Nome do Projeto
Zigoto: 2º seminário de experiências poeticoeducativas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 05/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de ensino Zigoto: seminário de experiências poeticoeducativas é articulado ao Projeto de extensão Patafísica (código PREC 4184). O grupo de acadêmicos envolvido oscila em torno de 10 mediadores/integrantes que são alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes/UFPel. O projeto de ensino visa ampliar e potencializar a troca de conhecimento desenvolvida por algumas ações do projeto de Extensão Patafísica. Assim, propõe um grupo de estudo, de frequência regular, que a partir da investigação bibliográfica e da produção científica do campo da arte e da educação articulado às experiências em arte/educação/mediação procura desenvolver o intercambio entre a formação de público, voltada ao ensino da arte e a formação artística/poética, voltada a produção do artista. Por uma metodologia cartográfica, atravessada por conversas/reuniões, mediações, leituras, criações de proposições de mediação, filmes, etc prevê a criação de um Seminário para o segundo semestre de 2020. O Seminário será oferecido principalmente para os acadêmicos dos cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado - do CA/UFPel e egressos desses cursos, bem como agentes de educação da cidade de Pelotas e região.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é ampliar e potencializar os estudos, as discussões e produções em torno da mediação artística para um número maior de acadêmicos dos cursos de Artes Visuais do Centro de Artes e seus egressos, podendo abarcar a comunidade escolar da cidade de Pelotas. Como resultado desses estudos propomos a realização de um Seminário no segundo semestre de 2020.
Assim, são objetivos específicos do projeto:
- Estudar e pesquisar a produção bibliográfica atual referente a arte, educação, mediação, filosofia, espaço público e principalmente realizar a intersecção destes campos de estudo.
- Explorar a criação e o fazer, propondo reflexões e instigando a partir da experiência artística.
- Promover o intercâmbio entre os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais.
- Agenciar a participação de grupos de pesquisa, ensino e extensão do Centro de Artes bem como de outras unidades, além de proporcionar espaço para participação de agentes do campo da arte, cultura e educação.
- Desenvolver e realizar um Seminário no segundo semestre do ano de 2020 dando visibilidade e ampliando as discussões do grupo.

Justificativa

O projeto justifica-se no vértice da produção poética com a produção de metodologias de ensino e aprendizagem da arte que reafirmem a intersecção da formação no Bacharelado e na Licenciatura em Artes Visuais. Logo, busca promover encontros e discussões no espaço público e institucional para aproximar a comunidade da arte de si mesma, explorando outros pontos de convergência, tangência e distanciamento.
Desde 2013 o grupo/Projeto de Extensão Patafísica: mediadores do imaginário, atualmente cadastrado como Patafísica, percebe que através da mediação artística, entre obra de arte e público, o repertório de vida de cada visitante/artista/mediador emerge, na medida que articula e acolhe sua experiência artística de forma individual e coletiva. Dentro dos procedimentos do grupo - desde o estudo do tema/exposição, criação de proposição de mediação, até o acontecimento da mediação - as proposições de mediação se fazem configurando um público em sua multiplicidade, desfazendo os polos entre público, artista e obra, no sentido de reforçar o encontro dos agentes envolvidos e potencializar a experiência estética.
Entendendo necessária para a formação do artista e/ou do arte educador tais percepções e procedimentos, o projeto de ensino pretende proporcionar um alargamento do ambiente de estudo, reflexão e experiências artísticas, explorando as possibilidades do espaço público da cidade e também dos espaços institucionalizados. Pelo viés da metodologia de criação das mediações e do acontecimento da mediação visa entrelaçar a comunidade acadêmica e encontrar a comunidade em geral, abraçando o público espontâneo e acadêmico ao redor do Centro de Artes, bem como escolas nas quais alunos egressos atuem como professores.

Dessa forma, articulando as experiências teóricas e práticas, os alunos terão a oportunidade de discutir e estudar coletivamente temas de interesse pessoal e coletivo que estejam articulados a arte, aos espaços de arte e de educação, seus agentes, formação de público, mediação, etc. Além da possibilidade do contato direto com o público (comunidade em geral) através de experiências de mediação que trazem questões como a receptividade da arte pelo público e experiência estética, fomentando discussões sobre ensino/aprendizagem, escola/comunidade, imbricadas nas relação professor/aluno e arte/educação.

É importante apontar que o projeto também visa oportunizar espaços de formação e troca para os bolsistas e estudantes colaboradores de outros projetos de ensino, pesquisa e extensão da graduação e pós-graduação dos curso do Centro de Artes, ativando-os de forma colaborativa, critica e criativa

Metodologia

O bolsista irá atuar junto ao grupo Patafísica participando das reuniões semanais, das ações de acolhimento juntos as escolas, das criações e realizações de mediações, ficando responsável pela organização, elaboração e desenvolvimento do Seminário.
O Seminário pretende acontecer durante uma semana do mês de outubro de 2020 com encontros em espaços públicos e instituições de arte e/ou educação promovendo parcerias e criando outros espaços. Os encontros buscam discutir as possibilidades de ensino da arte através da proposição artística enquanto acontecimento efêmero, bem como a produção e criação em arte de caráter experimental, propositivo e participativo. A partir da metodologia do Grupo Patafísica, que pensa a criação da proposição de mediação e o acontecimento da mediação como um “produto” artístico, trazemos como referência para esses encontros artistas brasileiros como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape, que desde a década de 1960 exploram esse viés propositivo/participativo da obra de arte; as ações realizadas por Frederico Morais com os Domingos de Criação, que aconteciam no jardim do MAM/RJ e arte-educadoras como Ana Mae Barbosa, que contemplam nosso pensamentos para um ensino da arte a partir da experiência do saber e fazer.
Assim, o bolsista irá atuar como catalizador, organizador e proponente dessas atividades reflexivas, criativas e propositivas. Por uma metodologia cartográfica, pretende-se gerar um produto estético/literário/propositivo coletivo oriundo da mediação. Ao final do Seminário esses produtos serão exibidos em exposição com o objetivo de explorar a intersecção entre os acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto prevê um alargamento do ambiente de estudo, reflexão e experiências artísticas, explorando a produção poética com a produção de metodologias de ensino e aprendizagem da arte.
Espera, assim reafirmar a intersecção da formação no Bacharelado e na Licenciatura em Artes Visuais, através dos encontros e discussões no espaço público e institucional, aproximando a comunidade da arte de si mesma. Acreditamos dessa forma promover movimentos de aproximação,
explorando pontos de convergência, tangência e distanciamento entre os cursos de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MARTINS DE ABREU
ANDRÉ MARTINS ZIEGLER
Andressa Cristina Gerlach Borba
CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT47
CAROLINA MESQUITA CLASEN
EREN CIRIANO CASTELLANO
GABRIELA DA COSTA GOMES
Gabriela Jahn
HELENA DOS SANTOS MOSCHOUTIS
JULIANA MARIA NASCIMENTO BISCALQUIN
JÚLIA PETIZ PORTO
LUANA REIS SILVINO
LUZILANE ALVES BEZERRA
Leani Jaline Ferrari Ferreira
MAIRA CAMARA NEIVA
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS
MURILO ALVES PERIN
Marcella Jasmim Barcellos
Marcella de Azevedo Vieira
Marco Antonio de Oliveira
Marcos Vinicius Fonseca
Marla Fernanda dos Santos Rodrigues
Nataly de Oliveira Sousa
Noeli Moreira
Paula Monterrey Sobral
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO
RAÍSSA CARDOSO LEAL
RENAN SOARES
YURI MORRONI

Página gerada em 19/12/2024 06:20:25 (consulta levou 0.110133s)