Nome do Projeto
Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 28/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Programa é composto pelos módulos de " Situações Clinicas Comuns em Idosos" e " Cuidados Paliativos e óbito no domicilio" ambos com 45h/a, todas a distância. Incentivando a autoaprendizagem através da resolução de casos clínicos e utilização de ferramentas interativas(escores, tabelas, escalas e calculadoras) possui o intuito de subsidiar a avaliação e monitoramento da atenção domiciliar das situações de saúde dos idosos e dos pacientes em cuidados paliativos, orientar cuidadores e subsidiar aos profissionais a compreensão da complexidade de realizar o cuidado paliativo no domicilio e atender ao óbito. Público alvo: médicos e enfermeiros. Avaliação: é realizada através de pré-testes( verifica conhecimento prévio do aluno com relação as temáticas dos casos clínicos) e pós-testes( verifica o conhecimento adquirido após a realização dos casos clínicos).
Objetivo Geral
- Capacitar recursos humanos para educação em saúde.
- Produzir materiais educacionais para formação e educação permanente à distância.
- Produzir materiais educacionais para formação e educação permanente à distância.
Justificativa
A atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. A atenção domiciliar foi redefinida pela Portaria 963 de 27 de maio de 2013, que disciplina, dentre outras questões, a organização dos serviços de atenção domiciliar, prevendo as modalidades Atenção Domiciliar 1, 2 e 3 (AD1, AD2 e AD3) e o financiamento a ser repassado para os fundos municipais e estaduais de saúde por equipe de atenção domiciliar (EMAD e EMAP). Para que a atenção domiciliar possa se consolidar é fundamental que existam profissionais qualificados para atuar nessa modalidade assistencial. Entretanto, como essa modalidade é relativamente recente e não muito disseminada no Brasil, não é ensinada de praxe nos cursos de graduação das profissões de saúde. A implantação do Programa Melhor em Casa resultou na criação de novas equipes e ampliação das existentes, mas como não há profissionais capacitados em atenção domiciliar, a ausência de uma ação educacional poderia ser um fator restritivo ao sucesso do programa ou, mais grave ainda, resultar em maus resultados assistenciais. Por esses motivos, faz-se necessário a estruturação de um programa nacional de formação e educação permanente em atenção domiciliar que possa dar suporte a implantação do Programa Melhor em Casa. O programa deve ser oferecido em todo território nacional e para milhares de profissionais o formato educacional adequado é a educação a distância. Assim, a ação será executada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do SUS - UNASUS, instrumento do Ministério da Saúde para qualificação de profissionais de saúde a distância. As atividades educacionais do curso permitirão que os profissionais interessados em atenção domiciliar em todo país possam vir a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que forem necessárias para o bom desempenho das suas funções, contribuindo, assim, para a garantia de qualidade da atenção a saúde prestada à população.
Metodologia
- Estabelecimento de mecanismos de cooperação com outras Universidades para produção e oferta do curso; - Produção de material instrucional, multimídia interativo e validação de acordo com as diretrizes da UNA-SUS; - Publicação do material em repositório institucional de acesso aberto compatível com o Acervo UNA-SUS; - Depósito do material no Acervo UNA-SUS e cessão dos direitos autorais à Secretaria Executiva - UNA-SUS; - Desenvolvimento de softwares livres para atividades educativas e de gestão acadêmica, com publicação da documentação e código fonte no sítio da convenente. Estratégias operacionais para Implantação do Curso - Cadastro dos cursos na Plataforma Arouca; - Publicação de material em ambiente virtual de aprendizagem compatível com as seguintes tecnologias e padrões: SAML 2.0 e SCORM; - Seleção e Capacitação da equipe; - Oferta do curso em ambiente virtual de aprendizagem mantido pela instituição e integrado aos Sistemas Federados da UNA-SUS. Público alvo - Profissionais de saúde integrantes de equipes de atenção básica, saúde bucal e atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde. Condições de inscrições - Local - Site do curso na UFPel. - Documentação exigida - Carteira de identidade, CPF e CNES para profissionais de saúde. - Condições de seleção: Profissionais de saúde cadastrados na Plataforma Arouca, preferencialmente integrantes de equipes de atenção básica, saúde bucal e atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde. Acompanhamento As atividades dos alunos de cursos de autoaprendizagem serão registradas no ambiente virtual. l Formas de avaliação. Os alunos terão acesso a avaliações formativas automatizadas a todo tempo e avaliações somativas ao final de cada módulo. A execução deste projeto será acompanhada pela comissão de coordenação, composta pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, Coordenação Geral de Atenção Domiciliar/Departamento de Atenção Básica, Departamento de Gestão da Educação na Saúde - DEGES e pelas universidades
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se capacitar cerca de 1000 profissionais de saúde ao ano.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIAN NEUHAUS MACHADO | |||
ALESSANDER OSORIO | |||
ANACLAUDIA GASTAL FASSA | 3 | ||
CARLOS EDUARDO ROCHEDO DA SILVA | |||
DANIELA HABEKOST CARDOSO | |||
DEISI CARDOSO SOARES | 2 | ||
ELAINE THUME | 2 | ||
EVERTON JOSE FANTINEL | 2 | ||
GABRIEL DE ROSSO MENEZES | |||
LOURIELE SOARES WACHS | |||
LUIZ AUGUSTO FACCHINI | 2 | ||
MARIANGELA UHLMANN SOARES | |||
Mirelle de Oliveira Saes | |||
NATALIA SEVILHA STOFEL | |||
ROGERIO DA SILVA LINHARES | 2 | ||
SAMANTA BASTOS MAAGH |