Nome do Projeto
Centro de Mini-Handebol (CEMINH)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/04/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O presente projeto foi elaborado no sentido de implementar e institucionalizar o Centro de Mini-Handebol (CEMINH) da UFPel, descrevendo sua trajetória de constituição e o processo de execução do trabalho teórico e prático desenvolvido na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O referido centro baseia sua forma de atuação em dois encontros semanais, com crianças, de ambos os sexos, com idade entre 5 a 10 anos, oriundas de toda rede escolar de Pelotas. Ele atuará por meio de três eixos, que são o grupo de Mini A (de 5 a 6 anos), o Mini B (de 7 a 8 anos) e o Mini C (de 9 a 10 anos). Tal projeto possui como meta disseminar, potencializar, qualificar e democratizar a prática esportiva, para crianças a partir dos 5 anos de idade da rede escolar do município de Pelotas; proporcionar um espaço de aproximação entre a formação docente e o cotidiano do processo de ensino aprendizagem da iniciação esportiva ao Handebol; elaborar e implementar uma proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do Mini-Handebol; potencializar e qualificar o trabalho de iniciação ao Handebol na cidade de Pelotas, assim como proporcionar um espaço gratuito e democrático de vivência de Handebol para crianças a partir dos cinco anos de idade no município.
Objetivo Geral
Organizar e implementar o Centro de Mini-Handebol (CEMINH) na ESEF/UFPel.
Justificativa
A relevância do presente projeto se apresenta a partir do reconhecimento da capital importância da aproximação do desempenho das atividades universitárias com a comunidade em que estão inseridas, buscando tornar vivo e potente os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica de todos (as) os (as) envolvidos (as). Destaque-se ainda a concepção e a magnitude que o esporte vem assumindo na atualidade, ou seja, sua abrangência e legitimidade vêm paulatinamente crescendo. O esporte, proporcionado desde a infância, podem configurar-se como potente instrumento na formação educacional dos sujeitos envolvidos, pois são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida.
Metodologia
O trabalho desenvolvido no CEMINH se efetivará através da participação de discentes da ESEF/UFPel, oriundos dos cursos de Licenciatura (Integral e Noturno) e Bacharelado em Educação Física. Para além deles atuarão professores de Educação Física colaboradores, assim como a supervisão de uma professora da unidade. Serão realizados três encontros semanais, nas dependências do ginásio da ESEF/UFPel, nas segundas e quartas feiras, executar-se-á dois momentos de trabalho. Em um primeiro período, das 17 h às 18h, o grupo se reunirá para dedicar-se a preparação das aulas a serem executadas, já no horário das 18h às 19h essas aulas serão efetivamente ministradas às crianças, que serão divididas em três grupos, o Mini A (de 5 a 6 anos), o Mini B (de 7 a 8 anos) e o Mini C (de 9 a 10 anos). Destaque-se ainda que cada grupo será organizado por, no mínimo, dois (duas) discentes, que serão responsáveis por preparar e ministrar as aulas, assim como terão a coordenação e supervisão da professora da unidade e um professor colaborador. Já nas sextas feiras, das 17h às 19h, o grupo de discentes e professores colaboradores se encontrarão para desenvolver estudos referentes à metodologia de ensino do Mini-Handebol.
Indicadores, Metas e Resultados
A implementação do CEMINH objetiva atingir o maior número possível de estudantes da escolas públicas e privadas, na faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade.
Para além do envolvimento das crianças da rede escolar de Pelotas, apresenta-se como meta a estrutturação e implementação de uma proposta pedagógica de ensino e aprendizagem específica de trabalho com o Mini-Handebol.
Para além do envolvimento das crianças da rede escolar de Pelotas, apresenta-se como meta a estrutturação e implementação de uma proposta pedagógica de ensino e aprendizagem específica de trabalho com o Mini-Handebol.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ANA VALÉRIA LIMA REIS | |||
ANA VALÉRIA LIMA REIS | |||
CAMILA DA SILVA MOREIRA | |||
DOUGLAS COSTA DUARTE | |||
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 2 | ||
FELIPE GUSTAVO GRIEP BONOW | |||
FELIPE WICKBOLDT DOS SANTOS | |||
FERNANDA WOZIAK TAVARES | |||
FERNANDA WOZIAK TAVARES | |||
JULIA CAROLINA BAPTISTA GONCALVES | |||
LARA VINHOLES | |||
LEONARDO FAGUNDES DOS SANTOS | |||
MAURÍCIO MACHADO | |||
Mariana Bório Xavier | |||
PIETRA CAZEIRO CORRÊA | |||
ROSE MERI SANTOS DA SILVA | 8 | ||
TAMIRES JUNG DA SILVA |