Nome do Projeto
Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais - LAPET
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 31/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais (LAPET) é um grupo integrado de pesquisa, extensão e ensino, certificado pelo CNPq, voltado para o desenvolvimento teórico-metodológico de práticas socioeducativas em Terapia Ocupacional. Os projetos nascem das problemáticas territoriais, prezando pelas metodologias participativas e pelo pensamento crítico. Este projeto de ensino contempla as ações direcionadas, prioritariamente, para os acadêmicos de Terapia Ocupacional. Os objetivos são: promover uma formação acadêmica aprofundada por meio da discussão de pesquisas, debates e análise de práticas; sustentar as ações de pesquisa e extensão, inclusive pela possibilidade de desenvolver novas abordagens teórico-metodológicas; propiciar um espaço para leitura mediada, de maneira a alargar a capacidade de compreensão discente e uso de novos saberes; estimular nos participantes o consumo crítico da produção científica, bem como a capacidade de autogestão do grupo. O grupo de estudos ocorrerá semanalmente, às segundas-feiras, de 18 às 20h, no Laboratório de Tecnologia Assistiva da Faculdade de Medicina. Serão priorizadas as metodologias ativas, de teor democratizante, estimuladoras da autoria e da rebeldia epistêmica.

Objetivo Geral

- Promover nos discentes formação complementar a respeito de temas pertinentes às ações do LAPET, integrando pesquisa e extensão, inclusive durante o período da pandemia do COVID-19.

Justificativa

O Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais (LAPET) é um grupo integrado de pesquisa, extensão e ensino, certificado pelo CNPq, voltado para o desenvolvimento teórico-metodológico de práticas socioeducativas em Terapia Ocupacional. Os projetos nascem das problemáticas territoriais, prezando pelas metodologias participativas e pelo pensamento crítico. Este projeto de ensino contempla as ações direcionadas, prioritariamente, para os acadêmicos de Terapia Ocupacional. Tendo em vista a amplitude e complexidade das ações, vislumbrou-se a necessidade de criar um grupo de estudos voltado para o aprofundamento teórico e sistematização das ações.

Metodologia

O grupo de estudos ocorrerá semanalmente, às segundas-feiras, de 18 às 20h, no Laboratório de Tecnologia Assistiva da Faculdade de Medicina. Especificamente no período da pandemia do COVID-19, em que as aulas estarão canceladas, será usada a ferramenta webconf da UFPel, para encontros virtuais, no mesmo dia e horário previsto para os encontros presenciais.
Serão priorizadas as metodologias ativas, de teor democratizante, estimuladoras da autoria e da rebeldia epistêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Estudo aprofundado de textos e artigos;
Publicização de conteúdos estudados via plataformas virtuais;
Realização de eventos científicos;
Desenvolvimento de competências, constatadas por avaliações processuais coletivas e pela realização das tarefas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE GOMES KRÜGER
BEATRIZ DOS SANTOS PAES
CAMILA SCHANDER DA ROCHA
CYNTHIA GIRUNDI DA SILVA
DIEGO EUGENIO ROQUETTE GODOY ALMEIDA2
EDUARDA SOCOOWSKI HERNANDES MIRAPALHETA PIRES
ELIONARA GIOVANA RECH
ELLEN CRISTINA RICCI2
GABRIEL BENAVENTANA SANTOS
GIULIA DUARTE DOS SANTOS
JÉSSICA DOS SANTOS DIAS
KATHARYNE FIGUEIREDO ELESBÃO
LUCIANA CORDEIRO2
MARIA KLARA CHAVES MOTTA DA COSTA
MIRNA DE MARTINO DAS CHAGAS
RAILLANE DE OLIVEIRA MARQUES
RENATA SILVA E SILVA
ROBERTA BORGES SOARES
SAMANTA FICK KNUTH
SANDRIELY TEIXEIRA RAMIRES
TATIANE DA SILVA CASSAIS
THIERRI CUNHA SILVEIRA
VITORIA DA SILVA JESKE

Página gerada em 26/04/2024 15:38:04 (consulta levou 0.168426s)