Nome do Projeto
Educação Algébrica: um panorama da escola à universidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 01/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto unificado, com ênfase em pesquisa, Educação Algébrica: um panorama da escola à universidade – 2617, dá continuidade ao projeto de pesquisa, Ensino de Álgebra: um panorama da escola à universidade - 10205. Ao longo de sua duração (2020-2024), pretende-se desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão para investigar o panorama da Educação Algébrica na Educação Básica.

Objetivo Geral

Partir do desenvolvimento sequencial das ações de ensino, pesquisa e extensão para conhecer a Educação Algébrica de algumas escolas públicas de Pelotas/RS, a partir da investigação acerca do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental. de Pelotas/RS, a partir da investigação acerca do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental. Propõem-se, mediante pesquisa, elaborar e discutir academicamente propostas para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos níveis da Educação Básica e Ensino Superior.

Justificativa

A discussão sobre a Educação Algébrica, ou seja, sobre o ensino de Álgebra tanto nas escolas da educação básica quanto nos cursos de licenciatura em Matemática, não é algo novo. Entretanto, as últimas alterações nos currículos da educação básica, em função da Base Nacional Comum Curricular, tende a movimentar esse cenário. É preciso investigar a questão e promover a implementação de seus resultados na formação inicial e continuada de professores de matemática.

Metodologia

A metodologia empregada neste projeto consiste na
1. articulação entre as diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão;
2. encontros semanais da equipe;
3. estudos sistemáticos, organização e revisão dos resultados;
4. pesquisa de campo em escolas do ensino fundamental da rede pública de Pelotas/RS;
5. elaboração de relatório com atividades realizadas;
6. avaliação constante de resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Conhecer a Educação Algébrica de algumas escolas públicas de Pelotas/RS, a partir da investigação acerca do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental
2. Fortalecer a relação entre os conteúdos de Álgebra da educação básica e da educação superior a fim de, indiretamente, modificar as práticas escolares de Álgebra.
3. Elaboração de propostas para o desenvolvimento do pensamento algébrico em ambos os níveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIANA SILVEIRA BILHALVA
ANDREA MORGADO5
ANDRÉ NUNES FERREIRA
DANIELA STEVANIN HOFFMANN1
FREDERICO DA ROSA BLANK
FREDERICO DA ROSA BLANK
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA

Página gerada em 25/04/2024 22:08:19 (consulta levou 0.151298s)