Nome do Projeto
Educação Algébrica: um panorama da escola à universidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 01/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto unificado, com ênfase em pesquisa, Educação Algébrica: um panorama da escola à universidade – 2617, dá continuidade ao projeto de pesquisa, Ensino de Álgebra: um panorama da escola à universidade - 10205. Ao longo de sua duração (2020-2024), pretende-se desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão para investigar o panorama da Educação Algébrica na Educação Básica.
Objetivo Geral
Partir do desenvolvimento sequencial das ações de ensino, pesquisa e extensão para conhecer a Educação Algébrica de algumas escolas públicas de Pelotas/RS, a partir da investigação acerca do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental. de Pelotas/RS, a partir da investigação acerca do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental. Propõem-se, mediante pesquisa, elaborar e discutir academicamente propostas para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos níveis da Educação Básica e Ensino Superior.
Justificativa
A discussão sobre a Educação Algébrica, ou seja, sobre o ensino de Álgebra tanto nas escolas da educação básica quanto nos cursos de licenciatura em Matemática, não é algo novo. Entretanto, as últimas alterações nos currículos da educação básica, em função da Base Nacional Comum Curricular, tende a movimentar esse cenário. É preciso investigar a questão e promover a implementação de seus resultados na formação inicial e continuada de professores de matemática.
Metodologia
A metodologia empregada neste projeto consiste na
1. articulação entre as diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão;
2. encontros semanais da equipe;
3. estudos sistemáticos, organização e revisão dos resultados;
4. pesquisa de campo em escolas do ensino fundamental da rede pública de Pelotas/RS;
5. elaboração de relatório com atividades realizadas;
6. avaliação constante de resultados obtidos.
1. articulação entre as diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão;
2. encontros semanais da equipe;
3. estudos sistemáticos, organização e revisão dos resultados;
4. pesquisa de campo em escolas do ensino fundamental da rede pública de Pelotas/RS;
5. elaboração de relatório com atividades realizadas;
6. avaliação constante de resultados obtidos.
Indicadores, Metas e Resultados
1. Conhecer a Educação Algébrica de algumas escolas públicas de Pelotas/RS, a partir da investigação acerca do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental
2. Fortalecer a relação entre os conteúdos de Álgebra da educação básica e da educação superior a fim de, indiretamente, modificar as práticas escolares de Álgebra.
3. Elaboração de propostas para o desenvolvimento do pensamento algébrico em ambos os níveis.
2. Fortalecer a relação entre os conteúdos de Álgebra da educação básica e da educação superior a fim de, indiretamente, modificar as práticas escolares de Álgebra.
3. Elaboração de propostas para o desenvolvimento do pensamento algébrico em ambos os níveis.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIANA SILVEIRA BILHALVA | |||
ANDREA MORGADO | 5 | ||
ANDRÉ NUNES FERREIRA | |||
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 1 | ||
FREDERICO DA ROSA BLANK | |||
FREDERICO DA ROSA BLANK | |||
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA | |||
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA |