Nome do Projeto
Estudo de Máquinas Elétricas Síncronas Auto-Excitadas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 20/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A função do sistema de excitação é estabelecer a tensão interna dos gerador síncrono. Em conseqüência, o sistema de excitação é responsável não somente pela tensão de saída da máquina, mas também pelo fator de potência e pela magnitude da corrente gerada. O gerador auto-excitado é aquele em que a corrente de excitação é fornecida pela própria armadura. Se em um gerador a corrente de excitação for nula, existirá uma tensão residual, devido ao magnetismo residual. Agora, se o circuito for alimentado e pelo circuito de campo passar uma corrente, será produzido uma FMM no campo. Esta FMM vai produzir um fluxo e este se somará ao fluxo residual, assim isso vai provocar um aumento do fluxo nos polos e por consequência a tensão na armadura também aumentará, este é o chamado escorvamento de um gerador elétrico. O escorvamento é iniciado a partir da tensão residual, esta se aplicada em um circuito de campo paralelo circulará uma corrente pelo circuito, este valor de corrente aumentará o fluxo no polo que produzirá uma tensão. Com esta tensão aplicada em um circuito de campo paralelo circulará um corrente que produzirá um aumento no fluxo e assim por diante. Nesta pequisa, os geradores auto-excitados serão estudados e modelados através de técnicas de co-simulação, ou seja, acoplamento de modelos de elementos finitos e modelos de circuitos elétricos utilizando os programas Maxwell e Simplorer, respectivamente. Os resultados das simulações serão validados através de experimentos.

Objetivo Geral

O objetivo desta pesquisa é estudar e desenvolver um modelo computacional preciso para os geradores síncronos auto-excitados.

Justificativa

A utilização de geradores síncronos auto-excitados reduz o custo e aumenta a eficiência do sistema elétrico de geração, mas sua modelagem é bastante complexa. Portanto o desenvolvimento de um modelo computacional preciso para o gerador síncrono auto-excitado é bastante relevante.

Metodologia

1) Pesquisa do Estado da Arte na área de simulação de Máquinas Elétricas.
2) Estudo dos Modelos existentes para Simulação de Geradores Síncronos Auto-excitados.
3) Criação do Modelo Computacional do Gerador Síncrono Auto-excitado.
4) Simulação do Gerador Síncrono Auto-excitado.
5) Comparação entre os resultados numéricos e ensaiados.
6) Divulgação de Pesquisa.


A metodologia proposta não necessita maior detalhamento pois é amplamente conhecida no meio acadêmico e indústria sendo uma eventual reprodutibilidade da pesquisa em outros centros e/ou por outros pesquisadores perfeitamente possível. Além disso, por necessitar de muitas equações e gráficos sairia do escopo deste documento.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolver um modelo numérico fidedigno, ou seja, que apresenta resultados próximos dos ensaiados.

A pesquisa não visa a criação de um NOVO produto e sim a melhoria dos métodos de simulação de máquinas já existentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES14
DOUGLAS ROGERIO KONRAD RENARD
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA

Página gerada em 19/04/2024 16:27:21 (consulta levou 0.127518s)