Nome do Projeto
Trabalhadores de empresas-aplicativo em tempos de COVID-19: alternativas e enfrentamentos possíveis
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 08/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Saúde
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o Brasil possuía, aproximadamente, 13,7 milhões de pessoas trabalhando como motoristas e entregadores por aplicativo (BRASIL..., 2019). Segundo dados de Júnior (2019), aproximadamente 76% dos entregadores e motoristas por aplicativo de Pelotas afirmam retirar dessa modalidade de trabalho sua única renda. Nesse sentido, o atual contexto de isolamento social decorrente da COVID-19 desdobra uma série de consequências para essa categoria de trabalhadores em razão do recrudescimento de sua já precarizada condição de trabalho. As medidas de isolamento social ocasionam, por um lado, a diminuição da demanda pelo serviço de transporte, por exemplo. Por outro lado, fazem com que os motoristas enfrentem jornadas de trabalho mais longas, a fim de compensarem suas perdas financeiras em decorrência do menor número de viagens. Por sua vez, entregadores viram a concorrência pelas entregas aumentar significativamente a partir da adesão de outros trabalhadores atraídos pelo aumento na demanda por alimentação na modalidade delivery. A consequência é, igualmente, a queda da renda individual. Diante disso, o presente projeto de extensão objetiva disponibilizar ações de comunicação e de suporte voltadas a essa categoria de trabalhadores para o enfrentamento dos problemas econômicos e sanitários decorrentes da COVID-19. Essas ações serão viabilizadas a partir do contato e intercâmbio de conhecimentos entre a Faculdade de Administração e de Turismo e outras unidades da UFPel, bem como parceiros externos. Inicialmente, três ações são apresentadas como principais: a confecção de um guia informativo dos benefícios governamentais e não-governamentais disponíveis para a categoria; a confecção de kits contendo álcool gel, máscaras e material informativo para serem doados a esses trabalhadores; e, a elaboração de material educativo contendo orientações de saúde e higiene específicas para os trabalhadores de empresas-aplicativo.

Objetivo Geral

Oferecer ações de comunicação e de suporte aos trabalhadores de empresas-aplicativo de Pelotas em região voltadas ao enfrentamento dos problemas econômicos e sanitários decorrentes da COVID-19.

Justificativa

A existência do referido projeto se justifica pelas seguintes razões:
- os trabalhadores de empresas-aplicativo representam, atualmente, parcela considerável da classe trabalhadora que se encontra na informalidade;
- a queda pela demanda do serviço de transporte privado de passageiros em razão das medidas de isolamento social afetou a renda desses trabalhadores que necessitam aumentar sua jornada de trabalho para compensar perdas;
- a jornada de trabalho estendida expõe esses trabalhadores aos riscos de contaminação pelo coronavírus;
- trabalhadores que atuam como entregadores também enfrentam problemas com queda na renda em razão da migração dos motoristas que passaram a fazer entregas como forma de compensar suas perdas;
- em todas essas situações se evidencia a necessidade de ações de caráter educativo e de suporte que deem conta de orientar essa categoria de trabalhadores a acessar os benefícios governamentais e não-governamentais a sua disposição; oferecer equipamentos de proteção individual (máscaras e álcool em gel); e, subsidiar por meio de informações de caráter educativo as melhores práticas para o correto cuidado da saúde dos consumidores com os quais interagem.

Metodologia

O guia informativo de benefícios será confeccionado mediante a pesquisa pelos diferentes benefícios em sites governamentais e de empresas-aplicativo, inicialmente. A seguir, em reunião por web-conferência com a equipe será debatido o resultado esperado para o guia, seu formato e informações mais importantes. O guia é confeccionado e passará por revisão antes de sua distribuição eletrônica.
O kit APP Seguro demandará a busca por parceiros que possam doar o álcool e gel, as máscaras, o material informativo e as embalagens plásticas menores para o caso de que o álcool em gel seja entregue em embalagens muito grandes. A proposta é que seja entregue uma embalagem com a quantidade aproximada de 400 gr para cada trabalhador. Também deverão ser confeccionadas etiquetas que identifiquem corretamente a embalagem de álcool em gel e a embalagem do Kit. Reunidos os insumos necessários, será feita a confecção dos Kits e agendada a data e procedimento de entrega entre motoristas e entregadores. Receberam o Kit os trabalhadores que comprovarem mediante print da tela com viagem da semana vigente que estão efetivamente ativos na plataforma. A data e o procedimento de entrega será comunicado pela Associação de Motoristas por Aplicativo de Pelotas - AMAPEL via whatsapp.
O material informativo de saúde e higiene será elaborado a partir de web-conferência com docentes da Faculdade de Enfermagem da UFPel, momento em que será debatido o formato e o tipo de informação mais relevante para essa categoria de trabalhadores. A proposta é que os materiais sejam versáteis e possam ser distribuídos tanto eletronicamente quanto na forma impressa.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: produzir um guia informativo de benefícios;
Indicador: guia concluído e distribuído;

Meta: confeccionar, pelo menos, 50 kits APP Seguro;
Indicador: número de kits confeccionados e distribuídos;

Meta: confeccionar 10 materiais informativos de saúde e higiene (folder/podcast);
Indicador: número de materiais elaborados e distribuídos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BÁRBARA DOS SANTOS KURZ
CAROLINE CASALI5
DEISI CARDOSO SOARES2
DIANA CECAGNO2
FABIANO MILANO FRITZEN18
ISAAC TREPTOW DE AMORIM
JULIANO FERNANDES DE MEDEIROS
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS2
LETÍCIA DUTRA DA SILVA
LILIAN MOURA DE LIMA SPAGNOLO2
Luiz Fernando Tavares Meirelles
Maria Sibilla Dieckmann Siqueira
RODRIGO SEIVALD BESTETTI
RUANA PEREIRA ARAUJO
YARKAN ANJEL

Página gerada em 26/04/2024 00:05:46 (consulta levou 0.201585s)