Nome do Projeto
Projeto Carinho: promovendo um estilo de vida ativo para pessoas com deficiências
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/05/2020 - 22/05/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Na atualidade, não se discute mais a importância da atividade física (AF) como indicador de estilo de vida. Todas as pessoas têm direito em praticar algum tipo de AF, e no caso das pessoas com deficiência, muitas vezes essa prática é limitada pela falta de oportunidades. Na intenção de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolve desde 1997 o “Projeto Carinho”, que atende crianças, jovens e adultos com diferentes tipos de deficiência. O projeto atua em dois segmentos, ou seja, propicia aos acadêmicos de Educação Física uma vivência de situações concretas de ensino- aprendizagem no desenvolvimento de atividades físicas com essa população. Por outro lado, oportuniza crianças, jovens e adultos com deficiência, a vivência de situações relacionadas com um mundo até então desconhecido por elas. O projeto oferece atividades de dança, treinamento funcional e natação duas vezes por semana, e ainda, em algumas ocasiões são realizadas atividades complementares (passeios culturais, acampamentos, rafting e outras). As aulas são planejadas de acordo com o tema específico, sendo utilizados diversos tipos materiais. As atividades ajudam na promoção de um estilo de vida ativo que produz implicações na qualidade de vida. Percebe-se que os efeitos positivos não estão relacionados apenas ao aspecto motor, mas sim, na promoção de um ambiente saudável que desenvolve os aspectos cognitivos e sociais. A quebra da rotina e o aumento das relações pessoais têm desenvolvido a autoestima e autoconfiança do grupo. A convivência no espaço acadêmico permite a comunidade conhecer esses indivíduos, e desta forma minimizar as questões de preconceito. A participação da família tem sido importante nesse processo, pois esta passa a conhecer as reais possibilidades do seu filho, permitindo uma mudança significativa no seu estilo de vida.
Objetivo Geral
Quanto aos alunos de graduação, pretende-se capacitar o futuro profissional da área da educação física, a desenvolver o ensino das atividades físicas para pessoas com necessidades especiais, através da vivência de situações concretas de ensino–aprendizagem. Desenvolver o interesse pela pesquisa, a fim de oferecer novas técnicas e metodologias para o trabalho com essa população.
Quanto às pessoas com deficiências, oportunizar a vivência de situações relacionadas com um mundo até então desconhecido por elas, através de atividades programadas, no âmbito individual e em grupos, que lhes permitirão um desenvolvimento harmônico nas atividades da vida diária.
Quanto às pessoas com deficiências, oportunizar a vivência de situações relacionadas com um mundo até então desconhecido por elas, através de atividades programadas, no âmbito individual e em grupos, que lhes permitirão um desenvolvimento harmônico nas atividades da vida diária.