmente para os acadêmicos dos cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado - do CA/UFPel e egressos desses cursos, bem como agentes de educação da cidade de Pelotas e região.
Objetivo Geral
O objetivo do projeto é ampliar e potencializar os estudos, as discussões e produções em torno da mediação artística para um número maior de acadêmicos dos cursos de Artes Visuais do Centro de Artes e seus egressos, podendo abarcar a comunidade escolar da cidade de Pelotas. Como resultado desses estudos propomos a realização de um Seminário no segundo semestre de 2020.
Assim, são objetivos específicos do projeto:
- Estudar e pesquisar a produção bibliográfica atual referente a arte, educação, mediação, filosofia, espaço público e principalmente realizar a intersecção destes campos de estudo.
- Explorar a criação e o fazer, propondo reflexões e instigando a partir da experiência artística.
- Promover o intercâmbio entre os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais.
- Agenciar a participação de grupos de pesquisa, ensino e extensão do Centro de Artes bem como de outras unidades, além de proporcionar espaço para participação de agentes do campo da arte, cultura e educação.
- Desenvolver e realizar um Seminário no segundo semestre do ano de 2020 dando visibilidade e ampliando as discussões do grupo.
Assim, são objetivos específicos do projeto:
- Estudar e pesquisar a produção bibliográfica atual referente a arte, educação, mediação, filosofia, espaço público e principalmente realizar a intersecção destes campos de estudo.
- Explorar a criação e o fazer, propondo reflexões e instigando a partir da experiência artística.
- Promover o intercâmbio entre os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais.
- Agenciar a participação de grupos de pesquisa, ensino e extensão do Centro de Artes bem como de outras unidades, além de proporcionar espaço para participação de agentes do campo da arte, cultura e educação.
- Desenvolver e realizar um Seminário no segundo semestre do ano de 2020 dando visibilidade e ampliando as discussões do grupo.
Justificativa
O projeto justifica-se no vértice da produção poética com a produção de metodologias de ensino e aprendizagem da arte que reafirmem a intersecção da formação no Bacharelado e na Licenciatura em Artes Visuais. Logo, busca promover encontros e discussões no espaço público e institucional para aproximar a comunidade da arte de si mesma, explorando outros pontos de convergência, tangência e distanciamento.
Desde 2013 o grupo/Projeto de Extensão Patafísica: mediadores do imaginário, atualmente cadastrado como Patafísica, percebe que através da mediação artística, entre obra de arte e público, o repertório de vida de cada visitante/artista/mediador emerge, na medida que articula e acolhe sua experiência artística de forma individual e coletiva. Dentro dos procedimentos do grupo - desde o estudo do tema/exposição, criação de proposição de mediação, até o acontecimento da mediação - as proposições de mediação se fazem configurando um público em sua multiplicidade, desfazendo os polos entre público, artista e obra, no sentido de reforçar o encontro dos agentes envolvidos e potencializar a experiência estética.
Entendendo necessária para a formação do artista e/ou do arte educador tais percepções e procedimentos, o projeto de ensino pretende proporcionar um alargamento do ambiente de estudo, reflexão e experiências artísticas, explorando as possibilidades do espaço público da cidade e também dos espaços institucionalizados. Pelo viés da metodologia de criação das mediações e do acontecimento da mediação visa entrelaçar a comunidade acadêmica e encontrar a comunidade em geral, abraçando o público espontâneo e acadêmico ao redor do Centro de Artes, bem como escolas nas quais alunos egressos atuem como professores.
Dessa forma, articulando as experiências teóricas e práticas, os alunos terão a oportunidade de discutir e estudar coletivamente temas de interesse pessoal e coletivo que estejam articulados a arte, aos espaços de arte e de educação, seus agentes, formação de público, mediação, etc. Além da possibilidade do contato direto com o público (comunidade em geral) através de experiências de mediação que trazem questões como a receptividade da arte pelo público e experiência estética, fomentando discussões sobre ensino/aprendizagem, escola/comunidade, imbricadas nas relação professor/aluno e arte/educação.
É importante apontar que o projeto também visa oportunizar espaços de formação e troca para os bolsistas e estudantes colaboradores de outros projetos de ensino, pesquisa e extensão da graduação e pós-graduação dos curso do Centro de Artes, ativando-os de forma colaborativa, critica e criativa
Desde 2013 o grupo/Projeto de Extensão Patafísica: mediadores do imaginário, atualmente cadastrado como Patafísica, percebe que através da mediação artística, entre obra de arte e público, o repertório de vida de cada visitante/artista/mediador emerge, na medida que articula e acolhe sua experiência artística de forma individual e coletiva. Dentro dos procedimentos do grupo - desde o estudo do tema/exposição, criação de proposição de mediação, até o acontecimento da mediação - as proposições de mediação se fazem configurando um público em sua multiplicidade, desfazendo os polos entre público, artista e obra, no sentido de reforçar o encontro dos agentes envolvidos e potencializar a experiência estética.
Entendendo necessária para a formação do artista e/ou do arte educador tais percepções e procedimentos, o projeto de ensino pretende proporcionar um alargamento do ambiente de estudo, reflexão e experiências artísticas, explorando as possibilidades do espaço público da cidade e também dos espaços institucionalizados. Pelo viés da metodologia de criação das mediações e do acontecimento da mediação visa entrelaçar a comunidade acadêmica e encontrar a comunidade em geral, abraçando o público espontâneo e acadêmico ao redor do Centro de Artes, bem como escolas nas quais alunos egressos atuem como professores.
Dessa forma, articulando as experiências teóricas e práticas, os alunos terão a oportunidade de discutir e estudar coletivamente temas de interesse pessoal e coletivo que estejam articulados a arte, aos espaços de arte e de educação, seus agentes, formação de público, mediação, etc. Além da possibilidade do contato direto com o público (comunidade em geral) através de experiências de mediação que trazem questões como a receptividade da arte pelo público e experiência estética, fomentando discussões sobre ensino/aprendizagem, escola/comunidade, imbricadas nas relação professor/aluno e arte/educação.
É importante apontar que o projeto também visa oportunizar espaços de formação e troca para os bolsistas e estudantes colaboradores de outros projetos de ensino, pesquisa e extensão da graduação e pós-graduação dos curso do Centro de Artes, ativando-os de forma colaborativa, critica e criativa
Metodologia
O bolsista irá atuar junto ao grupo Patafísica participando das reuniões semanais, das ações de acolhimento juntos as escolas, das criações e realizações de mediações, ficando responsável pela organização, elaboração e desenvolvimento do Seminário.
O Seminário pretende acontecer durante uma semana do mês de outubro de 2020 com encontros em espaços públicos e instituições de arte e/ou educação promovendo parcerias e criando outros espaços. Os encontros buscam discutir as possibilidades de ensino da arte através da proposição artística enquanto acontecimento efêmero, bem como a produção e criação em arte de caráter experimental, propositivo e participativo. A partir da metodologia do Grupo Patafísica, que pensa a criação da proposição de mediação e o acontecimento da mediação como um “produto” artístico, trazemos como referência para esses encontros artistas brasileiros como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape, que desde a década de 1960 exploram esse viés propositivo/participativo da obra de arte; as ações realizadas por Frederico Morais com os Domingos de Criação, que aconteciam no jardim do MAM/RJ e arte-educadoras como Ana Mae Barbosa, que contemplam nosso pensamentos para um ensino da arte a partir da experiência do saber e fazer.
Assim, o bolsista irá atuar como catalizador, organizador e proponente dessas atividades reflexivas, criativas e propositivas. Por uma metodologia cartográfica, pretende-se gerar um produto estético/literário/propositivo coletivo oriundo da mediação. Ao final do Seminário esses produtos serão exibidos em exposição com o objetivo de explorar a intersecção entre os acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais.
O Seminário pretende acontecer durante uma semana do mês de outubro de 2020 com encontros em espaços públicos e instituições de arte e/ou educação promovendo parcerias e criando outros espaços. Os encontros buscam discutir as possibilidades de ensino da arte através da proposição artística enquanto acontecimento efêmero, bem como a produção e criação em arte de caráter experimental, propositivo e participativo. A partir da metodologia do Grupo Patafísica, que pensa a criação da proposição de mediação e o acontecimento da mediação como um “produto” artístico, trazemos como referência para esses encontros artistas brasileiros como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape, que desde a década de 1960 exploram esse viés propositivo/participativo da obra de arte; as ações realizadas por Frederico Morais com os Domingos de Criação, que aconteciam no jardim do MAM/RJ e arte-educadoras como Ana Mae Barbosa, que contemplam nosso pensamentos para um ensino da arte a partir da experiência do saber e fazer.
Assim, o bolsista irá atuar como catalizador, organizador e proponente dessas atividades reflexivas, criativas e propositivas. Por uma metodologia cartográfica, pretende-se gerar um produto estético/literário/propositivo coletivo oriundo da mediação. Ao final do Seminário esses produtos serão exibidos em exposição com o objetivo de explorar a intersecção entre os acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto prevê um alargamento do ambiente de estudo, reflexão e experiências artísticas, explorando a produção poética com a produção de metodologias de ensino e aprendizagem da arte.
Espera, assim reafirmar a intersecção da formação no Bacharelado e na Licenciatura em Artes Visuais, através dos encontros e discussões no espaço público e institucional, aproximando a comunidade da arte de si mesma. Acreditamos dessa forma promover movimentos de aproximação,
explorando pontos de convergência, tangência e distanciamento entre os cursos de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado).
Espera, assim reafirmar a intersecção da formação no Bacharelado e na Licenciatura em Artes Visuais, através dos encontros e discussões no espaço público e institucional, aproximando a comunidade da arte de si mesma. Acreditamos dessa forma promover movimentos de aproximação,
explorando pontos de convergência, tangência e distanciamento entre os cursos de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MARTINS DE ABREU | |||
ANDRÉ MARTINS ZIEGLER | |||
Andressa Cristina Gerlach Borba | |||
CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT | 47 | ||
CAROLINA MESQUITA CLASEN | |||
EREN CIRIANO CASTELLANO | |||
GABRIELA DA COSTA GOMES | |||
Gabriela Jahn | |||
HELENA DOS SANTOS MOSCHOUTIS | |||
JULIANA MARIA NASCIMENTO BISCALQUIN | |||
JÚLIA PETIZ PORTO | |||
LUANA REIS SILVINO | |||
LUZILANE ALVES BEZERRA | |||
Leani Jaline Ferrari Ferreira | |||
MAIRA CAMARA NEIVA | |||
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS | |||
MURILO ALVES PERIN | |||
Marcella Jasmim Barcellos | |||
Marcella de Azevedo Vieira | |||
Marco Antonio de Oliveira | |||
Marcos Vinicius Fonseca | |||
Marla Fernanda dos Santos Rodrigues | |||
Nataly de Oliveira Sousa | |||
Noeli Moreira | |||
Paula Monterrey Sobral | |||
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO | |||
RAÍSSA CARDOSO LEAL | |||
RENAN SOARES | |||
YURI MORRONI |