Nome do Projeto
Perspectivas sobre o Ensino Superior no Design em articulação com o currículo dos cursos de Design da UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/04/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto prevê consultar o estado da pesquisa sobre o Ensino Superior em Design no Brasil. Para tal proposta, além de pesquisa bibliográfica e da verificação dos documentos oficiais do MEC, pretende-se recuperar Projetos Pedagógicos e estruturas curriculares de outros cursos de design no país. Com efeito, essa pesquisa tem como propósito embasar as decisões do Núcleo Docente Estruturante em uma nova matriz curricular que, além de um ensejo para atualização do currículo, considerando a realidade atual dos alunos, deve prever a curricularização da extensão.

Objetivo Geral

Como integralizar as atividades extensionistas no currículo dos cursos de Design e, igualmente, atualizar a matriz curricular promovendo melhorias, de modo que atenda às Diretrizes Curriculares Nacionais e o perfil desejado do egresso?

Justificativa

A principal justificativa se apoia na necessidade de integralizar a extensão no Ensino Superior sob determinação em instância superior. Decorrente disso, vê-se a oportunidade de atualizar o currículo, visando melhorias e atendendo tanto às demandas das DCNs, quanto àquelas provenientes dos debates realizados pelos docentes em reuniões com o intuito de analisar a matriz curricular em vigência, dos anseios dos discentes (pesquisa realizada pelo Centro Acadêmico e apresentada ao colegiado); e por meio daquilo que se espera em relação ao perfil do egresso.

Metodologia

Inicialmente, partir-se-á para um levantamento de pesquisas acerca do ensino de Design no Brasil, visando elucidar as discussões e a avaliação da estrutura vigente.
Outra etapa importante da pesquisa será o levantamento de dados por meio de pesquisa documental. Além dos documentos oficiais do MEC e das orientações da própria UFPel, procurar-se-á pelos Projetos Pedagógicos e estruturas curriculares de outros cursos de Design no país. Para apoiar esses dados e delinearmos com mais precisão o perfil do egresso, recuperar-se-á as provas do Enade, a fim de verificar o tipo de conhecimento que é exigido dos estudantes.
Intenta-se também, recuperar dados da avaliação dos discentes sobre as unidades curriculares dos cursos da UFPel.
Complementar, outro método que orientará a pesquisa é o comparativo, com a intenção de proporcionar um paralelo entre os currículos, teorias, diretrizes, temáticas, demais conhecimentos e dados mobilizados para pesquisa, possibilitando aos próprios cursos da UFPel se auto avaliarem, em relação aos outros e relativamente às instâncias pesquisadas.
Em suma, como instrumento, criarse-á uma tabela que dará conta da avaliação quantitativa, uma vez que auxiliará na geração e visualização dos dados, para um posterior aprofundamento mediante análise qualitativa dos PPCs recuperados.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir do percurso da pesquisa, pretende-se abordar o fenômeno para compreender a realidade em questão. Assim, intenta-se que a pesquisa forneça resultados para embasar as decisões do NDE em uma nova matriz curricular que, além de um ensejo para atualização do currículo, considerando a realidade atual do egresso, deve prever a curricularização da extensão.
Além disso, como desdobramento da pesquisa, pode ser criado um grupo de pesquisa permanente que dará continuidade ao estudo mesmo depois da reformulação curricular, visando prospectar cenários para as futuras alterações, inclusive ampliando a pesquisa para o espectro do ensino superior internacional, do mercado de trabalho e compilando dados de discentes e egressos dos cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SEVERO MEDEIROS
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA
GABRIELA SARAIVA PIRES
HELENA DE ARAUJO NEVES3
MARIA VITÓRIA CHIARELLI BOURSCHEID
NÁTHALY DE BARROS BORGES
PATRICIA LOPES DAMASCENO16
SABRINA DE ANDRADE MÜLLER

Página gerada em 20/04/2024 05:16:10 (consulta levou 0.160262s)