Nome do Projeto
Gráfica contemporânea: a reprodução da Imagem nas artes visuais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
29/04/2020 - 29/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto consiste em criar um espaço de prática e reflexão dos processos de reprodução da imagem, extendendo ou complementando os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Ateliê de Gravura I, II, II e Serigrafia I e II.

Objetivo Geral

Estabelecer uma dinâmica de trabalho prática/teórica em processos de reprodução da imagem que dê suporte aos acadêmicos no desenvolvimento de suas atividades, tanto nas realizadas com as disciplinas, mas também nas pesquisas poéticas que cada um começa a potencializar.

Justificativa

A prática da gravura exige ao académico tempo de apuração das técnicas de reprodução da imagem, que são variadas na contemporaneidade, precisando, para melhor aprendizado e para aprimorar as linguagens gráficas desenvolvidas. Amadurecendo as técnicas tradicionais que demandam de maior tempo, melhor estrutura para a reprodução de imagens assim como fortalecendo a construção de praticas artísticas próprias que podem envolver distintos processos nas artes gráficas.
O projeto possibilitará um melhor acompanhamento, para o aprendizado e nas condições favoráveis para o desenvolvimento de suas pesquisas poéticas, atividade que demanda tempo, observação e envolvimento com o fazer. A demanda existe, faz- se necessário organizar os trabalhos para a organização do espaço.
Por relevância faz-se necessário dizer que o ateliê somente pode ser usado com a supervisão de um responsável, por apresentar materiais e ferramentas que se mau uso podem trazer riscos a saude e defit de recursos.
O projeto dando esse suporte permite uma aproximação mais eficiente da pesquisa cientifica.

Metodologia

Criar um espaço de troca, estabelecendo uma disciplina em relaçåo as atividades que cada académico desenvolve. Por meio de orientações, discussões e principalmente, tempo de ateliê. Percebe-se " tempo de ateliê", como o tempo debruçado ao desenvolvimento das técnicas e das suas práticas artísticas, visto que a dificuldade (demanda) é construir um entrosamento entre a poética e a linguagem gráfica. Fazendo o uso, desta forma, dos recursos do espaço do ateliê com orientação profissional.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se o desenvolvimento de trabalhos individuais, não tendo como meta quantidade de trabalhos e sim sua qualidade de seu desenvolvimento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA SIGA LANGONE
GABRIELA DA COSTA GOMES
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
KELLY WENDT4
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO
MARIELA CARDOSO CORRÊA
MARIELA CARDOSO CORRÊA
bruna linhares martins

Página gerada em 25/04/2024 17:02:10 (consulta levou 0.130827s)