Nome do Projeto
ADESP - Voleibol
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 27/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O presente projeto visa integrar a tríade da universidade (ensino, pesquisa e extensão), por meio de atividades desenvolvidas junto a equipes de voleibol na cidade de Pelotas, sob a supervisão de docentes da Escola Superior de Educação Física e trabalho coletivo dos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e outros. Em termos gerais, visa oportunizar aos participantes do projeto, a possibilidade de prática em um programa de treinamento esportivo em voleibol, vivenciando aspectos de planejamento, aplicação das atividades e atuação na gestão da equipe. E, além disso, reforçar a cultura do voleibol na cidade, uma vez que a equipe é formada por novas atletas e atletas com tradição na cidade que podem servir de exemplo para futuras atletas de categorias de base.
Objetivo Geral
O projeto tem por objetivo proporcionar a comunidade pelotense que gosta do esporte, uma prática saudável e adequada de uma atividade esportiva orientada. E por se tratar de uma equipe com o foco no alto rendimento formada por atletas da modalidade, visa-se ainda que essas sirvam de exemplo para novas equipes de base da cidade, fomentando a prática de voleibol. Por meio de uma atividade integrada de ensino, pesquisa e extensão, também tem por objetivo oportunizar a prática docente na formação de equipe técnica de treinamento esportivo, aos alunos da Escola Superior de Educação Física e da UFPel, integrando estes com a realidade da profissão e o desempenho de outras.
Justificativa
O projeto se justifica na medida em que busca trabalhar com a formação dos acadêmicos no âmbito da área de treinamento esportivo, e tal área tem grande relevância no campo da educação física. Além disso, ao aproximar as situações de ensino, pesquisa e extensão, acredita-se que a formação está sendo potencializada: 1. ao provocar o instinto de pesquisador da prática, medicantes situações específicas da prática no treinamento esportivo; 2. ao discutir ações especificas de atuação no trabalho, a partir do que é produzido na área, mais bagagem experiencial é adquirida; 3. ao aproximar a comunidade pelotense que tem relação com o voleibol, acadêmicos e potenciais atletas em formação nas categorias de base.
Vale ressaltar ainda que o projeto tem tradição no âmbito universitário, sendo que passou por diferentes remodelações com o passar dos anos. Nos últimos cinco anos trabalha com a formação de equipe esportiva de voleibol feminino, tendo sido cadastrado e contado com as contribuições de bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa. No ano de 2016 e 2017 já foi cadastrado na referida Reitoria com o mesmo nome, sendo que em 2020 procuramos continuar com o mesmo projeto.
Vale ressaltar ainda que o projeto tem tradição no âmbito universitário, sendo que passou por diferentes remodelações com o passar dos anos. Nos últimos cinco anos trabalha com a formação de equipe esportiva de voleibol feminino, tendo sido cadastrado e contado com as contribuições de bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa. No ano de 2016 e 2017 já foi cadastrado na referida Reitoria com o mesmo nome, sendo que em 2020 procuramos continuar com o mesmo projeto.
Metodologia
Para a consecução dos objetivos, será adotada a seguinte metodologia:
1. Elaboração do plano de treinamento e decisões administrativas de funcionamento das atividades;
2. Divulgação por meio dos órgãos de comunicação da cidade, mídia digital e redes sociais na internet;
3. Seleção dos alunos estagiários da ESEF/UFPel;
4. Período de seleção de novas atletas para a equipe;
5. Apresentação do plano de trabalho aos atletas pela Comissão Técnica;
6. Início das atividades semanais, com aplicação do plano de treinamento previamente elaborado (item 01);
7. Participação em eventos esportivos municipais, regionais e estaduais;
8. Avaliação da atividade durante todo o processo, de acordo com o modelo a ser adotado - reuniões da Comissão Técnica; e
9. Avaliação dos alunos estagiários.
1. Elaboração do plano de treinamento e decisões administrativas de funcionamento das atividades;
2. Divulgação por meio dos órgãos de comunicação da cidade, mídia digital e redes sociais na internet;
3. Seleção dos alunos estagiários da ESEF/UFPel;
4. Período de seleção de novas atletas para a equipe;
5. Apresentação do plano de trabalho aos atletas pela Comissão Técnica;
6. Início das atividades semanais, com aplicação do plano de treinamento previamente elaborado (item 01);
7. Participação em eventos esportivos municipais, regionais e estaduais;
8. Avaliação da atividade durante todo o processo, de acordo com o modelo a ser adotado - reuniões da Comissão Técnica; e
9. Avaliação dos alunos estagiários.
Indicadores, Metas e Resultados
Como indicadores/metas/resultados esperados pontuamos os seguintes aspectos:
1. Potencializar a formação de técnicos esportivos na modalidade de voleibol, a partir da experiência com o estágio na Comissão Técnica da equipe esportiva;
2. Constituir equipe esportiva com visibilidade no cenário regional, incluindo a categoria Master;
3. Acolher equipes do mesmo nível a partir da organização de competições na cidade;
4. Produzir vivências de aprendizagem para acadêmicos, a partir da participação do projeto, no âmbito da preparação física, constituição dos treinos, aspectos metodológicos de atuação bem como, organização do trabalho profissional;
5. Motivar novos atletas de categorias de base a aderirem ou se desenvolver no voleibol, ao vislumbrarem o nível da equipe constituída bem como as possibilidades de aproximação com a mesma.
1. Potencializar a formação de técnicos esportivos na modalidade de voleibol, a partir da experiência com o estágio na Comissão Técnica da equipe esportiva;
2. Constituir equipe esportiva com visibilidade no cenário regional, incluindo a categoria Master;
3. Acolher equipes do mesmo nível a partir da organização de competições na cidade;
4. Produzir vivências de aprendizagem para acadêmicos, a partir da participação do projeto, no âmbito da preparação física, constituição dos treinos, aspectos metodológicos de atuação bem como, organização do trabalho profissional;
5. Motivar novos atletas de categorias de base a aderirem ou se desenvolver no voleibol, ao vislumbrarem o nível da equipe constituída bem como as possibilidades de aproximação com a mesma.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE MEYER IEPSEN | |||
ALISSA XAVIER ALVES | |||
ANA JÚLIA DA SILVA HARTWIG | |||
ANA LUISA MORAES LUZARDI | |||
ANA LUIZA LUZARDI GUADALUPE | |||
ANA VALÉRIA LIMA REIS | |||
ANA VALÉRIA LIMA REIS | |||
ANDERSON TAVARES MEIRELES | |||
ARTHUR CRESPO DA SILVA | |||
AYO MAIÁ FREITAS SANTOS | |||
BRUNA MARQUES KREMER | |||
BRUNA RODRIGUES PEREIRA | |||
EDUARDA WINTER GARCIA | |||
Estela da Costa Campos | |||
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA | 9 | ||
FRANCINE SANTOS FONTOURA | |||
FRANCISCO JOSÉ PEREIRA TAVARES | |||
GABRIEL CAMARGO TANSKI | |||
GIOVANA PERGHER BOTTEGA | |||
GIOVANI DA SILVA LIMA | 1 | ||
GIULIA MIE HAMASAKI PEREIRA | |||
HELLEN GOULARTE MOTA | |||
ISABELLA VERISSIMO MARTINS SILVA | |||
JOSE ANTONIO BICCA RIBEIRO | |||
JULIA ELVIRA MADIERO | |||
JÚLIA MARIA NEUTZLING SCHULZ | |||
LUCIANO VIANA BARBOZA | |||
LUIZA SOUSA DA SILVEIRA | |||
Luiza Gastmann da Silva | |||
MARIA BERTASO DE GARCIA FERNANDEZ | |||
MARIANA HESPANHOL FEIJO GRANADA | |||
MARINA MARQUES KREMER | |||
MARYA EDUARDA TRINDADE | |||
PÂMELLA DA COSTA | |||
VITALINO DIAS NETO | |||
VITOR SARAIVA JESKE | |||
VITORIA JESKE GEHRKE | |||
VITORIA MARCELA PANIAGO MENDES | |||
VITÓRIA CAMARGO SILVEIRA | |||
ÉRICA DA COSTA CAMPOS |