Nome do Projeto
Núcleo de Estudos de Tecnologias em Geociências – NETGeo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 27/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Para o estudo do espaço geográfico torna-se necessário a junção de várias informações e conhecimentos, bem como suas inter-relações, as quais podem ser trabalhadas e manipuladas com o auxílio das novas tecnologias. Assim, as geotecnologias tendem a ocupar lugar de destaque devido sua funcionalidade. As geotecnologias referem-se às novas tecnologias ligadas as geociências e engenharias, as quais trazem avanços nas pesquisas em diversas áreas, sempre envolvendo as questões espaciais e as análises multicritério. Atualmente, os projetos envolvendo análise espacial e mapeamentos são ferramentas para subsidiar decisões, tanto no que se refere às áreas urbanas como rurais. Este projeto visa contribuir para a formação acadêmica e profissional, com materiais didáticos, possibilitando novos recursos para o ensino, desenvolvendo o estudo prático das Geotecnologias e posterior divulgação e publicação dos produtos gerados. Diante do exposto, este projeto visa integrar a comunidade acadêmica, revigorando o seu processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos envolvidos (alunos, professores) uma reflexão sobre os problemas atuantes reais, direcionando seus esforços para a melhor solução. O Núcleo de Estudos de Tecnologias em Geociências busca unir esforços, tanto dos professores da UFPel, como pesquisadores de outras instituições, em prol do aprimoramento da formação acadêmica e promovendo um intercâmbio de conhecimento.

Objetivo Geral

Contribuir para o processo de formação do estudante e proporcionar a difusão dos conhecimentos das geotecnologias utilizadas na área das geociências e engenharias.

Justificativa

No Rio Grande do Sul há uma carência de informações de natureza geográfica georreferenciada em nível municipal, tais como, área e distribuição espacial das ocorrências de florestas, campos, agricultura e superfícies aquáticas, no que diz respeito a características zonais; de conhecimento da quantidade atualizada e classificação das estradas presentes no interior dos municípios; da denominação oficial da rede de drenagem; e da representação pontuais atualizadas com sua respectiva toponímia. Portanto, o uso das geotecnologias busca suprir as necessidades através de levantamentos e estudos mais detalhados referentes às geociências. Torna-se necessário também, uma maior integração da comunidade acadêmica com problemas reais, levando-os à reflexão de distintas possibilidades para a melhor solução.

Metodologia

O projeto foi elaborado com o propósito de difundir as novas tecnologias utilizadas nas geociências e engenharias, para isso, será necessário um trabalho conjunto de professores e alunos, bem como a interação com outras instituições públicas ou privadas, com a finalidade de servir como fonte de informação, pesquisa e tomada de decisão, a partir da elaboração de bancos de dados georreferenciados e a publicação de produtos provenientes de distintos estudos. Serão desenvolvidas atividades práticas em campo e em laboratório, proporcionando a manipulação de dados coletados com equipamentos utilizados no mercado de trabalho, a inserção de softwares específicos de mapeamento e a geração de diferentes produtos. Além de proporcionar aos alunos o estudo aplicado, por meio de discussões técnicas, mini cursos e participação em distintas atividades acadêmicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este Núcleo de Estudos de Tecnologias em Geociências que os alunos tenham maior estímulo em participar das ações da UFPel e consigam associar os conteúdos acadêmicos com o mercado de trabalho de maneira mais prática e direta. Com esta proposição, o estudante será instigado a realizar ações voltadas à ascensão das tecnologias e as utilizará como meio de tomada de decisões e, principalmente, verá sua aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento e será instigado a fomentar discussões sobre sua formação, geotecnologias e o mercado de trabalho. Assim, se tornará parte integrante e ativa no processo de ensino e aprendizagem, promovendo o interesse pela busca de novas possibilidades e envolvimento com seu processo de formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH2
ANGÉLICA CIROLINI2
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA0
GABRIEL DA SILVA PONTES
LENON SILVA DE OLIVEIRA
MARCIANO CARNEIRO
MARINEZ DA SILVA
PAOLA BRUNO ARAB0
RICARDO GIUMELLI MARQUEZAN0

Página gerada em 12/08/2020 21:04:49 (consulta levou 0.118298s)