Nome do Projeto
Inventário de Impressões: a reprodução de imagens na contemporaneidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/04/2021 - 20/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto pretende formatar reflexões de grupos de estudo na gravura contemporânea não toxica atuando com a pesquisa de materiais e processos para garantir a sustentabilidade dos meios, criando intercâmbios com o ensino das técnicas e a poética visual. Com a pesquisa o grupo gráfica contemporânea trabalha para os resultados nesse campo.

Objetivo Geral

Articular a reprodução da imagem tradicional e contemporânea no contexto atual percebendo a importância de novos meios para a sustentabilidade de técnicas. Entender a evolução dos meios de reprodução da imagem na arte contemporânea, compreendendo a a necessidade da sustentabilidade na gravura tradicional.

Justificativa

Refletir sobre os processos e práticas de reprodução da imagem na contemporaneidade e a gravura na evolução dos meios. A gravura sempre foi uma linguagem ligada a tecnologia, a necessidade de múltiplo, da informação ou da propaganda. Sempre possibilitaram que essa linguagem estivesse buscando modalidades que suprem tempo, material, ganhando qualidade de cor e forma, e principalmente rapidez. Até hoje essa equação faz sentido no surgimento de um novo equipamento de impressão. Mas o que faz-se pertinente refletir nesse contexto é o campo da gravura, da evolução gráfica, seu uso principalmente no circuito de arte contemporânea. As técnicas tradicionais e sua viabilidades nos dias atuais fazendo necessário pensar novos procedimentos e materiais, novas tecnologias para garantir a sustentabilidade dos meios e uma manutenção do pensamento gráfico.

Metodologia

Discutir sobre o espaço de criação da gravura; investigar materiais e técnicas alternativas para a sustentabilidade dos meios; pesquisar poéticas artísticas contemporâneas que envolvam processos gráficos, servindo como fonte de investigação; refletir sobre as diferentes técnicas de impressão buscando acompanhamento bibliográfico e desenvolver um pensamento no campo das artes gráficas.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar ações que vinculem as três linhas de pesquisa:
- materiais alternativos e sustentáveis para a gravura;
- mobilidade do espaço de trabalho enquanto acessibilidade e sustentabilidade dos meios de produção gráfica;
- práticas poéticas afim de refletir a produção gráfica contemporânea;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA SIGA LANGONE
ANGELA RAFFIN POHLMANN2
CAMILA BORGES COELHO
ELOIZA SILVA DA SILVA
HELLEN ARMÃO CORRÊA
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
KELLY WENDT6
LAURIANE PEREIRA
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO
MARIELA CARDOSO CORRÊA
RENAN SOARES

Página gerada em 29/03/2024 05:06:45 (consulta levou 0.178480s)