Nome do Projeto
Centro de Mini-Handebol (CEMINH)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/04/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O presente projeto foi elaborado no sentido de implementar e institucionalizar o Centro de Mini-Handebol (CEMINH) da UFPel, descrevendo sua trajetória de constituição e o processo de execução do trabalho teórico e prático desenvolvido na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O referido centro baseia sua forma de atuação em dois encontros semanais, com crianças, de ambos os sexos, com idade entre 5 a 10 anos, oriundas de toda rede escolar de Pelotas. Ele atuará por meio de três eixos, que são o grupo de Mini A (de 5 a 6 anos), o Mini B (de 7 a 8 anos) e o Mini C (de 9 a 10 anos). Tal projeto possui como meta disseminar, potencializar, qualificar e democratizar a prática esportiva, para crianças a partir dos 5 anos de idade da rede escolar do município de Pelotas; proporcionar um espaço de aproximação entre a formação docente e o cotidiano do processo de ensino aprendizagem da iniciação esportiva ao Handebol; elaborar e implementar uma proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do Mini-Handebol; potencializar e qualificar o trabalho de iniciação ao Handebol na cidade de Pelotas, assim como proporcionar um espaço gratuito e democrático de vivência de Handebol para crianças a partir dos cinco anos de idade no município.

Objetivo Geral

Organizar e implementar o Centro de Mini-Handebol (CEMINH) na ESEF/UFPel.

Justificativa

A relevância do presente projeto se apresenta a partir do reconhecimento da capital importância da aproximação do desempenho das atividades universitárias com a comunidade em que estão inseridas, buscando tornar vivo e potente os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica de todos (as) os (as) envolvidos (as). Destaque-se ainda a concepção e a magnitude que o esporte vem assumindo na atualidade, ou seja, sua abrangência e legitimidade vêm paulatinamente crescendo. O esporte, proporcionado desde a infância, podem configurar-se como potente instrumento na formação educacional dos sujeitos envolvidos, pois são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida.

Metodologia

O trabalho desenvolvido no CEMINH se efetivará através da participação de discentes da ESEF/UFPel, oriundos dos cursos de Licenciatura (Integral e Noturno) e Bacharelado em Educação Física. Para além deles atuarão professores de Educação Física colaboradores, assim como a supervisão de uma professora da unidade. Serão realizados três encontros semanais, nas dependências do ginásio da ESEF/UFPel, nas segundas e quartas feiras, executar-se-á dois momentos de trabalho. Em um primeiro período, das 17 h às 18h, o grupo se reunirá para dedicar-se a preparação das aulas a serem executadas, já no horário das 18h às 19h essas aulas serão efetivamente ministradas às crianças, que serão divididas em três grupos, o Mini A (de 5 a 6 anos), o Mini B (de 7 a 8 anos) e o Mini C (de 9 a 10 anos). Destaque-se ainda que cada grupo será organizado por, no mínimo, dois (duas) discentes, que serão responsáveis por preparar e ministrar as aulas, assim como terão a coordenação e supervisão da professora da unidade e um professor colaborador. Já nas sextas feiras, das 17h às 19h, o grupo de discentes e professores colaboradores se encontrarão para desenvolver estudos referentes à metodologia de ensino do Mini-Handebol.

Indicadores, Metas e Resultados

A implementação do CEMINH objetiva atingir o maior número possível de estudantes da escolas públicas e privadas, na faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade.
Para além do envolvimento das crianças da rede escolar de Pelotas, apresenta-se como meta a estrutturação e implementação de uma proposta pedagógica de ensino e aprendizagem específica de trabalho com o Mini-Handebol.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA VALÉRIA LIMA REIS
ANA VALÉRIA LIMA REIS
CAMILA DA SILVA MOREIRA
DOUGLAS COSTA DUARTE
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO2
FELIPE GUSTAVO GRIEP BONOW
FELIPE WICKBOLDT DOS SANTOS
FERNANDA WOZIAK TAVARES
FERNANDA WOZIAK TAVARES
JULIA CAROLINA BAPTISTA GONCALVES
LARA VINHOLES
LEONARDO FAGUNDES DOS SANTOS
MARIANA BORIO XAVIER
MAURÍCIO MACHADO
PIETRA CAZEIRO CORRÊA
ROSE MERI SANTOS DA SILVA8
TAMIRES JUNG DA SILVA
UBIRAJARA AMARAL VINHOLES

Página gerada em 19/04/2024 18:14:13 (consulta levou 0.162388s)