Nome do Projeto
A cultura e as emoções como chaves para a compreensão de narrativas: um estudo cultural e desenvolvimental
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O estudo que aqui se apresenta se caracteriza como um aprofundamento do projeto “A cultura e as emoções como chaves para a compreensão de narrativas: um estudo transcultural”. O referido estudo, desenvolvido entre 2019 e 2020, buscou investigar em que medida a compreensão textual era influenciada pela percepção de elementos referentes à cultura do leitor presentes no texto lido e em que medida emoções morais eram eliciadas a partir deste texto, impregnado de elementos culturais. O traço cultural em exame, na presente pesquisa, é a honra, valor que caracteriza culturas coletivistas, como a cultura brasileira.
Os resultados preliminares do estudo, os quais mostraram a relevância da cultura para o direcionamento da atenção dos leitores a certas estruturas textuais, motivou-nos a perseguir respostas acerca de como os indivíduos compreendem a cultura em que estão imersos. Nesse sentido, as questões básicas a serem respondidas são: como os membros de uma comunidade concebem um determinado traço cultural? De que modo tal concepção evolui ao longo de diferentes estágios do ciclo vital dos indivíduos?
Para tanto, será ampliada a amostra do estudo original, compondo uma amostra nova com outros indivíduos adultos, além de crianças e adolescentes. Todos responderão a uma escala de preocupação com a honra apropriada para suas faixas etárias.
Objetivo Geral
Por meio desta pesquisa, pretendemos verificar de que modo o indivíduo compreende aspectos da cultura ao longo do ciclo vital.
Justificativa
Este estudo preenche uma importante lacuna na literatura dos estudos linguísticos, qual seja a do aprofundamento da investigação sobre a influência da variável cultura no modo como os falantes fazem uso da língua. Ao explorar o modo como grupos de diferentes faixas etárias conceptualizam aspectos culturais de sua comunidade, este estudo poderá fornecer dados sobre a importância de diferentes planejamentos educacionais para diferentes faixas etárias.
Metodologia
Esta pesquisa se caracteriza como um estudo cultural e desenvolvimental em que buscar-se-á averiguar de que modo indivíduos conceptualizam o elemento cultural honra. Para tanto, será conduzido um levantamento por meio de questionário que será aplicado entre 80 crianças, 80 adolescentes e 80 indivíduos adultos.
1. INSTRUMENTO
Será utilizada uma Escala de Preocupação com a Honra, que contempla a possibilidade de aplicação entre crianças e adolescentes, além de adultos. Tal instrumento apresenta quatro perguntas abertas e duas escalas contendo 24 e 08 itens em forma de afirmações acerca de padrões de comportamentos e pensamentos, às quais correspondem 5 valores, a serem atribuídos pelo participante.
2. PROCEDIMENTOS
A coleta dos dados com participantes maiores de dezoito anos dar-se-á via formulário online diponibilizado via redes sociais. O termo de consentimento livre esclarecido, que deverá ser lido e ter manifestação de aceite, será disponibilizado no mesmo formulário. Uma apresentação breve da pesquisa, com linguagem acessível, será disponibilizada junto ao formulário. O formulário será construído de modo a excluir os participantes que não manifestarem aceite ao TCLE, bem como aqueles que não responderem a todas as tarefas.
Os dados de adolescentes e adultos serão coletados em escolas. Os locais de pesquisa já forneceram concordância com a realização do estudo com seus alunos, em suas dependências. O recrutamento dos participantes será feito pessoalmente, pela pesquisadora, que fará um convite aos respondentes, apresentando-lhes o estudo e a sua relevância para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas. A visita da pesquisadora para a coleta de dados será agendada em concordância com os locais de pesquisa, e deverá acontecer em horário de aula, respeitando momento oportuno para o professor que estará ministrando a disciplina. Adolescentes responderão o questionário de modo escrito; já as crianças o responderão oralmente, em forma de entrevista individual com a pesquisadora, que anotará as respostas no protocolo de respostas. Serão incluídos na pesquisa aqueles participantes cujos pais ou responsáveis assinarem o Termo de Consentimento dos Pais ou Responsáveis e que concordarem em participar da pesquisa, preenchendo o Termo de Assentimento. Dentre estes, serão excluídos do estudo os que não completarem todas as tarefas requeridas no instrumento de coleta de dados, bem como aqueles que evidenciarem notável falta de compreensão das atividades propostas, ainda que a entrevista seja levada a termo com todos.
3. ANÁLISE DOS DADOS
Os dados obtidos por meio do instrumento serão analisados qualitativa e quantitativamente. A análise qualitativa será efetuada sobre os conteúdos fornecidos pelos participantes às perguntas abertas e dar-se-á por meio de uma análise linguística que categoriza os termos obtidos como respostas. A análise quantitativa será levada a cabo por meio de tratamento estatístico das respostas às duas escalas através do programa SPSS.
1. INSTRUMENTO
Será utilizada uma Escala de Preocupação com a Honra, que contempla a possibilidade de aplicação entre crianças e adolescentes, além de adultos. Tal instrumento apresenta quatro perguntas abertas e duas escalas contendo 24 e 08 itens em forma de afirmações acerca de padrões de comportamentos e pensamentos, às quais correspondem 5 valores, a serem atribuídos pelo participante.
2. PROCEDIMENTOS
A coleta dos dados com participantes maiores de dezoito anos dar-se-á via formulário online diponibilizado via redes sociais. O termo de consentimento livre esclarecido, que deverá ser lido e ter manifestação de aceite, será disponibilizado no mesmo formulário. Uma apresentação breve da pesquisa, com linguagem acessível, será disponibilizada junto ao formulário. O formulário será construído de modo a excluir os participantes que não manifestarem aceite ao TCLE, bem como aqueles que não responderem a todas as tarefas.
Os dados de adolescentes e adultos serão coletados em escolas. Os locais de pesquisa já forneceram concordância com a realização do estudo com seus alunos, em suas dependências. O recrutamento dos participantes será feito pessoalmente, pela pesquisadora, que fará um convite aos respondentes, apresentando-lhes o estudo e a sua relevância para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas. A visita da pesquisadora para a coleta de dados será agendada em concordância com os locais de pesquisa, e deverá acontecer em horário de aula, respeitando momento oportuno para o professor que estará ministrando a disciplina. Adolescentes responderão o questionário de modo escrito; já as crianças o responderão oralmente, em forma de entrevista individual com a pesquisadora, que anotará as respostas no protocolo de respostas. Serão incluídos na pesquisa aqueles participantes cujos pais ou responsáveis assinarem o Termo de Consentimento dos Pais ou Responsáveis e que concordarem em participar da pesquisa, preenchendo o Termo de Assentimento. Dentre estes, serão excluídos do estudo os que não completarem todas as tarefas requeridas no instrumento de coleta de dados, bem como aqueles que evidenciarem notável falta de compreensão das atividades propostas, ainda que a entrevista seja levada a termo com todos.
3. ANÁLISE DOS DADOS
Os dados obtidos por meio do instrumento serão analisados qualitativa e quantitativamente. A análise qualitativa será efetuada sobre os conteúdos fornecidos pelos participantes às perguntas abertas e dar-se-á por meio de uma análise linguística que categoriza os termos obtidos como respostas. A análise quantitativa será levada a cabo por meio de tratamento estatístico das respostas às duas escalas através do programa SPSS.
Indicadores, Metas e Resultados
Esta pesquisa deriva de um projeto maior que busca aprofundar o conhecimento sobre fatores que favorecem ou desfavorecem a compreensão textual. Acreditamos que a faixa etária e a cultura em que está imerso o indivíduo aprendente figuram neste grupo de fatores. Uma vez que sejam apontadas evidências que confirmem tal hipótese, os conhecimentos gerados nesta pesquisa necessitam ser aplicados no terreno do planejamento das práticas de leitura e escrita, tanto escolar quanto acadêmica. Isto porque o processo de letramento não pode jamais ser concebido como um mecanismo em que processos puramente racionais estão envolvidos, em que o aprendiz figure descolado de sua cultura e em que se desconsidere as demandas de sua faixa etária.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA | |||
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 12 |