Nome do Projeto
Zero4 Cineclube
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/04/2020 - 26/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto consiste na exibição de filmes e na realização de debates com o público, expandindo a experiência do espectador através da reflexão coletiva. A programação é organizada com base em mostras temáticas que traçam uma linha de pensamento e priorizam obras de difícil acesso, que não atingem o circuito comercial da cidade e se distanciam da visão hegemônica de entretenimento. O intuito é que os estudantes possam discutir a arte cinematográfica com pessoas de diversas faixas etárias e também de fora do âmbito acadêmico. As sessões acontecerão às segundas-feiras, a partir das 19h, no Cine UFPel. As atividades do cineclube serão divulgadas constantemente através da imprensa e das mídias sociais.

Objetivo Geral

Exibir filmes que não encontram espaço no circuito comercial de Pelotas e promover debates entre estudantes e comunidade em geral.

Justificativa

A existência de um cineclube aberto à comunidade pelotense representa, ao mesmo tempo, uma alternativa ao circuito exibidor local e uma forma de consolidação da grade de programação do Cine UFPel. Valorizando obras de notável qualidade artística, muitas vezes preteridas pelo campo comercial, a programação atende a uma demanda de público que busca intensificar a relação com a experiência cinematográfica. Outro fator relevante é a possibilidade de debate proporcionada pelas sessões. Através de discussões mediadas pelos participantes do projeto, o público poderá apresentar sua perspectiva sobre os filmes e aperfeiçoar seu olhar acerca das características estéticas e narrativas articuladas. Por fim, o processo de escolha de filmes e organização das mostras contribui para a formação criativa dos estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, trazendo o desafio de criar um canal de comunicação com a comunidade e fomentar o repertório cinematográfico dos espectadores.

Metodologia

De acordo com a procura do público a determinados títulos, pode-se supor as preferências de uma parcela de espectadores em potencial, além de seus perfis sociais. O contato, através dos debates, ajuda a identificar as diversas maneiras nas quais as obras audiovisuais refletem o pensamento de cada espectador. A maior parte dos frequentadores é composta de adultos com mais de 40 anos. Levando em consideração tais características, o traçado metodológico do cineclube é formado pelos seguintes tópicos:

1 - Discussão entre os envolvidos no projeto (corpo docente e discente) sobre o conceito e perfil de cada programação;
2 - Curadoria (assistir e selecionar os filmes elencados);
3 - Contato com distribuidoras para a obtenção de autorização de exibição;
4 - Divulgação permanente da programação nos veículos de imprensa, na fanpage do cineclube, nas redes sociais e nos espaços da universidade;
5 - Campanha de divulgação em sala de aula, informando aos alunos sobre a programação;
6 - Exibição dos filmes programados para cada sessão;
7 - Preparação para os debates no final das sessões (leitura de textos sugeridos pelo coordenador do projeto e discussão interna);
8 - Acompanhamento das sessões, registro fotográfico de cada sessão e relatório das atividades;
9 - Avaliação entre os envolvidos sobre a execução do projeto e os rumos para as edições futuras;
10 - Conseguir brindes como cartazes, livros, revistas e DVDs para sorteio entre o público;
11 - Acompanhamento da manifestação dos espectadores, através das redes sociais, quanto ao perfil da programação e aos títulos exibidos, vindo a contribuir para os futuros programas.

Indicadores, Metas e Resultados

Em função de ser uma atividade cultural gratuita e dirigida à comunidade, sem distinção (exceto aquela relativa à classificação etária dos filmes), o cineclube tem uma relevância social indispensável. Este é um indicador de quais temas podem ser abordados nas mostras promovidas, bem como a forma de mediação dos debates. Assim, uma das metas é mobilizar um maior número de espectadores, ampliando a média por sessão do Cine UFPel, atualmente por volta de 25 pessoas. Espera-se, com isto, que o cineclube contribua para a formação de novas plateias, de perfil crítico ao que lhes é oferecido. Além disso, o resultado vislumbrado possui caráter qualitativo. Com a formação de repertório impulsionada, a expectativa é que as exibições e debates ajudem o público a relacionar cada vez mais com a arte cinematográfica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREI MEDALHA GUERRA
ANDRÉ DE LIMA BERZAGUI
FELIPE SOUZA RAMOS
FRANCISCO FRANCO BOMBAZAR
GIULIA BELMONTE KIST
GUILHERME CANTARELI AMADO
IVONETE MEDIANEIRA PINTO2
JOAO GABRIEL LENZ WERLANG
KALI BREDER E SOUZA
LAUREN MATTIAZZI DILLI
LEANDRO GABRIEL BARBOSA MUNIZ ALVES
LORENZO PALMEIRO LENZ
LUISA STEPHANE CARVALHO BARBOSA
LUIZ FERNANDO DOS REIS RODOLFO
MARIA CLARA DOS SANTOS SOUZA
MATHEUS TOZETO LIMA DE PAULA GORGULHO
MILLENA NUNES MORETI
PEDRO BOURNOUKIAN MOURA
ROBERTA LOCATELI RAMIREZ
ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA4
RUBENS FABRICIO ANZOLIN
VITOR MEIRELLES DE OLIVEIRA

Página gerada em 26/04/2024 14:50:59 (consulta levou 0.157471s)